Em diversos processos seletivos se ouve falar sobre a importância da criatividade. A habilidade é uma das mais buscadas por recrutadores, pois fazem a diferença no dia a dia dos processos dentro de uma empresa. No entanto, fica a pergunta: como me tornar inovador? A resposta você encontra nesta matéria.
Todo mundo passa por fases na vida onde tem a sensação de cada célula do corpo estar em colapso, seja físico ou criativo. Você não quer mais pensar em nada, quer chegar do trabalho, deitar no sofá e ser tragado pela televisão. Se a sua cabeça está caindo de sono e suas ideias estão morrendo de tédio, a arquiteta e designer, Bia Lombard, traz cinco dicas.
1. Desligue-se quando possível: a vida acontece lá fora, certo? Quando a mente empaca, na verdade, está gritando por liberdade. Leve-a para dar uma volta no parque, ao cinema ou para caminhar sem rumo, apenas observando de olhos atentos à vida ao seu redor.
2. Faça a mesma coisa de maneiras diferentes: o cérebro é um bicho preguiçoso. Para economizar energia e trabalhar com mais eficiência ele “assume” e normaliza o comportamento e a percepção das coisas. Para fazer a massa cinzenta malhar forte, é necessário realizar a mesma tarefa de outras formas. Como? Escute novas músicas, converse com estranhos, mude o caminho para chegar em casa, almoce cada vez, num lugar diferente, vista roupas fora da sua zona de conforto.
3. Vá em busca da felicidade: a matemática parece óbvia, mas pouca gente coloca em prática. Quando ficamos presos em uma rotina pesada e sem brechas para descanso, o ânimo e a criatividade escorrem rapidinho para o ralo. É importante reservar algumas horas do dia para fazer coisas capazes de te deixar feliz, seja com uma atividade física, a leitura de um bom livro ou aquele happy hour com os amigos.
4. Dê ouvidos à criança escondida em você: pelo menos uma vez por dia pergunte-se: “se eu pudesse fazer algo exatamente como acho certo ou desejo, como isso seria?”. Permita-se sonhar grande e não coloque limites para sua imaginação.
5. Anote tudo, não perca nada: quantas vezes você estava andando por aí e uma frase especial, uma ideia bacana, um conceito diferente de vida apareceu “do nada”? A gente costuma não dar muita atenção para esses momentos, mas nessas horas os pequenos milagres acontecem. Tenha o hábito de carregar um caderno de anotações na bolsa ou, se preferir, baixe um app de notas para o seu.
No mais, se lembre sempre de estar aberto a novas oportunidades: “tenha humildade e esteja sempre disposto a aprender”, recomenda Emerson Mafia, professor na Fasap/RJ – Faculdade Santo Antônio de Pádua.
Agora é com você!
Leia mais: