Você deseja ser um aprendiz, mas não sabe quanto tempo irá trabalhar por dia? Isso poderá atrapalhar seus estudos? Leia esta matéria e saiba tudo sobre esse mundo, o qual abre as portas para muitos jovens do país. Acompanhe!
De acordo com a legislação, mais especificamente o decreto 5.598/05, a “duração do trabalho do aprendiz deve ser de até seis horas diárias”. Ou seja, essa carga pode ser menor se a empresa preferir, assim, o estudante consegue conciliar as atividades corporativas com as funções da instituição de ensino.
O ofício é como uma extensão da escola ou da faculdade e tem como função aprimorar cada vez mais os conhecimentos profissionais. Para um aluno participar de uma aprendizagem é necessário obrigatoriamente 75% de carga horária prática e 25% teórica. Por isso, o jovem frequenta a corporação por quatro dias da semana e o outro faltante é destinado a um treinamento gratuito em sala de aula, normalmente realizado por uma ONG.
Alguns empreendimentos preferem a opção do aluno frequentar o emprego também aos sábados e, neste caso, diminuem as horas diárias trabalhadas, totalizando 30h semanais se o educando ainda estiver no ensino fundamental e 40h semanais se já concluiu o ensino fundamental.
Atenção: Não é permitida uma jornada diária de oito horas somente com atividades práticas.
“É importante para o jovem ingressar no mercado de trabalho, mesmo com pouca idade (mínimo de 14 anos para aprendizagem), para se desenvolver profissionalmente o quanto antes”, comenta Isabela Pimentel, professora do curso Elephas Comunicação Integrada - Rio de Janeiro.
Agora você sabe: a lei de aprendizagem foi feita para te ajudar. Abrace as oportunidades e caminhe para o sucesso! Boa sorte.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.