Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Língua portuguesa ainda é o principal problema
 
A Segunda Temporada de Estágios já está aberta e, com ela, mais de 23 mil vagas oferecidas pelo Nube, um crescimento de 10,9% em relação a 2012. No entanto, a chance de conseguir um espaço no mercado de trabalho acaba escapando de  alguns jovens, por não terem êxito logo na primeira etapa dos processos seletivos. Mas quais seriam os motivos?
 
Para saber a resposta, a equipe de Recrutamento e Seleção do Nube realizou uma pesquisa entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano, contando com a participação de 6.175 candidatos. Desse total, cerca de 62,3% não passaram para a próxima fase, sendo 1.919 homens e 1.931 mulheres.
 
Dividido em critérios, o levantamento aponta a Língua Portuguesa como a principal vilã na busca por um estágio. O ditado de 30 palavras permite até sete erros, mas é responsável por 36,8% das reprovações, seguido do raciocínio lógico (24,6%), desenvolvimento de competências (14,4%), conhecimento em idiomas (11,9%), postura inadequada (7,8%), vocabulário oral (6,1%) e vestimenta (2,9%).  
 
Para Erick Sperduti, Coordenador de Seleção do Nube, o primeiro colocado da lista não foi uma surpresa. "Apenas 25% dos brasileiros têm o hábito da leitura. Falta iniciativa do jovem para ler e escrever e isso limita seu repertório. Também existem outros recursos atrativos, como a televisão e a Internet. O ideal é unir o útil ao agradável, lendo livros e matérias na web, por exemplo", comenta.
 
Na continuação dos erros, em segundo lugar, veio o raciocínio lógico (24,6%), um resultado considerado alto. Para Sperduti, "é possível treinar essa habilidade se divertindo, brincando de quebra-cabeças, palavras cruzadas ou qualquer outro tipo de jogo envolvendo enigmas".
 
Outro ponto importante apontado no estudo foram as falhas nos quesitos comportamentais (22,2%), resultantes da soma do desenvolvimento de competências (14,4%) e da postura inadequada (7,8%). "Isso se deve, muitas vezes, à imaturidade do estudante e à falta de instrução. Ele pode melhorar, buscando recursos para prepará-lo para o mercado de trabalho, por meio de treinamentos e workshops", explica o especialista.
 
O próprio Nube oferece cursos  on-line, disponíveis no link www.nube.com.br/ead. São oferecidos temas relacionados à empregabilidade, como "Falar em Público", "Marketing Pessoal" e "Tenha Sucesso em Processos Seletivos". Para participar, basta cadastrar-se gratuitamente no www.nube.com.br.
 
Por fim, os dois últimos itens, vocabulário oral (6,1%) e vestimenta (2,9%), pela baixa pontuação, mostram um ponto positivo. "Os candidatos estão mais atentos aos processos seletivos, principalmente aos trajes adequados. Isso é um ótimo sinal!", finaliza Sperduti.  
 
Serviço: Pesquisa revela quais critérios mais reprovam em processos seletivos
 
Sugestão de fonte: Erick Sperduti, Coordenador de Seleção do Nube
 
Sobre o Nube
 
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 6 mil empresas clientes, 12 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 500 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte lega e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 8 milhões de ligações, enviados 2 milhões de SMS e encaminhados 620 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,2 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Orkut, Linkedin e You Tube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br

Compartilhe