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É cada vez maior a proliferação de perfis e utilização nas redes sociais. Diante disso, com o intuito de desvendar o critério de seleção quando alguém encaminha um convite de amizade no Facebook, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, realizou uma enquete entre os dias 6 e 17 de maio.

A pesquisa contou com a participação de 1.959 pessoas. As alternativas foram as seguintes: "Na verdade são 'conhecidos', poucos são amigos"; "Uma necessidade, é complicado dizer não para quem te adiciona"; "Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal"; "É a mudança do conceito de amizade"; "Uma farsa, muitas pessoas nunca falam com você".

Como resultado, liderou a opção "Conhecidos, poucos são amigos", com 48,39%, ou seja, 948 votantes. Para Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube, "isso é reflexo da mudança nas formas de comunicação. Hoje, estabelecemos relacionamentos muito mais segmentados e a Internet se tornou uma aliada". Porém, para a especialista, "isso não deve ser encarado de forma negativa: muitas oportunidades surgem por meio desses portais". Sendo assim, deve-se fazer uma análise para identificar quem vale a pena ser inserido em seu networking.

Em segundo lugar, 625 internautas (31,90%) acreditam ser "Uma farsa, pois muitas pessoas nunca falam com você". Rafaela comenta essa visão: "os usuários ainda estão se adaptando ao novo contexto, mas quem aceita todos os convites de amizade não está utilizando a ferramenta de forma estratégica", explica.

Em terceira posição, ficaram os defensores das novas amizades. O tópico "Ótimo, isso demonstra meu bom relacionamento pessoal" atingiu os 12,05% (236). Em quarto lugar, temos a "mudança do conceito de amizade", com 5,97%, totalizando 117 indivíduos.

Por último, em nosso ranking, tivemos o grupo de quem afirma "ser difícil dizer não a quem te adiciona", com 1,68% (33). "Para alguns, possuir muitos amigos no Facebook é sinônimo de status". Para quem age assim, a analista sugere: "selecionar quem fará parte de sua rede é uma forma de evitar contatos indesejados ou até mesmo criminosos. São muitos os casos de preconceito na web e fraudes, como 'perfis fakes'", alerta Rafaela.

Dados divulgados em março de 2013 pelo vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, apresentam um aumento de 12 milhões de usuários, em 2011, para os atuais 67 milhões, uma alta de 458%.

"Prevenir discussões e desentendimentos é um modo de conservação da imagem, pois muitas empresas utilizam as redes sociais para fazer triagem de currículos e avaliar candidatos", finaliza Rafaela.

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