Início de ano, época de férias e descanso para muitos estudantes. Entretanto, esse período, também, é caracterizado pela 1ª Temporada de Estágios, excelente oportunidade para quem está em busca de uma colocação no mercado. Só no Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a previsão é de 31 mil vagas de estágio para 2013, sendo 25 mil para superior e tecnólogo, e 6 mil para médio e técnico.
Isso ocorre pelo fato de muitos jovens se formarem no final do ano, serem efetivados, ou rescindidos, elevando ainda mais esse número. As melhores oportunidades pedem, principalmente, domínio da língua portuguesa. Conhecimentos em informática e outros idiomas também dão um grande diferencial, além, é claro, do desejo de aprender.
Independentemente da área de atuação escolhida, os cursos extracurriculares são grandes aliados para turbinar o currículo. “Uma forma de aumentar as possibilidades é investir em capacitações extracurriculares. Isso fará toda a diferença durante um processo seletivo”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Associação Brasileira de Estágios.
Uma sugestão para quem deseja se aprimorar é participar dos treinamentos sobre mercado de trabalho e empregabilidade. A coordenadora de treinamentos externos do Nube, Yolanda Brandão, indica: “A cada mês, realizamos uma palestra com diferentes temas, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep). São gratuitas e auxiliam os estudantes com dicas de carreira”, assegura.
O Nube também oferece cursos on-line gratuitos. Para isso, basta o interessado se cadastrar no site: www.nube.com.br/ead.