Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Atualmente com tantas mensagens de celular e com as redes sociais, as palavras são abreviadas e, as gírias, cada vez mais comuns. Isso acaba tirando a chance de um candidato na hora da disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Falar corretamente tem sido uma das principais exigências na hora de conseguir um emprego em Marília (SP).

Uma empresa de Recursos Humanos seleciona diariamente dezenas de candidatos, de todas as idades, a vagas de emprego. Mas uma boa parte deles acaba reprovada por problemas com a língua portuguesa. A responsável pelas entrevistas, Sandra Benetti, disse que falar e escrever corretamente é fundamental para o trabalhador exercer qualquer função e está no topo da lista de exigências das empresas.

Uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, com mais de 6 mil estudantes em todo país, mostrou que 40% deles são reprovados em uma entrevista de emprego porque apresentam erros de português tanto na hora da fala quanto na hora da escrita.

O professor de português, Ernaldo dos Santos, contou que a preocupação deve começar ainda na escola. Na opinião dele, o jovem deve saber que para alcançar o sucesso profissional, em qualquer área, deve dominar a língua. A solução para quem enfrenta dificuldades é simples e serve para qualquer idade.

"A preocupação em escrever é algo importante que depende não só de uma técnica, de uma gramática, mas, sobretudo, de leitura. Então o aluno deve estar sempre em contato com textos. Sejam textos jornalísticos, literários, editoriais, crônicas e isso facilitará com que o aluno tenha sucesso na arte de escrever", comentou.

A gerente de loja de roupas, Zenaide Valdas, confirmou a exigência do mercado de trabalho. Ela informou que além de ter desenvoltura e simpatia, as vendedoras precisam falar de maneira correta. "Outras qualidades também é essencial porque a pessoa falando corretamente, tendo uma comunicação que atraia o cliente, vai ser positivo e ele conquistará o mercado de trabalho. Ele vai conseguir a vaga dele".



Na hora da seleção de emprego, Luana de Sá procurou falar corretamente e caprichou na redação. Os cuidados com o português renderam a ela uma vaga de vendedora. "O português é muito importante porque ele está no nosso dia a dia. Na comunicação tanto com o cliente como fora da loja, nos estudos. Foi muito importante porque logo na entrevista a gente precisou fazer uma redação e passar por seleção”, concluiu.

Compartilhe