Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Se você ainda entrega seu resumo profissional com o título “Curriculum Vitae”, atenção. Mesmo com o mercado de trabalho aquecido para funções em todos os níveis, especialistas em recursos humanos avisam que sem um currículo adequado as chances são poucas. A formatação e disponibilização de informações são o primeiro chamariz para arrumar um emprego.

O primeiro passo para ter um currículo adequado é abolir as expressões inadequadas e dados desnecessários. Números de documentos são um exemplo disso. “Se a pessoa não tem e-mail profissional, precisa fazer um. É muito constrangedor quando um candidato coloca apelidos nesse endereço. Uma coisa importante é que os números de telefones precisam ser os que a pessoa poderá realmente atender na hora em que a empresa fizer o contato”, explicou Fábia Barros, gerente de projetos da Across, empresa especializada na contratação de estagiários.

As informações sobre habilidades, qualificação e formação profissional precisam ser colocadas de maneira resumida e organizada. Primeiro é preciso listar alguns conhecimentos que foram adquiridos nas experiências anteriores, como, por exemplo, habilidade de lidar com público. Os dados referentes as empresas nas quais já atuou precisam estar organizados. “Tem gente que esquece de colocar quando entrou ou saiu da companhia. A mesma coisa acontece na área profissional e deixa de colocar quando cursou a faculdade ou o ensino técnico. Isso demonstra falta de atenção”, afirmou Fabiane Cardoso, coordenadora Nacional de qualidade Adecco Brasil.

Para quem nunca trabalhou a dica é adicionar ao currículo informações complementares que serão bem vistas. Entre os itens bem vistos pelos selecionadores estão os intercâmbios, trabalhos voluntários, monitorias e premiações acadêmicas. “Hoje a seleção é muito mais comportamental, então colocar atividades extras é positivo e mostra que o candidato se importa com o desenvolvimento apesar de nunca ter trabalhado”, recomendou a gerente de treinamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Carmen Alonso. Apesar de não ser regra, a fonte Arial tamanho 12 é a recomendada.
 
Sinceridade

“Mentir no currículo é prejudicial ao candidato. Deve-se colocar apenas  o que se pode provar no momento da seleção.” Fabiane Cardoso, coordenadora Nacional de qualidade Adecco. Não é recomendado colocar foto no currículo. Se a empresa pedir é preciso tomar cuidado com a escolha. A imagem precisa demonstrar seriedade e ser profissional.
 
Ligação valiosa

De acordo com a especialista Fabiane Cardoso, coordenadora Nacional de qualidade Adecco Brasil, uma dica preciosa que os candidatos podem usar e garante retorno é a ligação para o departamento de recursos humanos. De acordo com ela, após se cadastrar no banco de empregos no site da empresa é preciso ligar. “Ao falar diretamente no departamento de recursos humanos é possível perguntar como funciona o processo e descobrir se a companhia trabalha com empresas terceirizadas para fazer a seleção. Se der sorte pode até saber se há vagas sendo disputadas no momento.”

Compartilhe