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Administração e economia têm mais erro em ditado de seleção para estágio.

As áreas de administração e de comunicação são as que mais reprovam candidatos por erros de português em programas de estágio, mostra estudo do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) com 8.320 universitários do país no primeiro semestre do ano.Enquanto 4,8% dos estudantes de engenharia erraram acima de 11 palavras em um ditado de 30, o índice entre os alunos de comunicação foi de 29%, e entre os de economia, de 26,2%.

Falta de dedicação e de leitura é a causa da deficiência, avalia Alberto Cavalheiro, superintendente do Nube. "Os jovens focam o inglês e esquecem que a prioridade deve ser dominar a própria língua", considera. O candidato que erra mais de dez palavras, calcula, é desclassificado. "O que acerta todas é contratado em algum processo."GAFESPara Valéria Gomes, consultora da Cia de Talentos, a maioria dos alunos falha em português. Mas isso, diz ela, não é suficiente para reprová-los. "Não podemos considerar gafes que até empregadores cometem", argumenta.Escrever e falar português nunca foi problema, diz a estudante de administração Susan Meire, 24, estagiária do Nube.

Em processos seletivos de estágio, contudo, ela afirma titubear nos ditados. "O nervosismo prejudica a concentração", justifica ela. Falta de coesão é maior problema em textoNo terceiro semestre de engenharia mecânica no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Diego Mamede, 23, acumula dois prêmios fora de sua área, ambos de melhor redação de universitário.O estudante -que ganhou concursos da Fundação Assis Chateaubriand e do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) - diz ter desenvolvido o talento na infância, quando frequentava bibliotecas e livrarias.

"Acreditar que engenheiro não sabe escrever é preconceito", critica ele, que planeja fazer especialização na área de humanas.Segundo Antônio Olivieri, criador do site Página da Redação, que oferece serviço de correção de textos, acompanhar o noticiário e ler livros, como faz Mamede, são práticas essenciais para escrever artigo com conteúdo e coesão.

"Problemas na construção são os que mais prejudicam estudantes", indica Olivieri.Falta de coesão e de clareza tanto em redações quanto em entrevistas e dinâmicas é o maior obstáculo que os estudantes têm de superar, indica Rosa Maria Simone, supervisora de educação a distância do Ciee. "Quanto mais o universitário mostrar-se antenado e preocupado com a comunicação formal, mais destaque terá em processos seletivos."

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