Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), redução do número de vagas para nível superior no DF representa melhor aceitação da Lei do Estágio na região

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê que cerca de 25 mil vagas de estágio serão abertas entre os meses de janeiro e março em todo o Brasil. Desse total, 19 mil vagas são para nível superior e seis mil para níveis médio e técnico. No Distrito Federal, a previsão é que sejam criadas 850 vagas, sendo 630 para superior e tecnólogo e 220 para nível médio e técnico. As oportunidades são para alunos do ensino médio, técnico e superior nos turnos diurno e noturno.

A coordenadora de seleção do Nube, Natália Caroline Varga, explica que, no final do ano, muitos estagiários são efetivados ou têm o contrato finalizado. Por esse motivo, a demanda de vagas de estágio aumenta no período de janeiro a março. Segundo ela, nos três primeiros meses de 2010, foram abertas 18 mil vagas de estágio em todo o Brasil, sendo 14,4 mil para superior e tecnólogo e 3,6 mil para médio e técnico. Já no caso do DF, no mesmo período foram abertas 900 vagas, sendo 720 para ensino superior e 180 para ensino médio.

De acordo com a coordenadora, a queda de 12% no número de vagas para nível superior e o aumento de 22% das vagas para ensino médio é um fenômeno que se restringe ao Distrito Federal. “No restante do Brasil ocorre o inverso, mas o DF é o local em que houve um amadurecimento maior com relação à Lei do Estágio. A cota para os estagiários de nível médio não atrapalhou nessa região, por exemplo”, explica. Ela se refere à Lei nº 11.788, instituída há dois anos, que trouxe uma série de benefícios para os estagiários como redução da carga horária de trabalho e direito a férias remuneradas. Por sua vez, a cota para estagiários do nível médio se refere ao artigo 17 da lei, que limita a contratação dos jovens do ensino médio regular a apenas 20% do número de funcionários de uma empresa.

Para Vargas, o Distrito Federal segue a tendência do restante do Brasil com relação aos cursos que possuem mais vagas de estágio: Administração, Direito, Comunicação Social e Informática.

A coordenadora do Nube lembra que o estágio é uma boa oportunidade para os estudantes dos níveis médio e superior vivenciarem uma experiência profissional e agregarem aprendizado. “Os alunos devem ficar atentos às oportunidades que aparecem e, além disso, é interessante aproveitar o período de férias para investir em cursos que complementem o conhecimento oferecido na faculdade e no próprio estágio”, recomenda.

Compartilhe