Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As palestras são rotina na programação do Setor de Estágios e Empregos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. O tema da quarta (17) era “Falar em público: Encare este desafio”. Expor os pensamentos, sair bem nas apresentações de trabalhos, reuniões e seminários, com desenvoltura, sem suar as mãos, com a postura ideal para conquistar a simpatia do público ouvinte, não é tarefa das mais fáceis. Foi o que afirmou a psicóloga Carmen Alonso, gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que discorreu sobre o assunto para cerca de 150 alunos da Unicamp, em uma das salas do Ciclo Básico.

Palestra no Ciclo Básico: atenção total e anotações para uso no futuroNa apresentação, que durou cerca de uma hora e meia, Carmen falou sobre os motivos do medo de falar em público e  revelou dados de uma pesquisa feita pelo Nube com 3.500 jovens. Os resultados mostraram que 28,6% têm medo de não serem bem sucedidos na vida profissional, enquanto 12,7% têm medo de falar em público. Problemas financeiros, medo da morte, de perder os pais e amigos estão entre as demais causas. Na experiência de palestrante, ela diz que o medo de falar em público não atinge somente os jovens. “Há professores e mesmo palestrantes que desenvolvem vícios de postura e costumes ao falar, como levantar os óculos e falar de costas para o público”.

As dicas para encarar o desafio são um conjunto de atitudes que dão segurança ao palestrante: autopercepção, conhecer o assunto em foco, ter uma postura adequada no uso do microfone e expressão corporal, além de treinar muito: “Treine a fala e postura antes da exposição, use o espelho e pergunte aos amigos se está bom ou se precisa melhorar”, aconselhou.

Carmen apresentou aos alunos frases de motivação e mostrou cenas de vídeo, como a entrevista da cantora Ivete Sangalo, mostrando-se insegura antes de um grande show. A mensagem é objetiva: todos os seres humanos podem ter seus medos, mas podem superá-los com perseverança e técnica. Pequenas mostras de relaxamento corporal também foram realizadas com os presentes. Por fim, ela explicou: “depois do treino em casa e com os amigos, chegue mais cedo ao local da apresentação, teste os equipamentos, luzes e som. Explore ao máximo os recursos audiovisuais”. Os alunos que não assistiram  a palestra e querem mais informações sobre o Nube podem acessar o site ww.nube.com.br.

Compartilhe