Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A quem pretende cuidar bem de seus ganhos, a gerente de treinamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Carmen Alonso, aconselha a sempre obter o maior número de informações. Para isso, existem diversas literaturas e cursos sobre finanças pessoais, inclusive gratuitos.

Na literatura, por exemplo, o jovem pode procurar autores, como Gustavo Cerbasi e Mauro Halfeld, dentre tantos outros para obter conhecimento e segurança ao lidar com seu dinheiro.

Com cautela, a Internet também pode ser uma excelente ferramenta. O site da Bolsa de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br), por exemplo, apresenta ótimos cursos para quem busca orientações iniciais nessa área. Neste mesmo site, o estagiário encontrará uma Planilha de Orçamento Pessoal pronta para ser usada. O economista e delegado municipal do Conselho Regional de Economia, Jacó de Souza, completa dizendo que também é importante que ele frequente oficinas de empreendedorismo. Com isso, conseguirá se motivar, vendo projetos e planejamentos sobre o tema: "A partir do momento que entra no mercado, tem de estar atento a todas as informações".

Carmen alerta que o mau uso do dinheiro, para qualquer cidadão, pode ocasionar endividamento e, caso não consiga quitá-los, podem gerar baixa autoestima. Além disso, a pessoa sem organização com o dinheiro poderá ter a sensação de não conseguir seus objetivos, contribuindo para perdas também em sua qualidade de vida. Para Souza, o jovem deve fugir das tentações de cartões de crédito, cheque e limite de banco, caso o dinheiro seja depositado em uma conta-corrente: "Muitas vezes, ele não está estruturado para resistir e pode partir para o consumo, do qual é difícil sair depois". (J.M.)

Compartilhe