Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você sofre com a timidez na hora de falar em público? Então participar de processos seletivos pode ser um verdadeiro desafio. Logo surgem sintomas inesperados e desagradáveis causados pela insegurança, como sudorese, voz trêmula e secura na garganta.

Se a competência a ser avaliada é a comunicação, o resultado para as pessoas mais "tímidas" pode não ser tão satisfatório. O ato de falar envolve não só ideias, mas também sentimentos pessoais. As pessoas tímidas tendem a expor o conteúdo solicitado, em dinâmica ou entrevista, de maneira mais objetiva e sucinta, o que pode gerar dúvidas para o facilitador na compreensão do que foi dito.

O medo de ser avaliado, a insegurança frente aos avaliadores e, até mesmo, o fato de competir com diversos candidatos pela mesma vaga de estágio complica ainda mais.

Para quem passa por este tipo de situação, a dica é se preparar antes de enfrentar uma apresentação em público. Exponha o conteúdo para amigos e familiares. Seja você mesmo.

Dicas para se dar bem:
Domine o conteúdo da apresentação alguns dias antes. Decorar textos é uma péssima ideia, pois, caso você esqueça uma parte, todo o resto fica comprometido.
Fique tranquilo e busque a melhor maneira para se apresentar, evite cruzar as mãos, use um vocabulário claro e fale de forma adequada, independente do assunto a ser tratado. Evite palavras difíceis de serem articuladas ou até muito rebuscadas, mantenha o foco e atinja seus objetivos. Cuidado com o tom de voz, falar muito alto ou baixo pode atrapalhar o entendimento do conteúdo. Não se preocupe com possíveis erros. Se você der algum deslize, corrija a falha e continue sua apresentação. Foque diretamente o seu público e inspire confiança nas suas palavras. Evite olhar para os colegas presentes, já que você pode perder a concentração. Ao terminar, enfatize os tópicos apresentados e, por fim, esclareça as possíveis dúvidas.
Não existe certo ou errado. Quem melhor conhece você é você mesmo. Lembre-se: mesmo tímido, o sorriso, a autoestima e o bom-humor fazem toda a diferença.

Evelyn Lemos é psicóloga, atua há seis anos na área de Recursos Humanos e é especializada em recrutamento e seleção. Atualmente, é gerente de Recrutamento e Seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).

Compartilhe