Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Período foi marcado pela crise, mas contratações estão sendo retomadas

Em 25 de setembro, a Lei do Estágio completa um ano. “Ocorreu um 'apagão' na oferta de vagas devido ao receio de as empresas e instituições de ensino descumprirem algum item da nova legislação”, afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Nos seis primeiros meses em que a lei entrou em vigor, as oportunidades de estágio caíram 40%.

“O que a gente estava esperando aconteceu”, avalia Mencaci. No ano passado, havia 1,1 milhão de estagiários no País antes da nova lei, número que caiu para 900 mil no mês de setembro. Desse total, 715 mil eram do nível superior e 385 mil do Ensino Médio e Técnico. Hoje, eles são respectivamente 650 mil e 250 mil.

Benefícios - Apesar dessa queda, o presidente do Nube avalia que há motivos para comemorar graças aos benefícios adquiridos, como o recesso remunerado, o auxílio-transporte, a bolsa-auxílio e mais tempo para se dedicar aos estudos, com a diminuição da jornada diária máxima de oito para seis horas.

"A redução nas contratações se deve ao fato de os empresários não terem conseguido se adaptar, inicialmente, ao estágio de seis horas", explica ele. O congelamento ocorreu também em função da crise econômica, que explodiu logo em seguida da lei. “Mas isso já são águas passadas”, aponta.

Impacto - Em setembro, de acordo com dados do Nube, há 15,3% de estagiários de nível médio, 9,2% de médio técnico e 75,5% de superior. Antes da nova lei, esses valores eram, respectivamente, de 34%, 1% e 65%.

A nova realidade mostra o impacto do artigo 17, que limita a contratação dos jovens do Ensino Médio a apenas 20% do quadro total de funcionários de uma empresa. "Infelizmente, há 8,3 milhões de estudantes desse nível e somente 3% consegue estagiar. Com a nova determinação, esses jovens foram prejudicados", diz Mencaci.

A previsão para 2010 é que o número total de estagiários se mantenha em torno dos 900 mil. No momento, as economias estão se reestruturando e a recessão começa a perder terreno.

A dica, para quem deseja conquistar uma oportunidade de estágio no ano que vem é começar a procurar desde já. “Os grandes processos seletivos ocorrem no final do ano”, avisa.

Compartilhe