Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Estou no 4º período da faculdade (publicidade e propaganda). No entanto, até agora só fiz dois estágios na área. Em um deles, fiquei apenas três semanas (pois não gostei do estágio e decidi sair) e, no outro, fiquei apenas um mês e meio (saí porque minhas chefes disseram que eu não era compatível com a vaga). Esse último estágio foi no início de 2008.

Depois disso, não estagiei mais e decidi me dedicar aos estudos e a um projeto de iniciação científica. Agora, estou querendo arrumar um estágio na minha área e não consigo. Gostaria de saber se isso acontece por que não tenho experiência ou por que saí desses últimos estágios em um curto espaço de tempo.

Primeiramente, é necessário saber se você não consegue estágio após a entrevista realizada ou não recebe uma proposta.

Para a primeira situação, seguem algumas dicas. O fato de ter escrito "não gostei do estágio e decidi sair" pode soar muito mal para o selecionador, pois a impressão causada é a de que não tentou aproveitar algo de positivo para dar continuidade ao seu estágio, preferindo desistir logo no terceiro mês.

O não gostar pode estar relacionado à área de atuação de seu interesse ou até mesmo à distância do local de trabalho em relação a sua casa. Explique o motivo de sua saída com clareza, mas cuidado para não parecer arrogante ou acomodado.

Já a segunda descrição -- "saí porque minhas chefes disseram que eu não era compatível com a vaga" -- expressa a opinião de suas chefes, mas você realmente acredita? Faça uma análise de sua atuação nesse um mês e verifique se suas atribuições estavam relacionadas com aquilo que gosta de fazer ou com o seu nível de conhecimento (no caso de uso de idioma, ferramenta de informática etc.).

Para não correr o risco de ingressar em um estágio e depois sair por não se adequar à vaga, faça uma lista para saber as principais áreas de seu interesse e, logo após, uma autoanálise a respeito dos pontos fortes e de melhoria. Conhecendo-se melhor, terá mais segurança na hora de avaliar a oportunidade oferecida.

Para a segunda opção, a dica é verificar se o currículo está com o objetivo adequado para a oferta e se a descrição de suas vivências está valorizada de acordo com os resultados obtidos. O fato de não ter experiência não é prejudicial, visto que para fazer estágio ela não pode ser exigida. Pelo contrário, é o momento mais adequado para adquiri-la.

Evelyn Lemos, gerente de Recrutamento e Seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).

Compartilhe