Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma lista com os 164 cursos em sete áreas para impulsionar sua carreira
Comunicação
Interlingando áreas

Você se comunica bem? Sua voz, gestos, expressões, fluência, presença e articulação estão adequados? Senão, é hora de melhorar.
Sabe quando você assiste a uma apresentação ou conversa com uma pessoa e não entende nada? Isso acontece porque a forma escolhida para expor idéias e argumentos não foi eficaz. O resultado é que todo o trabalho pode degringolar. A comunicação é uma competência cada vez mais valorizada em qualquer carreira e está ligada à transparência, envolvimento e objetividade na relação com pares, equipe, fornecedores e clientes. Fica ainda mais importante em tempos de governança corporativa, em que os executivos precisam ser claros com conselhos de administração e acionistas. “Cada um tem um estilo. Reconhecer o seu, identificar o do outro e adequar a abordagem facilita a sintonia”, conta Karin Parodi, sócia-diretora da consultoria de carreira Career Center, de São Paulo. A dica para se tornar um bom comunicador é exercitar. “É preciso treinar: saber ouvir, ler muito e se preparar para uma apresentação. É necessário ter conteúdo para saber expressá-lo”, diz Luiz Augusto Cama, professor do curso de comunicação da Brazilian Business School (BBS) e vice-presidente corporativo da Ogilvy Comunicação.

"Quando eu participava de reuniões ou apresentações, a interatividade com as pessoas era baixa e eu não era entendido. Depois de estudar comunicação, consigo envolver os outros e ser mais objetivo. Tive feedback de minha equipe e aumentei minha visibilidade nas reuniões com a alta gerência”
Eduardo Silva, ex-aluno da BBS e gerente de projetos da Tata Consultancy Service

A Arte de Encantar o Seu Cliente
Instituição: Senac (SP)
Programa: Aprender a encantar os clientes com base na avaliação das necessidades do negócio e na expansão do que o cliente precisa, para superar suas expectativas e torná-lo mais fiel à empresa, às marcas envolvidas e aos produtos.
Público: O curso é oferecido a profissionais interessados em desenvolver habilidades de comunicação para o atendimento aos clientes. Válido para pessoas em qualquer área de atuação.
15 de dezembro de 2009
R$ 131,40
http://www.sp.senac.br

Assessoria de Comunicação na Empresa
Instituição: Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG (SP)
Programa: Apresenta um diagnóstico dos principais problemas de comunicação (internos e externos) e mostra alternativas para eliminá-los. Estabelecer canais de relacionamento eficientes com o público.
Público: Para quem está cursando ou tem superior completo. Há análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano
R$ 2 700,00
www.inpg.edu.br

Aprimoramento em Produção Textual para Profissionais
Instituição: Pontifícia Universidade Católica – PUC (RJ)
Programa: Desenvolve competências avançadas da língua portuguesa, auxiliando a construção de textos.
Público: Profissionais de diversas áreas.
Acontece regularmente, confirmar
R$ 996,00
http://www.puc-rio.br

Comunicação
Instituição: Brazilian Business School – BBS (SP)
Programa: Desenvolve as habilidades de comunicação interpessoal e de apresentação e aprimoramento da expressão visual, corporal e oral. Corrige vícios.
Público: Profissionais que buscam aprimorar a comunicação.
2º trimestre de 2009
R$ 950,00
http://www.bbs.edu.br/

Comunicação Verbal
Instituição: FGV – Cadempe (SP)
Programa: Mostrar as necessidades, a visão e os paradigmas da comunicação verbal, com técnicas de respiração, expressão corporal, verbal e empatia com o público.
Público: Profissionais de diversas áreas.
Acontece regularmente
R$ 900,00
http://cademp.fgv.br/

Comunicação Interpessoal
Instituição: Estação Business School (PR)
Programa: Apresenta conceitos, técnicas e práticas para a melhoria da capacidade individual de comunicação, desenvolvimento de confiança nas equipes de trabalho, favorecendo o diálogo e o feedback.
Público: Gerentes e profissionais interessados em aprimorar a comunicação inter e intra-equipes.
Acontece regularmente
R$ 336,00
http://www.estacaopr.com.br

Comunicação Empresarial
Instituição: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap (SP)
Programa: Capacitar profissionais na definição de planos e elaboração de estratégias de comunicação para organizações de pequeno, médio ou grande portes.
Público: Profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades em comunicação.
Acontece regularmente, confirmar
R$ 390,00
http://www.fecap.br

Comunicação Interna das Empresas
Instituição: Business School Maurício de Nassau (BA, PB, RN, AL)
Programa: Mostrar ações integradas de comunicação interna, institucional, mercadológica e administrativa. Como lidar com a rede informal, dar e receber feedback.
Público: Profissionais que atuam no mercado e desejam se reciclar ou começar em uma nova área, independente de serem graduados. Executivos envolvidos nas diversas áreas funcionais das empresas.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano
Não informado
http://www.mauriciodenassau.edu.br

Comunicar com Eficácia e Persuasão
Instituição: Iese Business School – University of Navarra (Navarra, Espanha)
Programa: Fazer avaliações práticas de conteúdo, trabalhar a oratória, a narrativa e os padrões de discurso. Trabalha também a comunicação com a imprensa.
Público: Dirigido a executivos que pretendem melhorar o impacto de sua comunicação, novos líderes e profissionais que trabalham com o público.
16 a 18 de março de 2009
$ 2 800,00 (euros)
www.iese.edu

Comunicação como Ferramenta na Capacitação de Grupos
Instituição: FAE Centro Universitário (PR)
Programa: Processos de aprendizagem e mudança decorrentes de capacitação profissional. Uso da comunicação e recursos.
Modalidades de linguagem em treinamentos/ cursos. Ferramentas estimuladoras de habilidades comunicativas.
Público: Instrutores, líderes, supervisores, gerentes.
18 e 25 de abril de 2009
R$ 350,00
www.fae.edu

Comunicação Interna nos Grupos e Equipes de Trabalho
Instituição: FAE Centro Universitário (PR)
Programa: Reconhecer e analisar elementos envolvidos na comunicação entre os membros de equipes; identificar os recursos comunicativos inatos e aprendidos, conhecer ferramentas para desenvolver habilidades comunicativas.
Público: Profissionais de todas as áreas interessados em desenvolver habilidades de comunicação.
20 e 27 de junho; e 4 e 11 de julho de 2009
R$ 350,00
www.fae.edu

Comunicar com Eficácia e Persuasão
Instituição: Instituto Superior da Empresa (ISE), associado no Brasil da Iese Business School, Escola de Negócios da Universidade de Navarra, na Espanha
Programa: Combinar conferências, estudos de casos e exercícios práticos, como apresentação de discursos, simulações e gravações em vídeo e processos de feedback individual.
Público: Executivos que desejam melhorar o impacto causado às pessoas que os rodeiam, entre os quais líderes empresariais, contadores, engenheiros, profissionais com cargos de liderança e responsáveis pelo relacionamento com os clientes. Necessário fluência no idioma espanhol.
16 a 18 de março de 2009
$ 2 800,00 (euros)
http://www.ise.org.br

Comunicação Empresarial
Instituição:Universidade Veiga de Almeida – UVA (RJ)
Programa: Conciliar habilidades de comunicação como requisito indispensável nas organizações e formar interlocutores qualificados, que façam a diferença quando se trata de comunicar com foco, precisão e clareza.
Público: Profissionais das áreas de TI, comunicação, planejamento estratégico, desenvolvimento organizacional, gestão de pessoas e da inovação.
Acontece regularmente
R$ 200,00
http://www.uva.br

Comunicação e Ética
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP e outros locais)
Programa: Aborda a vinculação da comunicação com a ética e a importância de alinhar processos aos padrões éticos nas organizações. Apresenta um quadro dos eventuais conflitos éticos e sugere condutas para um encaminhamento eficiente. Identifica as boas práticas organizacionais e políticas no que diz respeito à ética das comunicações e sugere um processo prático para implantação e gerenciamento de um programa de ética.
Público: Para quem está cursando ou tem superior completo. Requer análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano
R$ 2 700,00
www.inpg.edu.br

Comunicação e Novas Mídias
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Abordar o impacto das novas mídias sobre os processos de comunicação das organizações com seus públicos. Discute, na prática, como conduzir a passagem da organização para um novo mix de mídia que contemple e dê visibilidade às novas tecnologias. Dá também subsídios para efetivamente auxiliar as organizações a estruturar e a gerenciara comunicação neste novo cenário de novas tecnologias.
Público: Para quem está cursando ou tem superior completo. Será realizada análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano.
R$ 2 700,00
www.inpg.edu.br

Comunicação e Política
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Analisa a evolução das democracias ocidentais e das novas premissas da comunicação política em seu contexto. Discute os processos de comunicação política na disputa eleitoral e na construção de vínculos com o cidadão. Apresenta alternativas para a comunicação política, ética e sustentável no contexto da democracia moderna. Bom para entender o discurso político ou aprender com a oratória dos melhores.
Público: Para quem está cursando ou tem superior completo. Será realizada análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas durante o ano (3 semanas)
R$ 2 025,00
www.inpg.edu.br

Desenvolvendo Habilidades de Comunicação
Instituição: Instituto Superior da Empresa (ISE), associada da Iese Business School da Universidade de Navarra (Espanha)
Programa: Dar treinamento prático, que reúne a combinação de conferências, estudos de casos e exercícios práticos, como apresentação de discursos, gravação em vídeo e feedback individual.
Público: Executivos que desejam melhorar o impacto causado às pessoas que os rodeiam, entre os quais líderes empresariais, contadores, engenheiros, profissionais com cargos de liderança e responsáveis pelo relacionamento com o cliente.
21 a 23 de abril de 2009
$ 2 800,00 (euros)
www.ise.org.br

Marketing, Vendas e Comunicação
Instituição: Cedepe Business School (PE)
Programa: Oferece curso prático voltado para uma abordagem e foco na realidade atual do mercado, ministrado por professores qualificados academicamente e inseridos no mercado de trabalho.
Público: Profissionais, gerentes, empresários e executivos (a única exigência é que a pessoa esteja atuando no mercado de trabalho).
Abril e agosto de 2009
R$ 3 860,00
www.cedepe.com.br

Técnicas e Ferramentas de Marketing Industrial
Instituição: Escola de Marketing Industrial – EMI (SP)
Programa: Faz uma abordagem prática para a escolha e a aplicação de técnicas e ferramentas mercadológicas de diversas escolas de marketing. A abordagem tem como objetivo orientar o melhor desempenho das ações de marketing, com foco na obtenção de melhores resultados empresariais.
Público: Profissionais de diferentes áreas com experiência e atuação em marketing industrial.
13 a 16 de julho; e 10 a 13 de agosto de 2009
R$ 12 500,00
www.emkti.com.br

Estratégia
Conhecimento Global

Manter-se bem informado e ter capacidade de analisar os fatos são os desafios para desenhar uma boa estratégia de negócios.
Todo final de ano o presidente e seus pares se organizam para desenvolver a estratégia de atuação da empresa, programa que indica os passos e os rumos que a organização irá tomar. Este trabalho precisa ser constantemente atualizado e, quando necessário, revisto para não se perder no meio dos problemas cotidianos. Uma boa estratégia, nesse caso, deve ser clara, simples e objetiva, além de contemplar as idéias de todas as equipes e clientes da empresa. Outro quesito fundamental é observar os movimentos do mercado e das concorrentes e compará-los com os assumidos pela companhia. Uma das grandes questões das empresas hoje é garantir a implementação da estratégia de forma que toda a organização seja envolvida no processo. E aqui, de novo, imperam a liderança e a comunicação, para garantir o envolvimento das equipes. “Qualquer colaborador precisa conhecer e ter condições de explicar para onde a empresa está indo”, explica Fernando Bagnoli, professor do Instituto Superior da Empresa (ISE), escola associada no Brasil à Iese Business School.

"Por trabalhar em parceria com a área de negócios, senti necessidade de buscar treinamento com foco em estratégia. Participei do programa de implementação e execução de estratégia do Iese/ ISE. A oportunidade de discussão de casos e o foco na implementação me deram o que eu precisava”
Cinthia Bossi, gerente de desenvolvimento organizacional da Goodyear

Estratégias de Negócios
Instituição: Brazilian Business School – BBS (SP)
Programa: Desenvolver a visão e conceitos do planejamento estratégico na gestão dos negócios com aplicação de fundamentos, técnicas e abordagens nos ambientes corporativo, competitivo e operacional.
Público: Profissionais que buscam posições estratégicas na empresa.
2º trimestre de 2009 (40 horas)
R$ 1 800,00
http://www.bbs.edu.br/

Estratégia
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Desenvolver as competências necessárias à função de assessor, ampliando habilidades para melhor articular as atividades e interagir com outras pessoas. Ampliar a visão empreendedora do profissional, para planejar e supervisionar suas funções de forma eficiente.
Público: Programa de Qualificação para Assessores e Secretários-Executivos (atende líderes que precisam delegar a assistentes capazes)
Confirmar data (232 horas)
R$ 4 900,00
http://www.puc-rio.br

Estratégia Competitiva (Competitive Strategy)
Instituição: Insead – European Institute of Business (Fontainebleau, França)
Programa: Aguça as habilidades estratégicas dos participantes. Oferece respostas para perguntas como: em que indústria ou mercado entrar? Que produtos posso desenvolver? Que valor eu posso criar? Como me diferenciar da concorrência?
Público: Presidentes, vice-presidentes, diretores, responsáveis pelo planejamento estratégico e analistas financeiros.
14 a 17 de abril; e 17 a 20 de novembro (Fontainebleau, França)
$ 6.050,00 (euros)
http://executive.education.insead.edu

FGV CEO
Instituição: Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP – GVPec (SP)
Programa: Aprimorar as habilidades estratégicas, como a capacidade de análise e diagnóstico de situações políticas, econômicas e sociais, ampliando a visão dos mercados global e nacional e ganhando subsídios para a tomada de decisão e gerenciamento de mudanças. Os módulos: econômico, político-social e de negócios.
Público: Presidentes e vice-presidentes, além de diretores-gerais, superintendentes e profissionais prestes a assumir estes cargos em suas corporações.
Módulo Economia: de 23 a 28 de março de 2009; Político-Social: setembro de 2009;
Negócios: março de 2010
Não informado
http://www.eaesp.fgvsp.br

Gerenciamento Estratégico de Talentos (Strategic Talent Management)
Instituição: London Business School (Londres, Inglaterra)
Programa: Desenvolve habilidades para o processo de gerenciamento de talentos, aliando a estratégia da empresa e do negócio às necessidades do mercado.
Público: Diretores, CEOs e gerentes.
4 a 7 de outubro de 2009
£ 4 950,00
http://london.edu/executiveeducation

Implementação e Execução da Estratégia
Instituição: Instituto Superior da Empresa (ISE), associada no Brasil da Iese Business School (Espanha)
Programa: Estratégia e sistemas de gestão; construção de mapa estratégico; indicadores de gestão, avaliação e reconhecimento; implementação via especificação dos objetivos, políticas e recursos da organização; os desafios em processos de transição; sistemas de gestão, crescimento e inovação.
Público: Diretores-gerais, responsáveis pela implementação e execução da estratégia.
Junho de 2009 (28 horas)
R$ 4 200,00
http://www.ise.org.br

Liderando Estratégias de Crescimento e Mudança (Leading Strategic Growth and Change)
Instituição: Columbia Graduate School of Business (Nova York, EUA)
Programa: É focado em encontrar oportunidades e avaliar riscos para a mudança organizacional que revitalize a corporação.
Público: Executivo sênior que busca oportunidades significativas de crescimento para sua organização.
1º a 6 de novembro de 2009
US$ 8 850,00
http://www.gsb.columbia.edu/execed

Programa Executivo na Estratégia Corporativa (Executive Program in Corporate Strategy)
Instituição: Chicago Graduate School of Business (Chicago, EUA)
Programa: Enfoca a formulação e implementação de uma empresa estratégica. Apresenta técnicas para entender a estrutura competitiva da indústria e a posição da empresa.
Público: Alta gerência, diretores e vice-presidentes envolvidos em desenvolver e implementar estratégias de seus negócios.
8 a 12 de junho; e 5 a 9 de outubro de 2009.
US$ 7 450,00
http://chicagoexec.net

Programa de Administração Internacional (International Management Program)
Instituição: Massachusetts Institute of Techonology – MIT (Cambridge, EUA)
Programa: Apresentação de conceitos avançados, ferramentas práticas e habilidades necessárias para liderar o atual ambiente global de negócios.
Público: Gerentes que almejam alcançar um papel estratégico na empresa.
31 de maio a 26 de junho de 2009
US$ 26 500,00
http://mitsloan.mit.edu/exced

Programa de Gestão Avançada (PGA)
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Voltado para a análise estratégica da empresa, seu futuro e suas oportunidades, considerando as inovações, o cenário internacional e as mudanças no ambiente de negócios. Desenvolvido em aliança com o Insead – The European Institute of Business Administration (França), é realizado parte no Brasil e parte França.
Público: Presidentes, vice-presidentes e responsáveis pela estratégica.
1o a 7 de agosto de 2009 – Etapa Brasil; 30 de agosto a 12 de setembro de 2009 – Etapa França; e 28 a 30 de outubro de 2009 – Etapa Brasil (230 horas/aula)
$ 22 900,00 (euros)
www.fdc.org.br

Programa Estratégia para Crescimento
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Expandir a visão do executivo para ajudá-lo a definir metas, gerenciar tensões a atingir os níveis de crescimento desejado com lucratividade e longevidade. Em parceria com a Olin Business School (EUA), escola de negócios especializada em crescimento acelerado.
Público: Presidentes e dirigentes de médias empresas e gestores de unidades de negócios de grandes companhias que estão vivenciando o dilema de escolher estratégias de crescimento.
21 a 26 de junho de 2009 – Etapa EUA (50 horas)
US$ 7 700,00
www.fdc.org.br

STC Executivo - Skills, Tools e Competencies
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Formatado para que os executivos saibam encontrar oportunidades diante dos desafios de um ambiente de competição global. Privilegia o desenvolvimento do conhecimento e habilidades necessárias para a criação e implementação de estratégias. Realizado durante uma semana no Brasil e três semanas nos EUA, na Kellogg School of Management.
Público: Dirigentes e alta gerência com atuação estratégica, que buscam consolidar competências e habilidades necessárias para o aumento significativo de suas responsabilidades como gestor.
21 a 27 de junho – Etapa Brasil; e 19 de julho a 9 de agosto de 2009 – Etapa EUA (200 horas)
US$ 21 600,00
www.fdc.org.br

Sustentabilidade Empresarial
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Compreende a sustentabilidade empresarial como idéia determinante para o diferencial competitivo das organizações, e os desafios da integração de conceitos nos diferentes departamentos organizacionais, como também a análise de stakeholders.
Público: Para quem está cursando ou tem superior completo. Há análise de currículo e/ou entrevista.
(2 semanas) / Acontece regularmente, com diversas datas de início durante o ano.
R$ 900,00
www.inpg.edu.br

Finanças
Orquestra Afinada

Com uma atuação de maestro, e não somente de solista, o profissional da área de finanças deve ser especializado, ter plena visão de mercado, entender e conhecer os competidores e saber liderar pessoas.
A área financeira é que permite que a produção funcione orquestrada estrategicamente com a monetária. “Para promover o crescimento de forma sustentada, os profissionais precisam ter conhecimento técnico e visão das variáveis que interferem no direcionamento estratégico da empresa”, explica Danute Gardziulis, sócia diretora da Gnext, empresa de recrutamento de executivos, de São Paulo. Além dessa afinação, outros fatores motivam o investimento na carreira. A pressão dos investidores pela transparência na divulgação dos balanços financeiros e o interesse das companhias de pequeno e médio portes em lançar suas ações no mercado ou em buscar investimento no exterior, para expandir suas operações, demandam profissionais com conhecimento diferenciado e alinhado com as mais modernas e conceituadas práticas de governança corporativa. A sofisticação do mercado e a busca pela transparência demonstram que a gestão dos números, sobretudo na hora de apresentá-los ao mercado e acionistas, é fundamental. Por isso é que os profissionais com competência técnica aliada à ampla visão de mercado têm hoje mais espaço para crescer.

"O nosso desafio é a versatilidade. Precisamos participar dos negócios da empresa, acompanhar as tendências do mercado e investir em cursos e reuniões com executivos, para compartilhar experiências. Isso me ajudou a elaborar e decidir o planejamento estratégico para as finanças da organização”
Edison Veneziano, diretor financeiro da Enterasys Networks

Curso de Finanças
Instituição: Brazilian Business School - BBS (SP)
Programa: Aborda a função da administração financeira e sua relação com a teoria econômica e contábil. Discute o processo de planejamento financeiro e de elaboração de demonstrativos de resultados e balanço projetados.
Público: Profissionais de finanças e do mercado financeiro.
2º trimestre de 2009 (40 horas)
R$ 1 800,00
http://www.bbs.edu.br

Finanças Corporativas
Instituição: FGV Cadempe – Vitória (ES)
Programa: Visão geral de finanças (financiamento dos projetos, fluxo de caixa e capital de giro). Critérios para análise de projetos e de ponto de equilíbrio. Conceitos fundamentais de avaliação de empresas e projetos.
Público: Profissionais de finanças, mercado financeiro e demais interessados.
Acontece regularmente, com diversas datas durante o ano (16 horas/aula)
R$ 495,00
http://cademp.fgv.br/

Análise e Decisão de Investimentos
Instituição: Estação Business School (PR)
Programa: Identificação do capital investido, projetação de resultados da empresa, determinação do custo de capital e, ao final, identificação do valor presente da empresa.
Público: Gestores de pequenas e médias empresas e profissionais interessados em alavancar os negócios.
Acontece regularmente (16 horas)
R$ 336,00
http://www.estacaopr.com.br

Finanças Empresariais
Instituição: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap (SP)
Programa: Apresentar os objetivos atuais da gestão financeira, concentrando-se, principalmente, nas decisões financeirasm em condições de risco.
Público: Trainees, analistas, supervisores e interessados em adquirir capacitação básica em finanças empresariais.
Curso oferecido várias vezes ao ano (24 horas)
R$ 880,00
http://www.fecap.br

Capacitação em Finanças Corporativas
Instituição: FIAP (SP)
Programa: Apresentar e discutir os conceitos atuais e capacitar os profissionais da área financeira na análise e nas tomadas de decisões de acordo com as técnicas e modelos financeiros adequados para as organizações em que atuam.
Público: Diretores financeiros, gerentes, controllers e analistas com experiência em gestão e que necessitam aprimorar habilidades em análises financeiras e gerenciais.
Confirmar data (6 meses)
R$ 5 400,00 (preço de 2008)
http://www.fiap.com.br

Finanças para Profissionais Não-Financeiros
Instituição: IBMEC (RJ)
Programa: Promover a compreensão do funcionamento da área financeira, sua relação com os mercados de capitais, instituições financeiras e as técnicas e linguagens do setor.
Público: Profissionais que desejam mais conhecimentos sobre finanças (será necessária a utilização de calculadora financeira
HP 12C para uso em aula).
Primeiro semestre de 2009 (36 horas)
R$ 1 610,00
http://www.ibmecrj.br/sub/RJ

Gestão de Finanças Operacionais – Um Estudo Detalhado das Finanças do Dia-a-Dia
Instituição: Instituto Superior da Empresa (ISE), associado no Brasil à Iese Business School (Espanha)
Programa: Introdução e análise gerencial das demonstrações financeiras, matemática financeira, gestão de recursos negociados, comércio exterior, cobertura de riscos e transações, crise e criação de valor, análise de crédito e dos estoques.
Público: Profissionais que sentem falta da formação em temas de finanças.
21 e 22 de maio; 18 e 19 de junho; e 6, 7, 27 e 28 de agosto de 2009 (60 horas)
R$ 4 500,00
http://www.ise.org.br

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Técnicas para os investidores que estejam interessados em aprimorar seus investimentos.
Público: Empresários, executivos e profissionais que estejam envolvidos com transações comerciais.
Confirmar data (36 horas)
R$ 1 092,00
http://www.puc-rio.br

Gestão Financeira
Instituição: Centro Universitário UNA (MG)
Programa: Capacitar os profissionais a diagnosticar a situação econômico-financeira da empresa por meio de instrumentos de avaliação. Desenvolver análise crítica e alternativas para melhorar o desempenho e os resultados.
Público: Profissionais atuantes na área financeira de empresas e/ou gestores de empresas ou profissionais interessados em desenvolver conhecimentos nesta área.
Confirmar data (40 horas)
R$ 480,00
http://www2.una.br/

Análise de Risco de Crédito
Instituição: Universidade Salvador – Unifacs (BA)
Programa: Princípios e técnicas de Análise de Risco de Crédito, visando aprimorar o processo de concessão de crédito e melhorar a avaliação dos riscos.
Público: Profissionais de finanças que atuam com análise estratégica e de risco.
Janeiro e julho de 2009 (9 horas)
R$ 320,00
http://www.unifacs.br

Administrando Recursos Corporativos (Managing Corporate Resources)
Instituição: IMD Internacional (Lausanne, Suíça)
Programa: Mostra como impulsionar a performance a partir de habilidades individuais e competências profissionais.
Público: Diretores regionais, presidentes.
25 de maio a 12 de junho; 26 de outubro a 13 de novembro de 2009
29 500,00 (francos suíços)
http://www.imd.ch/programs

Programa Avançado de Administração de Risco (RMA/Wharton Advanced Risk Management Program)
Instituição: Wharton School (Filadélfia, EUA)
Programa: Enfoca a administração de risco como uma fonte estratégica competitiva, discutindo como medir, administrar e monitorar os riscos.
Público: Executivos com oito anos de experiência em finanças e que tomam decisões de impacto.
17 de março a 27 de maio de 2009
US$ 33 750,00
http://executiveeducation.wharton.upenn.edu

Finanças Corporativas
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Aprofunda e atualiza temas centrais e avançados para a gestão financeira, além de analisar os novos movimentos estratégicos internacionais da área de finanças e seus impactos na realidade das empresas. Ideal para executivos envolvidos no desafio de avaliar a performance econômico-financeira em relação ao posicionamento estratégico da empresa.
Público: CFOs, vice-presidentes de finanças, diretores-financeiros, controllers, profissionais seniores envolvidos na formulação de estratégias financeiras.
11 a 15 de agosto de 2009 (24 horas)
R$ 7 000,00
www.fdc.org.br

CIGE – Curso Intensivo de Gestão Empresarial
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Desenvolver, aperfeiçoar e aplicar habilidades essenciais de gestão empresarial para alcançar os melhores resultados, de maneira ágil e integrada à condução dos negócios.
Público: Profissionais liberais e empreendedores que desejam aprimorar conceitos de gestão empresarial e administração.
2 de abril a 30 de julho de 2009 (96 horas)
R$ 5 760,00 (base 2008)
www.bsp.edu.br

Fundamentos do Mercado Financeiro
Instituição: FAE Centro Universitário (PR)
Programa: Proporcionar uma visão global do Sistema Financeiro e do Mercado de Capitais.
Público: Empresários, investidores, profissionais liberais e estudantes interessados em desenvolver ou atualizar seus conhecimentos sobre o mercado de capitais.
6, 8, 13 e 15 de abril (16 horas)
R$ 350,00
www.fae.edu

Economia Internacional
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Discutir aspectos da economia mundial e pontos que interferem na atualidade brasileira e no comércio internacional do país. Possibilita entender e formar opinião sobre a realidade brasileira.
Público: Superior em curso ou completo, com análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente (2 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Finanças Corporativas Avançadas
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Compreensão dos objetivos e funções das finanças corporativas. Conceitos das finanças para desenvolver cálculos. Habilita para uma visão abrangente e crítica da área financeira.
Público: Superior em curso ou completo, com análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente (3 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Liderança
Otimizar resultados

O bom líder entende que gerir pessoas é valorizar a diversidade de ações, valores, interesses e conhecimento adquirido, além de criar oportunidades.
Se, quando você pensa no seu crescimento na empresa, a sua estratégia não contempla o seu desenvolvimento como líder, é melhor mudar de planos. “A maioria das promoções hoje priorizam as pessoas capazes de liderar equipes. Se não tiver essa habilidade amplamente desenvolvida, o crescimento pode ficar atravancado”, diz Lilian Graziano, coordenadora do MBA Gestão de Pessoas da Trevisan Escola de Negócios, de São Paulo. A liderança é uma competência que envolve valores como capacidade de comunicação, empatia, foco, atenção, sociabilidade, autocontrole, autoconsciência e automotivação. De acordo com Lilian, o profissional deve conhecer as ferramentas para desenvolver a subcompetência que lhe falta e investir, sobretudo, em uma mudança comportamental. “É mais do que falar da importância da liderança. É necessário desenvolver as competências que o profissional efetivamente precisa para trilhar uma trajetória ascendente no mercado de trabalho.”

"Já havia feito MBA, mas com o curso de liderança tive mais uma chance de repensar minhas atitudes profissionais e aprender a lidar com situações de crise. A minha equipe percebeu a mudança, porque a cobrança passou a ser por resultados, muito mais objetiva”
Mauro de Oliveira, gerente de comunicação do Núcleo Brasileiro de Estágios

Aprendendo a Liderar
Instituição: Centro Universitário UNA – (MG)
Programa: Capacitar os participantes a aprimorar as habilidades de liderança, focando pessoas e envolvendo inteligência emocional, liderança situacional e técnicas para feedback.
Público: Profissionais interessados em desenvolver liderança.
Conferir data (8 horas)
R$ 90,00
www.sustentare.net

Aprendendo a Liderar (Learning to Lead)
Instituição: Insead – European Institute of Business (Fontainebleau, França)
Programa: Enfoca a transição do papel de bom colaborador para o de líder de bons colaboradores. Desenvolve as habilidades pessoais que fazem a diferença entre o fracasso e o sucesso.
Público: Executivos que se tornaram líderes recentemente (até dois anos).
15 a 17 de abril (Fontainebleau); 28 a 30 setembro de 2009 (Cingapura)

http://executive.education.insead.edu

Boas Práticas em Liderança (Leadership Best Practices)
Instituição: Harvard Business School (Boston, EUA)
Programa: Entender a liderança como uma vantagem competitiva.
Público: Presidentes, vice-presidentes, executivos seniores e diretores regionais.
13 a 17 de abril de 2009
US$ 10 500,00
www.hbs.edu/executive

Coaching - O Exercício da Liderança
Instituição: Universidade Salvador – Unifacs (BA)
Programa: Desenvolver e aperfeiçoar formas alternativas de pensar e agir, e competências necessárias para a adoção de estilos construtivos de liderança. Garantir a continuidade da aplicação do conhecimento nas equipes.
Público: Profissionais que precisam desenvolver habilidades de liderança para otimizar resultados.
Outubro de 2009 (15 horas)
R$ 590,00
http://www.unifacs.br

Conduzindo Mudança e Renovação Organizacional (Leading Change and Organizational Renewal)
Instituição: Harvard Business School (Boston, EUA)
Programa: Por meio de análises profundas de casos reais ensina a antecipar mudanças e desenvolver um plano de ação para liderá-las.
Público: Executivos responsáveis por negócios que crescem rapidamente.
7 a 12 de junho de 2009
US$ 13 000,00
www.hbs.edu/executive

Construindo, Liderando e Sustentando a Organização Inovadora (Building, Leading and Sustaining the Innovative Organization)
Instituição: Massachusetts Institute of Techonology – MIT (Cambridge, EUA)
Público: Explorar os elementos da inovação e esboçar os passos para implementar e gerenciar a cultura de inovação.
Programa: Vice-presidentes e executivos seniores de marketing, RH e negócios.
25 a 26 de março; 9 a 10 de julho; 1o a 2 de dezembro de 2009
US$ 2 600,00
http://mitsloan.mit.edu/exced

Desenvolvendo Competências
Instituição: Centro Universitário UNA (MG)
Programa: Desenvolver líderes que estimulem os potenciais de seus liderados e gerem resultados esperados pela organização.
Público: Profissionais que desejam desenvolver a liderança.
Conferir data (16 horas)
R$ 135,00
http://www2.una.br

Desenvolvimento de Líderes
Instituição: Centro Universitário UNA (MG)
Programa: Desenvolver perfil gerencial com adesão aos projetos e metas coletivos. Promover reflexão de valores, hábitos, costumes e assertividade na administração de conflitos. Fluência nas relações interpessoais para a excelência empresarial e alto desempenho.
Público: Profissionais de qualquer área que estejam interessados em desenvolver habilidades de liderança.
Conferir data (40 horas)
R$ 405,00
http://www2.una.br/

Fundamentos da Liderança (Essentials of Leadership)
Instituição: London Business School (Londres, Inglaterra)
Programa: Avaliação do seu potencial e estilo para explorar a sua habilidade em ser um líder eficaz.
Público: Diretores e gerentes em posição, ou almejando, posição de liderança, que desejam melhorar seu desempenho.
21 a 26 de junho; 12 a 17 de julho; 25 a 30 de outubro de 2009.
£ 5 450,00
http://london.edu/executiveeducation

Gestão de Equipes e Pessoas
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Refletir o estilo de liderar, debater como os desafios estratégicos impactam o exercício da liderança e fornecer instrumentos conceituais e práticos para a liderança em situações complexas.
Público: Gerentes, diretores, vice-presidentes com cinco anos de experiência.
Conferir data (45 horas)
Não informado
http://www.bsp.com.br

Gestão da Educação Corporativa
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Aborda as metodologias de educação corporativa e de gestão de competências, articula estes conceitos com as práticas de gestão do conhecimento, avaliando a aplicabilidade na realidade organizacional.
Público: Profissionais que estejam cursando ou tenham superior completo, análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas durante o ano (2 semanas).
R$ 2 250,00
www.inpg.edu.br

Gestão de Carreira e Sucessão
Instituição: Fundação Instituto de Administração - FIA (SP)
Programa: Oferecer elementos para estruturar a discussão da carreira na perspectiva da pessoa e da empresa. Ampliar discussão sobre os processos sucessórios nas organizações.
Público: Gestores, consultores e pesquisadores com interesse e vivência em gestão de pessoas.
6, 7, 8, 27, 28 e 29 de novembro de 2009 (40 horas)
R$ 2 500,00
http://www.fia.com.br

Gestão por Competência
Instituição: Fundação Instituto de Administração - FIA (SP)
Objetivo: Promover aos participantes a discussão do estado da arte e da prática da gestão de pessoas por competência. A proposta é avançar as discussões sobre o tema, apresentar novidades e preparar os participantes para futuras demandas sobre gestão de pessoas.
Público: Gestores, consultores e pesquisadores com interesse e vivência em gestão de pessoas.
Junho de 2009
R$ 2 500,00
http://www.fia.com.br

Gestão da Mudança e Inovação
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Aborda o impacto no sentido da liderança e na participação dos processos a serem realizados dentro de uma empresa, de forma a minimizar resistências e potencializar forças. Desenvolve a habilidade de liderar e participar de processos de mudança organizacional. Estimula o desenvolvimento de atitudes que levem a reconhecer a importância da mudança e os cuidados necessários à sua implementação.
Público: Cursando superior ou completo, análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas durante o ano (2 semanas)
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Liderança Transformadora
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Propicia ao participante conhecer e entender melhor seu próprio estilo de liderança, bem como o impacto do seu comportamento na equipe, na organização e na sociedade em que está inserido. Dinâmico e participativo, o programa foca no indivíduo, na interação do líder e sua equipe e na interação das equipes nas empresas, promovendo a reflexão sobre o exercício de liderança e a gestão da mudança. Desenvolve ainda a competência do líder para trabalhar com pessoas e equipes de alta performance.
Público: Executivos e profissionais desafiados pela responsabilidade de seus papéis como líderes.
5 a 10 de julho; 27 de setembro a 2 de outubro de 2009 (45 horas)
R$ 9 900,00
www.fdc.org.br

Liderança e Mudança
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Combinação dos temas: exercício da liderança e gestão de mudanças, para fornecer ferramentas de imediata aplicação no seu campo de atuação, contextualizando que esses elementos são fundamentais para a gestão habilidosa e eficiente de equipes, em qualquer área.
Público: Profissionais liberais e de diversos setores (privado, público e Terceiro Setor) que buscam desenvolver e ampliar seu potencial de liderança, ou estejam assumindo posições de liderança.
24 de março a 16 de junho de 2009 (69 horas)
R$ 4 140,00 (preço de 2008)
www.bsp.edu.br

Líder Coach
Instituição: FAE Centro Universitário (PR)
Programa: Abordar a importância da Gestão de Competências, identificando as Competências Gerenciais em profissionais que atuam ou irão atuar em funções de gerenciamento de pessoas, por meio de ferramentas para o acompanhamento do capital humano, com a utilização do processo de coaching.
Público: Profissionais que buscam desenvolver planejamento estratégico para sua necessidade atual.
12 e 14 de maio de 2009 (8 horas)
R$ 250,00
www.fae.edu

Liderança
Instituição: Brazilian Business School - BBS (SP)
Programa: Desenvolver habilidades e competências pessoais e interpessoais que condicionam o uso da autoridade, poder e estilo de liderança, para execução das atividades e correto desenvolvimento de suas equipes.
Público: Profissionais que buscam posição de liderança na empresa.
2º trimestre de 2009 (40 horas)
R$ 1 800,00
http://www.bbs.edu.br

Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Instituição: Estação Business School (PR)
Programa: Desenvolver habilidades para liderar pessoas, aplicação das técnicas e de comportamento apropriados para a obtenção de resultados.
Público: Gerentes e profissionais responsáveis pela liderança de equipes.
Conferir data (16 horas)
R$ 336,00
http://www.estacaopr.com.br

Liderança e Inteligência Emocional
Instituição: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap (SP)
Programa: Desenvolver a habilidade para exercer a liderança para quem tem funções de direção ou coordenação de pessoas.
Público: Profissionais interessados em desenvolver capacitação diferenciada e de alto nível para liderar pessoas.
Curso oferecido várias vezes ao ano (8 horas)
R$ 390,00
http://www.fecap.br

Liderança para o Alto Desempenho
Instituição: Business School Maurício de Nassau (Salvador, BA; João Pessoa e Campina Grande, PB; Natal, RN; Maceió, AL)
Programa: Postura, princípios e conceitos da liderança moderna (participativa e situacional), valorização do potencial humano e negociação com a equipe, motivação, e as responsabilidades do líder nos resultados empresariais e na gestão de pessoas.
Público: Profissionais que atuam no mercado e que desejem se reciclar ou se inserir em uma nova área, independentes de serem graduados. Executivos envolvidos nas diversas áreas funcionais das empresas.
Várias vezes ao ano, inclusive realizados nas empresas
Não informado
http://www.mauriciodenassau.edu.br

Liderando e Desenvolvendo Pessoas
Instituição: Instituto Superior da Empresa (ISE), associada no Brasil à Iese Business School, na Espanha
Programa: Motivações humanas, trabalho em equipe de alta performance, paradigmas da liderança, definição de competências gerenciais, avaliação de desempenho e 360o via internet, políticas de remuneração e benefícios.
Público: Executivos interessados em aprimorar competências gerenciais, especialmente os que desenvolvem líderes.
1o a 3 de abril de 2009 (25 horas)
R$ 3 500,00
http://www.ise.org.br

Liderando Profissionais de Empresas de Serviços (Leading Professional Service Firms)
Instituição: Harvard Business School (Boston, EUA)
Programa: Com base em leituras, discussões de classe e estudo de casos, enfoca as habilidades necessárias para formular estratégias que permitam servir melhor os clientes. Apresenta técnicas para gerenciar o crescimento regional e global.
Público: Executivos que atuam na área de serviços e marketing, consultores, advogados, contadores e engenheiros.
22 a 28 de março; 7 a 13 de setembro de 2009
US$ 11 000,00
www.hbs.edu/executive

Liderança em Ambientes Competitivos
Instituição: Universidade Veiga de Almeida - UVA (RJ)
Programa: Possibilitar, por meio de aulas expositivas e participativas com discussões apoiadas em textos, as modernas técnicas de liderança e gestão de processos e de equipes.
Público: Profissionais que atuem com gerenciamento, coordenação ou supervisão de grupos, e profissionais que reconhecem a importância da liderança para o desenvolvimento da carreira.
Conferir datas (24 horas)
R$ 150,00
http://www.uva.br

Liderança de Negócios Estratégicos: Criando e Entregando Valor (Strategic Business Leadership: Creating and Delivering Value)
Instituição: Chicago Graduate School of Business (Chicago, EUA)
Programa: Mostra como tornar o trabalho e as relações mais produtivas nas empresas modernas. Enfoca a transição do papel de gerente para o de líder.
Público: Profissionais de média e alta gerência que buscam uma visão ampla da organização e querem se tornar mais produtivos.
16 a 20 de março; 13 a 17 de julho; 16 a 20 de novembro de 2009
US$ 7 450,00
http://chicagoexec.net

Motivação e Gerência de Pessoas
Instituição: FGV - Cadempe - Vitória (ES)
Programa: A motivação como ferramenta estratégica para alcançar os resultados e a eficácia organizacional.
Público: Profissionais interessados em desenvolver habilidades de liderança.
Conferir data (16 horas)
R$ 495,00
http://cademp.fgv.br

Oficina de Plano de Negócios
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Oficina que trará a expertise da Incubadora de Negócios sobre a criação e a estruturação de planos de negócios.
Público: Empresas que desejam desenvolver novos projetos e para quem deseja iniciar um novo negócio e/ou reestruturar um empreendimento.
Conferir data (48 horas)
R$ 1 564,00
http://www.puc-rio.br

Programa Executivo Sênior (The Columbia Senior Executive Program)
Instituição: Columbia Graduate School of Business (Nova York, EUA)
Programa: Por meio da interação com outros alunos e coaching individual, os participantes desenvolvem as bases de uma liderança ousada e inovadora.
Público: Executivos responsáveis por grandes negócios.
19 de abril a 15 de maio; 4 a 30 de outubro de 2009
US$ 44 500,00
http://www.gsb.columbia.edu/execed

Programa de Desenvolvimento Executivo – A Transição para a Gerência-Geral (Executive Development Program – The Transition to General Management)
Instituição: Columbia Graduate School of Business (Nova York, EUA)
Programa: Aborda as tarefas e habilidades de um gerente-geral, como questionar, ouvir, integrar e comunicar.
Público: Executivos seniores que têm oportunidade de crescimento na empresa.
7 a 19 de junho; 8 a 20 de novembro de 2009
US$ 24 500,00
http://www.gsb.columbia.edu/execed

Programa Alta Performance em Liderança
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Voltado para o reconhecimento, desenvolvimento e a formação de lideranças. Um dos temas mais abordados pelo mundo empresarial, o programa visa ampliar e desenvolver os aspectos socioemocionais, interpessoais e comportamentais dos executivos.
Público: Executivos em posição estratégica e tática em busca de maior eficiência emocional como fator relevante para a alta performance em liderança.
11 de maio a 26 de junho de 2009 – Etapas Brasil e Espanha (66 horas)
$ 8 000,00 (euros)
www.fdc.org.br

Programa Rápido para Executivos Seniores (Breakthrough Program for Senior Executives)
Instituição: IMD Internacional (Lausanne, Suíça)
Programa: Desenvolver plano de implementação de impacto, como aumentar o desempenho pessoal e formar líderes.
Público: Presidentes, vice-presidentes, diretores regionais.
19 de abril a 1º de maio; 30 de agosto a 11 de setembro; 22 de novembro a 4 de dezembro de 2009
26 000,00 (francos suíços)
http://www.imd.ch/programs

Programa de Administração Avançada (Advanced Management Program)
Instituição: Wharton School (Filadélfia, Estados Unidos)
Programa: Aborda como criar valor para o acionista, manter a vantagem competitiva, tornar-se um líder de mercado e ter acesso ao impacto da informação e TI.
Público: Presidentes, vice-presidentes, executivos seniores de RH e diretores regionais.
31 de maio a 3 de julho; 4 de outubro a 6 de novembro de 2009
US$ 50 000,00
http://executiveeducation.wharton.upenn.edu

Treinamento e Desenvolvimento
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Apresenta os recursos e as metodologias utilizadas de forma estratégica para alcançar os objetivos da empresa.
Público: Cursando superior ou completo, análise de currículo e/ou entrevista. Acontece regularmente, com diversas datas de início durante todo o ano (2 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Logística
Entrega garantida

A logística ganha força nas empresas que exigem entregas organizadas, com qualidade e estoques em ordem.
A terceirização em larga escala é um dos motivos que justifica a necessidade das empresas de investir em logística. Com a produção descentralizada, é necessário desenvolver estratégias de distribuição eficazes. Daí a força de crescimento do setor, que movimenta cerca de 230 bilhões de reais por ano, 12% do Produto Interno Bruto brasileiro. “Com isso, aumenta a demanda por profissionais especializados, que apresentem soluções reais para o mercado”, explica Paulo Fernando Fleury, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, a mudança dos hábitos de consumo (com e-commerce e delivery) aqueceu o mercado e aumentou a exigência pela qualidade do serviço. Desta forma, a demanda por profissionais qualificados fica maior e a educação vira o principal fator para a maturidade do setor, ainda em fase de consolidação. No Brasil, grandes grupos mundiais compraram empresas locais e têm oferecido oportunidades para executivos. Para se destacar, é preciso investir em técnica e aplicação prática. Existem cursos de curta duração até mestrado, para jovens recém-formados, executivos ou profissionais que queiram mudar a área de atuação.

"Em logística, as informações e metodologias estão sendo estabelecidas a partir do fortalecimento de práticas deste mercado, que é relativamente novo. Alguns cursos e certificações oferecem conceitos teóricos novos, que sofisticam a prática. Neste caso, o investimento é valioso”
Luís Capuano, gestor de demanda da Basf

Logística Empresarial
Instituição: Brazilian Business School - BBS (SP)
Programa: Formar profissionais capazes de planejar de forma estratégica, operacionalizar e controlar as atividades de logística de uma empresa, por meio de metodologias e tecnologias atualizadas de gestão.
Público: Profissionais de comércio exterior ou logística.
2º trimestre de 2009 (40 horas)
R$ 1 800,00
http://www.bbs.edu.br/

Técnico de Logística Empresarial
Instituição: Business School Maurício de Nassau (Salvador, BA; João Pessoa e Campina Grande, PB; Natal, RN; e Maceió, AL)
Programa: Conceito, evolução, administração e a importância estratégica da logística e da cadeia de abastecimento (supply chain).
Público: Profissionais que atuam no mercado e que desejam se reciclar ou se inserir em uma nova área, independente de serem graduados. Executivos envolvidos nas diversas
áreas funcionais das empresas.
Várias vezes ao ano (50 horas), inclusive em empresas.
Não informado
http://www.mauriciodenassau.edu.br

IV Seminário em Logística e Supply Chain
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Apresentação de cases de logística, promovendo a familiarização com as teses implementadas em empresas.
Público: Estudantes e profissionais de engenharia, logística e gestão.
Conferir data (6 horas)
R$ 50,00
http://www.puc-rio.br

Compras e Administração de Materiais
Instituição: Senac (SP)
Programa: Atua nos processos de aquisição e administração de materiais a partir de uma visão integrada da logística. Desta forma, é possível dar suporte às decisões por fornecedores, aquisição e administação de materiais (locais ou internacionais), contribuindo para a melhor gestão do negócio.
Público: Profissionais estratégicos da área de logística.
6 a 20 de dezembro de 2009
R$ 260,00
http://www.sp.senac.br

Logística Internacional
Instituição: Centro Universitário UNA (MG)
Programa: Evidenciar a prática e a sistemática da logística doméstica e internacional, e como a ela tem sido aplicada e vivenciada nos cenários mineiro e brasileiro.
Público: Profissionais com conhecimentos de logística.
Conferir data (16 horas)
R$ 249,00
http://www2.una.br

Fundamentos Logísticos Empresariais
Instituição: Centro Universitário UNA – (MG)
Programa: Desenvolver conhecimentos e habilidades de gestão com conceitos de logística e da cadeia de suprimentos.
Público: Estudantes de engenharia e administração e demais interessados.
Conferir data (16 horas)
R$ 250,00
http://www2.una.br

Estratégia nas Cadeias de Valor: da Demanda ao Suprimento
Instituição: Fundação Dom Cabral - FDC (MG)
Programa: Analisar e gerir as cadeias de suprimento de acordo as características de demandas do mercado, apresentando níveis de serviços eficientes e diferenciais competitivos. Utiliza ferramentas de gestão de logística e interface com finanças, marketing e estratégia.
Público: Diretores e gerentes com envolvimento em logística, gestão da cadeia de suprimentos, marketing, comercial, produção e gestão de fornecedores.
13 a 17 de julho de 2009 (50 horas)
R$ 8 500,00
www.fdc.org.br

Estratégia de Previsão de Demanda
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Ferramentas e visão estratégica para mensurar informações de mercado, para combinar rentabilidade e garantir a sobrevivência da empresa.
Público: Gerentes, diretores e profissionais envolvidos nas decisões de demanda e operações.
2 a 29 de julho de 2009 (45 horas)
R$ 3 360,00 (base 2008)
www.bsp.edu.br

Gestão de Operações
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Compreender o papel da Gestão Integrada do Negócio para desenvolver estratégias e o papel do S&OP (Sales and Operations Management).
Público: Gerentes, diretores, profissionais de marketing, logística e de operações e empreendedores.
13 de abril a 3 de junho de 2009
R$ 3 150,00 (base 2008)
www.bsp.edu.br

Estratégias de Produção
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Analisa a evolução da gestão estratégica dentro do contexto da gestão de operações e produção. Discutir a importância da EP e suas implicações no ambiente de negócios.
Público: Cursando superior ou completo, análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano (2 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG (SP)
Programa: Proporciona compreensão do processo logístico integrado, com uma visão global da cadeia logística e de suas interfaces. Apresenta métodos e técnicas utilizados na solução de problemas específicos.
Público: Cursando superior ou completo, análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas de início do curso durante o ano (2 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Negociação
Se colocar no lugar do outro

O maior desafio do bom negociador é, antes de dizer não, perguntar o porquê. As razões do outro podem ser legítimas.
Negociamos o tempo todo, inclusive fora do ambiente corporativo, mas muitas vezes não nos damos conta. Na empresa fará diferença quem tiver habilidade para negociar e entender o que é relevante para o outro. Esse novo modelo de negócio, que exige que os profissionais atuem por projetos e com autonomia para buscar os melhores resultados versus o controle de custos, exige paciência. “Precisamos entender que os anseios, pontos de vista e escalas de valores do outro são legítimos. A mágica é encontrar a solução, administrando o que foi pedido, ainda que de maneira alternativa. Caso contrário, fica configurado apenas uma disputa, e não uma negociação”, diz Jaci Corrêa Leite, coordenador do programa de formação executiva em negociação da FGV–Eaesp. Hoje, a interação entre áreas, o padrão de exigência e a conseqüente redução da tolerância com erros demandam mais práticas da mediação de conflitos.
“Valorizar e alinhar ações com pares, gerentes, fornecedores e clientes é o desafio dos executivos. Até porque nem sempre o valor mais significativo é o preço”, afirma Marcelo Vasconcelos, diretor da consultoria Page Personnel. Negocio o tempo todo, e fazer isso com técnica me deu confiança e habilidades. Hoje negocio intuitivamente e consigo fazer a leitura do outro — se estou prendendo atenção, se meus argumentos estão alinhados ao interesse alheio — e avaliar até que ponto avanço na mediação”
Bruna Cunha, consultora de treinamentos da Roche

Administração de Conflitos: Negociação, Comportamento e Emoção
Instituição: Centro Universitário - UNA (MG)
Programa: Preparar os profissionais para a utilização adequada das ferramentas de negociação e administração de conflitos, alcançando resultados satisfatórios.
Público: É dirigido a profissionais negociadores ou interessados em desenvolver este tipo de habilidade.
Conferir datas (8 horas)
R$ 90,00
http://www2.una.br

Estratégias de Negociação
Instituição: Estação Business School (PR)
Programa: Aprofundar e aperfeiçoar as competências e as habilidades do negociador por intermédio de técnicas e estratégias que possam viabilizar os melhores resultados em uma negociação.
Público: O curso é voltado para executivos e profissionais que participam de negociações internas e externas e que precisam melhorar seus resultados ao lidar com clientes e fornecedores.
Conferir datas (16 horas)
R$ 336,00
http://www.estacaopr.com.br

Estratégias Inovadoras de Negociação
Instituição: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap (SP)
Programa: Despertar sensibilidade para escolher táticas mais adequadas para cada tipo de negociação.
Público: Profissionais de todas as áreas envolvidos com a administração de conflitos e negociações internas e externas.
Curso oferecido várias vezes ao ano (32 horas)
R$ 1 100,00
http://www.fecap.br

Gestão da Cooperação
Internacional: Formação de Agentes de Desenvolvimento
Instituição: Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (SP)
Programa: Capacitar profissionais como facilitadores de processos de desenvolvimento, utilizando metodologias de gestão participativa, com foco nas tendências da cooperação internacional.
Público: Gestores e profissionais dos setores público, privado e do Terceiro Setor, e interessados na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Março a novembro de 2009 (96 horas)
R$ 3 790,00
http://www.faap.br

Negociação Empresarial
Instituição: IBMEC (RJ)
Programa: Proporcionar visão global das negociações nas relações empresariais por meio do estudo interdisciplinar do processo que envolve a comunicação interpessoal, a administração e solução de conflitos, os aspectos emocionais na negociação e a assertividade.
Público: Profissionais que querem desenvolver habilidades de negociação.
Primeiro semestre de 2009
(18 horas)
R$ 950,00
http://www.ibmecrj.br/sub/RJ

Negociações Empresariais
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Direcionado àqueles cuja carreira depende do sucesso na negociação, munindo-os de técnicas e ferramentas para enfrentar negociadores astutos.
Público: Empresários, executivos e profissionais envolvidos em transações comerciais.
Conferir datas (18 horas)
R$ 611,00
http://www.puc-rio.br

Negociação e Administração de Conflitos
Instituição:FAE Centro Universitário (PR)
Programa: Desenvolver a capacidade para intervir estratégica, tática e operacionalmente na condução de negociações e na administração de conflitos, e nos seus desdobramentos, tanto no que diz respeito a papéis quanto a políticas e práticas.
Público: Profissionais interessados no seu aperfeiçoamento em relações interpessoais e negociação.
9, 16, 23 e 30 de maio de 2009 (16 horas)
R$ 350,00
www.fae.edu

Negociação: Estilos e Cultura
Instituição: Business School São Paulo - BSP (SP)
Programa: Propiciar a autopercepção dos estilos de liderança mais praticados e seus impactos na organização. A apresentar ferramentas para a atuação como um agente de negociação eficaz, adequando seu estilo às diversas situações empresariais.
Público: Profissionais envolvidos em processos de negociação, consultores, empreendedores e profissionais liberais e de recursos humanos.
12 de maio a 7 de julho de 2009 (48 horas)
R$ 2 700,00
www.bsp.edu.br

Negociação e Estratégias de Tomada de Decisão (Negociation and Decision Making Strategies)
Instituição: Chicago Graduate School of Business (Chicago, EUA)
Programa: Ajudar gerentes a desenvolver estratégias eficientes para negociações e tomada de decisões que podem melhorar a produtividade da empresa.
Público: Profissionais de média e alta gerência.
18 a 22 de maio; 12 a 16 de outubro de 2009
US$ 7 450,00
http://chicagoexec.net

Programa para Formação de Negociadores
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (RS)
Programa: Capacitar o negociador brasileiro para os novos mercados, identificando-o como um solucionador de problemas.
Público: Diretores, gerentes, negociadores, executivos e profissionais liberais.
Abril de 2009 (70 horas)
R$ 3 680,00 (praticado em 2008)
http://www.unisinos.br

Técnicas de Negociação
Instituição: Universidade Salvador – Unifacs (BA)
Programa: Capacitar a prática dos princípios e técnicas da negociação mutuamente benéficas nos seus relacionamentos, especialmente com os principais clientes e fornecedores.
Público: Empresários, gerentes, supervisores, funcionários, vendedores, representantes comerciais, compradores, administradores e estudantes.
Setembro de 2009 (18 horas)
R$ 610,00
http://www.unifacs.br

Vendas para Empresas
Instituição: Escola de Marketing Industrial - EMI (SP)
Programa: Técnicas de vendas com foco na construção de relações duradouras com os clientes, na criação de ofertas a partir de percepção do que é valor para a empresa e na promoção de troca de experiências de profissionais que atuam no campo do marketing industrial.
Público: Profissionais que atuam na linha de frente, administração de ações de vendas para clientes empresariais.
13 a 15 de abril; 6 a 8 de julho e 3 a 5 de agosto; 9 a 11 de novembro e 7 a 9 de dezembro de 2009.
R$ 7 800,00
http://www.emkti.com.br

Projetos
Aplicar teoria na prática

Certas áreas ganharam visibilidade e demandaram uma nova profissão. É o caso da gerência de projetos, que nasceu há menos de dez anos.
O gerente de projetos é um profissional que tem habilidades, formação e conhecimentos específicos. O grande diferencial da área é a certificação PMP (Project Management Professional, em português, Profissional de Gerência de Projetos), emitida pelo Project Management Institute (PMI), que valida o conhecimento e a experiência nas práticas e requisitos da área. Aqui, a prática e teoria devem andar lado a lado. “Nada substitui a experiência. O profissional deve atuar em projetos e estudar para aplicar a teoria, entender melhor sobre as área envolvidas e diminuir os erros”, explica Fernando Dias, coordenador do curso de Gerência de Projetos, do Senac São Paulo. Apesar da rotina repleta de pressão, o mercado demanda oportunidades para profissionais certificados e conhecedores das práticas do PMI, mas desde que o gerente de projetos mostre certa autonomia na sua condução. Habilidades como negociação, para se relacionar com fornecedores, e comunicação, para expor e “vender” idéias, são diferenciais que garantem o sucesso do projeto. Organização, já que todo projeto tem data para começar e terminar, e liderança, para manter a equipe motivada, também são competência indispensáveis.

"Com o PMP, consegui identificar as bases teóricas que aplico na prática. Ganhei mais ferramentas e repertório para trabalhar com questões técnicas, além do reconhecimento da equipe e dos clientes, que me vêem com maior capacidade profissional. Hoje gerencio projetos de maior complexidade”
Luiz Cláudio Pinho, gerente de projetos do Citibank

Gerenciamento de Projetos
Instituição: FVG - Cadempe (RJ)
Programa: Técnicas de cronogramação, priorização de atividades, orçamento e custos de projetos. Ambientes multiprojetos e compartilhamento de recursos. Administração de risco e gerenciamento do fator humano e negociação no contexto do projeto.
Público: Profisssionais interessados em gestão de projetos.
Conferir datas (24 horas)
R$ 900,00
http://cademp.fgv.br

Gerência de Projetos
Instituição: IBTA (SP)
Programa: Apresentar técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e os diversos papéis da equipe, utilizar o MS-Project como ferramenta de estimativa, planejamento e acompanhamento; apresentar o PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Público: Profissionais interessados nas práticas de gerenciamento de projetos padronizadas pelo PMI.
Conferir datas (40 horas)
R$ 1 302,00
http://www.ibta.com.br

Gerência de Projetos de Software
Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC (RJ)
Programa: Conceitos de gerência de projetos e complementação da formação dos gerentes de projetos com conceitos e, principalmente, práticas da engenharia de software, capacitando-os a definir e implantar estratégias de controle e planejamento.
Público: Analistas de sistemas ou gerentes de projetos de software.
Conferir datas (54 horas)
R$ 1 580,00
http://www.puc-rio.br

Gerenciamento de Projetos com MS-Project
Instituição: Centro Universitário - UNA (MG)
Programa: Capacitar o aluno no uso dos recursos do MS Project 2003 para elaboração e controle.
Público: Gestores, diretores, assessores de planejamento e demais interessados.
Conferir datas (40 horas)
R$ 420,00
http://www2.una.br

Gerenciamento de Projetos (PMI)
Instituição: Centro Universitário - UNA (MG)
Programa: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de projetos definidos pelo PMI, aplicando-os ao dia-a-dia.
Público: Gerentes ou profissionais que desejam conhecer os conceitos do PMI.
Pré-requisito: noções de projeto.
Conferir datas (16 horas)
R$ 300,00
http://www2.una.br

Gerenciamento de Projetos com MS-Project
Instituição: Universidade Veiga de Almeida - UVA (RJ)
Programa: Desenvolver a competência técnica necessária para a gestão, planejamento, execução e controle eficaz do projeto, baseada nas boas práticas e com o apoio do software MS Project.
Público: Profissionais interessados em gerenciar projetos com o apoio de ferramentas.
Conferir datas (36 horas)
R$ 432,00
http://www.uva.br

Gestão de Projetos
Instituição: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap (SP)
Programa: Identificar tendências e ferramentas para planejamento, execução e controle de projetos.
Público: Diretores, gerentes e líderes em geral.
Várias vezes durante o ano (16 horas)
R$ 590,00
http://www.fecap.br

Gestão de Projetos
Instituição: Brazilian Business School - BBS (SP)
Programa: Formação de executivos para a área de gerência de projetos, em conformidade com as exigências do mercado.
Público: Profissionais que trabalham com projetos dos diversos segmentos da iniciativa privada, pública e Terceiro Setor.
2º trimestre de 2009 (40 horas)
R$ 1 800,00
http://www.bbs.edu.br

Gestão de Projetos
Instituição: Instituto Nacional de Pós- Graduação – INPG
Programa: Discute os conceitos de gerenciamento, desenvolve o entendimento do ciclo de vida do projeto, os processos e aplicação de ferramentas e técnicas. Principais terminologias utilizadas.
Público: Cursando superior ou completo, análise de currículo e/ou entrevista.
Acontece regularmente, com diversas datas durante o ano (2 semanas).
R$ 1 350,00
www.inpg.edu.br

Gestão de Projetos / Certificação – PMI
Instituição: Estação Business School (PR)
Programa: Capacitar o profissional para reconher o contexto de um projeto na organização, integrando a visão financeira ao orçamento.
Público: Gerentes e coordenadores responsáveis pela implantação de projetos e interessados em se aperfeiçoar para a certificação PMI.
48 horas)
R$ 1 008,00
http://www.estacaopr.com.br

Novas Tendências na Gestão de Projetos
Instituição: Iese Business School – University of Navarra (Navarra, Espanha)
Programa: Apresenta as técnicas de gestão aplicáveis para cada fase de um projeto.
Público: diretores-gerais e funcionais.
23 a 31 de março de 2009 (Barcelona)
$ 4 100,00 (euros)
www.iese.edu

Preparatório PMP
Instituição: IBTA ( SP)
Programa: Preparar para a certificação PMP, com modelos de questões do exame.
Público: Profissionais com experiência e conhecimento prévio do PMBoK®.
(80 horas)
R$ 2 400,00
http://www.ibta.com.br

Compartilhe