Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Nesta terça (2), o UOL Empregos publica a terceira edição de sua seção mensal, que responde às dúvidas dos internautas sobre mercado de trabalho, carreira, concursos públicos e direitos trabalhistas.

Selecionamos questões enviadas por leitores do canal e as enviamos a especialistas da área de recursos humanos e a advogados.

Veja as respostas das perguntas escolhidas:

Gostaria de saber se estagiário também pode sofrer assédio moral, ou se, caso aconteça, nada pode ser feito por ele não ter vínculo algum com a empresa.

Segundo Max Gehringer, assédio moral "ocorre quando um chefe abusa do poder do seu cargo para humilhar um subordinado de maneira constante e contínua".
No caso do estágio, você pode deixar a empresa e buscar outra oportunidade. Entretanto, recomenda-se que você comece com uma conversa franca com seu superior e tente resolver a situação de forma pacífica.
Caso realmente não obtenha sucesso após, pelo menos, três tentativas de acordo amigável, opte por uma atitude mais radical. Lembre-se que esse tipo de ação, assim como qualquer outro, requer provas.

Carmen Alonso, gerente de treinamentos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)

Gostaria de saber por que não sou mais chamada em nenhuma entrevista de estágio ou emprego. Sou estagiária de uma multinacional em São Bernardo do Campo (SP), mas moro em Santos (SP). Meu contrato de um ano já está acabando, me candidatei pra estagiar em outras empresas, mas ninguém me chamou.
Será que não me chamam por que eu ainda estou estagiando aqui, ou seja, ainda tenho "emprego", ou por que moro numa cidade diferente que não é a capital paulista ou ABC? Será que é a nova lei de estágio, que só permite seis horas de trabalhadas por dia (as empresas não têm transporte para a minha cidade no horário em que eu devo ir embora)?

Vamos às suas perguntas:
Distância - Esse pode sim ser um critério de seleção, que tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida e aprendizado para o estagiário. Candidate-se a empresas mais próximas de sua residência ou, se for o caso, indique que tem disponibilidade para mudar de faculdade e moradia.
Não ser chamada para processos seletivos - há vários fatores que podem interferir.Invista em cursos na sua área de atuação e melhore o seu currículo.
Transporte - A carga horária de estágio é de seis horas, mas você pode acordar com a empresa de fazer duas horas de almoço ou aproveitar o tempo de sobra para estudar, até que o horário do transporte da empresa.

Carmen Alonso, gerente de treinamentos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios)

Se você também tem dúvidas sobre o mundo do trabalho, envie o seu e-mail para uolempregos@uol.com.br, com o assunto "seção de dúvidas" (as perguntas serão publicadas sem identificação). A próxima seção será publicada no dia 5 de janeiro.

Compartilhe