Você tem de 20 a 39 anos? Já se vacinou contra a rubéola? Se a resposta é não, corra porque 12 de setembro é o último dia! Proteja-se contra essa doença causada por um vírus muito contagioso.
A forma de transmissão é pelo contato direto com as gotículas de secreções que saem do nariz e da boca da pessoa infectada. Alguns sintomas são manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça, coriza e febre.
O maior risco são para as mulheres grávidas. Neste caso, a gestante pode abortar ou o bebê pode nascer morto. Quando a criança sobrevive, pode ter a Síndrome da Rubéola Congênita e apresentar problemas por toda a vida. Os mais comuns são deficiência auditiva, lesões oculares, problemas no coração e neurológicos.
Atenção! Se você mora nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a faixa etária para tomar a vacina é de 12 a 39 anos.
Para se vacinar, procure os serviços públicos de saúde ou as equipes volantes. Saiba os locais no site www.brasillivredarubeola.com.br.
Os países da América Latina fizeram um acordo para erradicar a doença até 2010. Ajude você também a eliminar a rubéola no Brasil!