Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Decidir qual curso prestar no vestibular já é uma tarefa bem difícil. Pior quando você escolhe um, cuja referência é uma universidade bem distante da cidade onde mora. O que fazer caso consiga passar no processo seletivo? Se mudar para uma república longe dos olhos dos pais parece uma idéia genial, certo?

Mais ou menos. O estudante precisa ter muita maturidade para lidar com uma mudança de vida de um dia para o outro, sem que tudo se torne uma bagunça. O ‘passe para a liberdade’ não traz só diversão. A partir do momento que você deixa a casa dos pais, ganha uma moradia que vai necessitar de cuidados. Faxina, comida, contas para pagar, tudo se resume a organização.

Além disso, nem sempre o jovem se acostuma com a cidade para a qual se muda. A transferência da praia para o interior, por exemplo, gera um grande impacto. É preciso lembrar que, quando o novo lar fica muito longe da antiga casa, só dá tempo de visitar os parentes e amigos em feriados prolongados.

“Situações como estas podem acarretar doenças psicossomáticas como a gastrite nervosa” diz Erick Sperduti Sala, psicólogo do Nube. “O acúmulo de novas responsabilidades, a alteração da rotina de vida e a falta de afetividade familiar geram uma pressão muito grande no jovem, às vezes a ponto de provocar até depressão”.

Mas a ‘aventura’ tem suas vantagens. O contato com novas culturas e costumes traz amadurecimento e ensina a respeitar diferenças, qualidade essencial em um ambiente corporativo.

É claro que a possibilidade de fazer novos amigos e ingressar na faculdade desejada gera uma euforia tremenda. Ser dono do próprio nariz e fazer o que quiser, a qualquer hora, proporciona uma sensação ótima. Porém, não se pode esquecer o real motivo de estar lá: estudar e dar início à carreira. Quando começar a surgir os trabalhos e as provas, vai ser preciso muita disciplina e dedicação para manter tudo em dia e as notas azuis.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é necessário avaliar se você está pronto para encarar tantas novidades e mudanças. Muita conversa com os pais pode ajudar a prevenir dores de cabeça futuras. Afinal, quem melhor do que eles para dar conselhos e sanar todas as dúvidas?

Compartilhe