Em meio a um mercado atual diversificado e intensamente competitivo, ter ideias inovadores é de grande valor para o seu negócio. Pessoas com pensamentos “fora da caixa” tendem a ser um destaque e crescer com suas estratégias quando colocadas em prática. Acompanhe, nesta matéria, os 4 pilares da inovação e como eles podem te ajudar a crescer profissionalmente e expandir a sua empresa.
Quando falamos sobre novas tendências, não necessariamente a questão será sobre tecnologia e como ela deve ser aplicada. Por muitas vezes, os chefes buscam colocar em prática novos conceitos de trabalho, agregando valor às formas de produto, serviço ou aperfeiçoamento. Assim, as companhias começam a trilhar o seu caminho de sucesso.
De janeiro a agosto de 2023 foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou companhias de pequeno porte. Em média, o tempo gasto para essa abertura, no segundo quadrimestre, foi de 1 dia e 5 horas.
Para quem deseja incluir essas soluções, é necessário dar o primeiro passo. “Mesmo uma empresa não inovadora nativa é capaz de implementar pilares para transformar seus processos, criar oportunidades e encontrar soluções no aprimoramento de ferramentas já existentes”, explica André Medina, gerente de inovação da Andrade Gutierrez.
Como implementar os pilares no seu negócio
As novidades dentro da organização acontecem por meio de ações e estratégias compartilhadas entre a gestão e os seus colaboradores. Por isso, é de extrema importância adicionar esse tema na cultura organizacional do lugar. Logo, ela permite reduzir custos, melhorar metodologias e criar soluções para otimizar técnicas já existentes.
Quais inovações auxiliam nesse processo?
Para ajudar nessa questão, falaremos sobre algumas formas de acréscimo nas decisões e no ambiente como um todo. Acompanhe:
- Defina seu objetivo
A ideia como um todo pode ser muito ampla. Por isso, definir desde o começo um objetivo principal e traçar planos para atingi-lo de uma forma certeira é um bom início. Mapeie os desafios da empresa, crie um planejamento e, por meio disso, saiba como atingir as suas necessidades para evoluir no mercado.
Quando o propósito for definido, as atenções serão voltadas para ele e as sugestões serão criadas com mais facilidade. Assim, pouco a pouco, novas implementações acontecerão e, gradativamente, as inovações poderão ser vistas em novas demandas.
- Invista em conhecimento
Ao inserir uma nova cultura no local de serviço é necessário todo o conjunto estar interligado e contribuir com o crescimento laboral. Logo, traçar planos para fortalecer essa metodologia aparece como algo essencial. Disponibilizar treinamentos e ações diárias fará as equipes criarem um novo mindset nessa etapa de evolução. Por meio disso, a colaboração entre os funcionários trará bons resultados.
- Crie conexões
Para as empresas, receber dicas sobre uma nova forma de aplicações no trabalho é fundamental. Por isso, participar de encontros de relacionamento, workshops e palestras são agregadores para as implementações serem incluídas de forma leve. “As nossas conexões permitiram uma aceleração nos processos dentro e fora dos canteiros de obras, não só ligadas a engenharia mas também a RH, sustentabilidade e tecnologia”, afirma Medina.
- Envolva sua equipe
Para esse formato ter sucesso internamente, líderes e colaboradores precisam estar em harmonia dentro dessas atividades. Uma comunicação clara e em busca do alvo será imprescindível para alavancar os ganhos da instituição. “Colaboradores engajados trabalham felizes e com propósito, tendem a apresentar maior qualidade em suas entregas, auxiliam para manutenção de um ambiente produtivo e rico em trocas”, afirma Wesley Martins, supervisor de atendimento do Nube.
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