Em um mundo cada vez mais globalizado, estar antenado com as novas tendências do mercado é fundamental para sua evolução. Como um método de crescimento, alguns líderes utilizam a técnica das 5 horas para alavancar as suas carreiras e ser um destaque. Acompanhe, nesta matéria, como ela pode servir de inspiração para você aplicar em sua rotina.
Pessoas influentes, como Mark Zuckerberg, Barack Obama e Bill Gates, servem de inspiração para essa prática. A regra possui uma um modo simples, porém muito eficaz: dedicar até cinco horas por semana para aprender algo novo. Reservar esse tempo por meio de leituras, reflexões e exercícios, gera ganhos de produtividade e conhecimento de algo ainda não explorado por si próprio.
Logo, realizando essas atividades, as competências passam por um processo de evolução e você demonstra estar cada vez mais pronto para assumir um posto de influência dentro do mercado de trabalho. De acordo com o estudo global da consultora TSC, para 65% dos entrevistados, a criatividade e o pensamento estratégico são vantagens competitivas.
Para Alexandre Weiler, consultor de carreira da ESIC Internacional, essa rotina pode transformar a trajetória corporativa. “Ao separar cinco horas semanais para o aprendizado contínuo, o profissional amplia suas perspectivas e desenvolve habilidades, se mantendo competitivo e preparado. Esse tempo pode ser para estudar um novo idioma, ler artigos, jornais ou até assistir a documentários”, afirma.
Essa regra não se limita a uma área específica de atuação, mas no desenvolvimento em habilidades, soft skills ou ramos agregadores para o seu futuro. Portanto, é imprescindível manter a constância e não abdicar do seu aprendizado. Assim, dentro da sua profissão, você terá mais responsabilidade.
Benefícios a longo prazo
Para as organizações e gestores, quem aplica essas questões no dia a dia tende a ser um destaque dentro da empresa. Eles passam a ser mais capacitados, inovadores e motivados para realizar as ações em equipe. Assim, os resultados em conjunto aparecem e a empresa colhe frutos em seu crescimento.
De acordo com Weiler, para quem deseja adotar esse método, é necessário ter em mente algo sobre os seus interesses e como isso pode ajudar no desempenho da carreira. “Ler um livro, fazer um curso, assistir a uma palestra ou até mesmo refletir sobre as lições aprendidas ao longo da semana, são maneiras de implementar essa prática. O mais importante é o comprometimento e a regularidade”, completa.
Como aplicar essa regra?
Para quem deseja implementar esse método no dia a dia, algumas estratégias podem facilitar o processo:
Estabeleça uma rotina fixa: separe no seu calendário os momentos ideais para investir nesse aprendizado.
Defina metas de aprendizado: antes de iniciar, saiba quais conteúdos serão agregadores e defina objetivos para cada um deles.
Pratique o que aprendeu: a prática leva a perfeição, entender como aquilo pode ser agregador para o seu futuro é de extrema importância.
Reflita: reserve um tempo para assimilar os modelos aprendidos. Isso pode ser feito por meio de anotações ou conversa com colegas.
Existir uma rede de apoio é essencial para bons retornos. “É necessário ter programas para estimular os funcionários a implementarem novas ideias, processos e promover ações de reconhecimento. Estar sempre em busca de oportunidades de melhoria, tornando-se mais eficiente, e atender de forma mais assertiva possível as necessidades do negócio”, orienta Alba Eiras, Diretora de RH da Lundbeck Brasil.
Gostou do nosso conteúdo?
Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!