A comunicação é importante tanto para a evolução pessoal quanto a profissional. O meio corporativo exige trocas diárias, seja entre líderes, colegas ou clientes. Dessa forma, ter essa competência no currículo é indispensável para um bom desenvolvimento, independentemente da área de atuação. Então veja, nesta matéria, a relevância desse aspecto e como melhorá-lo.
Ter boa comunicação é pré-requisito para conquistar uma vaga!
Para quem está em busca de uma chance no mercado, essa soft skill – habilidade comportamental, chama a atenção dos recrutadores, conforme mostra a pesquisa “estatísticas de comunicação no local de trabalho para 2024”, feita pelo Pumble. Segundo os dados, 81% deles consideravam a competência intercultural, capacidade de expressar ideias com respeito às diversas culturas, a mais para os candidatos. Em seguida, estavam o multilinguismo (77%) e a escuta ativa (75%). Além disso, a análise mostrou como 74% dos selecionadores também indicaram como um ponto positivo o conhecimento de ferramentas de comunicação digital e videoconferência.
A comunicação entre os profissionais impacta diretamente o desenvolvimento da empresa
Essa exigência acontece desde a entrevista, pois a mesma análise apontou a troca entre os colaboradores como o principal culpado pelas falhas da empresa. Segundo 86% dos funcionários e executivos, a falta de uma boa comunicação é a grande razão por trás dos erros na dinâmica corporativa.
Por outro lado, a análise mostra como a eficiência no processo comunicativo contribui para o aumento da eficiência e produtividade em até 25%. “A comunicação eficaz no ambiente de trabalho não apenas previne mal-entendidos, mas também amplia o rendimento e a motivação de gestores e colaboradores”, reforça Mara Leme Martins, PhD. Vice-Presidente do BNI Brasil - Business Network International.
Como melhorar a comunicação para o ambiente corporativo?
Nesse contexto, torna-se ainda mais necessário aprimorar essa capacidade, seja para entrar ou se manter no meio empresarial. Afinal, comunicar-se bem não é um dom, apenas exige aprendizado. Por isso, Thais Gonzales, especialista no tema e trainer de comunicação na Interhunter Academy, deixa seis dicas essenciais para ser assertivo nas conversas de trabalho. Confira:
1. Pense no ganha-ganha
Ao invés de focar em "vencer" um diálogo ou negociação, pense em como a relação pode progredir. Veja a troca como uma oportunidade para ambos se expressarem e encontrarem uma solução benéfica para todas as partes;
2. Fale menos, escute mais
Pratique a escuta ativa! Ouça com interesse, sensibilidade e sem julgamentos. Ao dar espaço para o outro, você permite as ideias e perspectivas diversas virem à tona, enriquecendo o diálogo;
3. faça conexão antes de conclusão
Em vez de tentar determinar quem está certo ou errado, concentre-se em entender a perspectiva do próximo. A partir daí, pergunte: “qual é a melhor forma de resolvermos essa questão?”;
4. Pergunte mais
Tenha curiosidade sobre as demais perspectivas. Isso demonstra respeito e amplia as possibilidades de compreensão e solução. Por exemplo, em vez de afirmar "devemos seguir por esse caminho", pergunte "o que você pensa sobre essa abordagem?". Essa prática pode levar a resultados mais criativos.
5. Seja específico
A clareza na comunicação evita mal-entendidos e facilita a cooperação no dia a dia. Quando precisar de apoio, especifique: "pode me ajudar a revisar a apresentação para entregar amanhã?";
6.Quebre barreiras
Busque conhecer melhor as pessoas ao seu redor. Não procure por culpados ou faça comparações, pois cada uma tem uma história para contar.
Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!