A conexão entre o mercado de trabalho e as redes sociais tende a ser um ponto de dúvida para os candidatos. No entanto, em uma era cada vez mais conectada ao universo digital, as estratégias para reforçar a marca profissional ampliaram. Assim, a construção de conteúdo nas mídias tornou-se uma alternativa para chamar a atenção dos recrutadores. Então veja, nesta matéria, como usar esse artifício a favor da sua carreira.
Por que postar no Linkedin?
Entre as diversas redes sociais, essa tem uma característica diferente, ela é voltada para o mundo corporativo. Ou seja, as publicações entregam conteúdos sobre vida profissional, mercado de trabalho, negócios, tendências e muito mais. As amizades são conexões também estratégicas, como um recrutador, uma empresa a qual deseja ingressar no time, o seu colega de trabalho, gestor, enfim, participantes da sua trajetória laboral.
De acordo com os dados do próprio Linkedin, fazem parte dessa comunidade 75 milhões de usuários brasileiros. Isso representa mais de 60% da força de trabalho nacional. Além disso, 50 milhões de pessoas acessam a página semanalmente para ampliar o networking, aprender e encontrar diferentes oportunidades. “Por ser a maior rede social profissional do mundo, tornou-se uma plataforma essencial para a construção e fortalecimento da marca pessoal. Com postagens consistentes e bem planejadas, o indivíduo consegue mostrar suas habilidades, compartilhar experiências, estabelecer-se como referência em sua área e conectar com outros colaboradores”, reforça Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria e gestor de carreiras
Naja Paulino, analista de redes sociais, tem o costume de publicar nesse espaço e partilha do mesmo pensamento de Marques. “Eu posto para me posicionar como uma especialista relevante e atualizada. No meu perfil, falo sobre inovações, tendências, e atualidades no âmbito empresarial, sempre levando insights e discussões a fim de fazer a diferença para quem me acompanha. Acho importante esse lugar refletix o entendimento sobre o universo do marketing e como essas mudanças impactam as empresas no geral”, conta.
Os recrutadores estão de olho: use o Linkedin como a expansão do seu currículo!
Conforme uma análise da Resume Builder, 74% dos recrutadores entrevistados conferiam as páginas dos candidatos durante o processo de seleção. Segundo a pesquisa, 31% “sempre” olhavam para esse recurso, enquanto 44% faziam “às vezes” e 13% observavam “raramente”. Do total, apenas 12% não tinham esse hábito. Entre os motivos, estavam: verificar o fit cultural e acompanhar o investimento do candidato na carreira.
O gestor de carreiras, dá uma dica sobre quais aspectos podem chamar a atenção de quem está contratando. “Os recrutadores estão de olho em candidatos pró ativos, curiosos e prontos para resolver problemas. Então, é importante as postagens mostrarem suas competências, conhecimentos e experiências de forma objetiva”, orienta.
O que postar no Linkedin?
Essa mídia é uma forma de expandir o seu currículo, por isso é relevante vincular um link diretamente para o seu perfil. Assim, quando não é possível colocar todas as informações ou explicar detalhadamente os projetos os quais está envolvido, o post pode complementar essa apresentação. Nele você mostra de maneira prática as suas vivências, não só no trabalho, mas na universidade, voluntariamente e também as certificações livres!
Os conteúdos de valor para os internautas dessa comunidade são os educativos, inspiradores, reflexivos e fomentadores de debates saudáveis entre seus contatos. Além disso, relatos de experiências práticas relacionadas ao mercado e aprendizados obtidos em
situações desafiadoras costumam ser muito bem recebidos. Para Naja, essa ação a ajudou a ganhar visibilidade no ecossistema laboral e, especialmente, no seu nicho de atuação. “Não foi só sobre expor a minha capacidade, mas também a minha disposição para aprender e a evoluir junto com as transformações mercadológicas”, finaliza.
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