O celular, a cada dia, se torna uma ferramenta com mais potencialidade. Isso torna o seu uso indispensável, até mesmo, no ambiente corporativo. Contudo, além de grandes vantagens para a rotina, esse mecanismo pode prejudicar o desenvolvimento profissional. Então veja, nesta matéria, como controlar o protagonismo desse dispositivo no cotidiano!
O quanto o celular está inserido na rotina dos brasileiros?
Conforme o relatório de 2024 da We Are Social, o Brasil estava em segundo lugar no ranking de maior tempo on-line. A média diária de conexão dos brasileiros era de 9h por dia em aplicativos móveis, ou seja, presentes nos celulares e tablets, por exemplo. Já exclusivamente nas redes sociais, os indivíduos ficam cerca de 3h30 ao dia.
Isso demonstra grande participação da ferramenta na vida das pessoas. “Ela toma quase metade das 24h e, quando consideramos o período de sono, não sobra quase nada fora no universo digital”, observa o presidente do Nube - Estagiários e Aprendizes, Seme Arone Júnior.
A empresa pode proibir o uso do celular no ambiente de trabalho?
Não existe nenhuma norma na legislação regulamentando essa atividade dentro do ambiente corporativo. Porém, de acordo com a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, no artigo 444, as companhias podem estipular regras internas para regimentar o espaço laboral. “Hoje muitas pessoas o usam como material de trabalho, no entanto, para as atividades profissionais sem essa aplicação, ele pode ser visto como um distrator. Assim, a cultura da instituição pode estabelecer se a utilização é permitida ou não. Em casos negativos, infringir a regra tende a gerar prejuízos para o indivíduo”, acrescenta Arone Junior.
Como o uso excessivo do celular impacta um indivíduo?
De acordo com Fátima Macedo, CEO e diretora geral da Mental Clean, a imersão no mundo virtual gera impacto na autoestima, prejudica o foco e a concentração, ocasiona vício, entre outros efeitos na saúde mental das pessoas. “Os prejuízos intelectuais e profissionais não se limitam à distração. Toda essa carga de frustrações, desejos, raiva e medo vem à tona no dia a dia e pode ser descontada em colegas de trabalho, amigos ou família. O usuário ávido das redes sociais não descansa e se torna uma pessoa angustiada” diz a especialista.
Então, como não ser prejudicado pelo celular no ambiente de trabalho?
Para auxiliar os colaboradores na construção de uma relação mais saudável com o smartphone, Fátima deixa seis dicas. Confira:
Faça uma autocrítica sobre sua presença nas redes sociais: se a sua interação on-line estiver prejudicando a produtividade, faça um detox! Desative as notificações, escolha apenas uma mídia para consultar durante o dia e faça isso em momentos de intervalo.
Deixe o celular de lado para fazer suas tarefas: ignore o aparelho durante conversas, reuniões e outras interações. Olhe nos olhos de quem está falando, anote suas instruções à mão e ouça com atenção.
Informe-se sobre os limites de uso de redes sociais no seu trabalho: você pode estar arriscando até sua demissão. Não ultrapasse esses limites. Caso a empresa exija o uso de redes como o WhatsApp, discuta com sua equipe sobre a dinâmica, como a necessidade de evitar conversas fora do expediente ou assuntos não relacionados ao trabalho.
Pratique atividades físicas: a endorfina pode trazer tanto prazer quanto um like! Busque também práticas de meditação e mindfulness.
Tente passar um tempo consigo mesmo: evite buscar informações sobre outras pessoas. Leia um livro, assista a um programa ou ouça música.
Descanse profundamente: desconecte-se de aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.
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