A literatura é uma forma de expressão artística e utiliza a linguagem para transmitir ideias, emoções e histórias. Ela pode ser ficcional, como no caso de romances, contos e poesias, ou não, sendo ensaios, crônicas e biografias. Nesta coluna, indicaremos algumas obras para você mergulhar nesse estilo e conhecer uma forma rica de conteúdo.
“O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Audrey Wood
Essa é uma fábula divertida sobre a inteligência dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho tenta esconder um morango maduro de um urso extremamente faminto, fato curioso porque ele não aparece na história.
Um interlocutor oculto, com a sensação do leitor identificar-se com ele, narra a história e, comparado ao rato, é mais esperto. Seu objetivo é tentar convencê-lo a dividir o morango. Mergulhe nessa história e divirta-se com a leitura.
“Vidas secas”, de Graciliano Ramos
A história de uma família de retirantes obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas é um destaque de Graciliano Ramos. A seca e a vida miserável no sertão nordestino são explorados no livro e dão destaque para o autor como uma das obras de criação mais bem sucedidas da época.
A forma da escrita envolve o leitor e mostra a realidade vivida pela população naquele local. O clima, a falta de recursos, a aridez do ambiente, todas as abordagens fazem as pessoas sentirem as dores do lugar.
“Os Lusíadas”, de Luís de Camões
Os Lusíadas conta a história sobre as grandes navegações dos portugueses. Ele aborda sobre os heróis da época, o caminho até as índias, o império português e, também, uma história mitológica sobre os deuses do Olimpo. As intrigas com os navegantes são mostradas no texto e abordam os desafios enfrentados ao longo da jornada.
Essa obra é considerada o maior monumento poético da língua portuguesa e o autor é um dos mais renomados e conhecidos nesse meio. Desfrute dessa leitura e aproveite para conhecer outras obras do fenômeno Luiz Camões.
Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis
Essa é considerada uma das melhores obras brasileiras de todos os tempos. Machado de Assis mergulha em relatos do já falecido Brás Cubas e suas memórias durante a vida. O livro é narrado em primeira pessoa e o personagem relembra os momentos marcantes da sua jornada na terra, as vivências, sua infância e seu amor por Virgília.
O relato inicia-se de modo inusitado, contando a história pela sua morte. A técnica seria para aliviar a melancolia humana por um dos autores mais renomados desse país. Invista nesta obra e acompanhe tantas outras de Machado de Assis.
“A metamorfose”, Franz Kafka
Nesta obra, o caixeiro-viajante Gregor Samsa se transforma em um enorme inseto monstruoso e passa a viver a sua vida nessa perspectiva. Ali, ele reflete como são os comportamentos de seus pais, sua irmã e vê a sua vida dentro dessa nova realidade. O senso de humor tem uma certa relevância ao decorrer do texto.
É uma obra amplamente conhecida e de grande importância para o mundo da literatura. Franz é um ícone como um dos grandes autores nesse estilo. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre essa história.
Quer conhecer mais dessas obras inspiradoras? Acesse nossa coluna semanal e fique por dentro de todas as novidades!
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!