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O gênero feminino no mercado de trabalho 

Notícia | 08/10/2024

Carolina Amaral

Diversos já foram os desafios enfrentados pelo público feminino, principalmente fazendo um corte ao meio corporativo. No entanto, enfrentar tais impasses e prepará-las para altos cargos, necessita medidas concretas, como a revisão nos processos de contratação e promoção, mentoria, políticas públicas e investimentos privados. Ademais, fatores específicos a esse sexo refletem em maiores dificuldades, como a disparidade na divisão de afazeres domésticos ou a sobrecarga extra quando se é mãe. Entenda mais sobre o cenário de atuação desse grupo.

 

População feminina em maioria na sociedade

Dados do Censo 2022, mostram como o Brasil se tornou um país mais envelhecido e feminino. Em 2010, eram 96,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2022, são 94,2 deles para cada 100 delas . Logo, conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há  6 milhões de pessoas do sexo femino a mais se comparado ao masculino. Dessa forma, elas equivalem a 51,5% (104,5 milhões), enquanto eles somam 48,5% (98,5 milhões) de habitantes. 

Todavia, a realidade trabalhista não segue o mesmo rumo da sociedade, pois o número de mulheres ocupando cargos de liderança no Brasil tem se elevado a cada ano, porém, elas ainda continuam sendo a minoria no mercado. O estudo “Panorama Mulheres 2023”, realizado pelo Talenses Group e Insper, revela haver cerca de, somente, 17% dos cargos de presidência das empresas ocupados por elas. Ainda, consoante o último Censo, menos de 40% dos cargos executivos no país são ocupados por elas, refletindo diretamente em sua retribuição, uma média 21,1% menor.

Nesse contexto, ano passado, foi promulgada a Lei da Igualdade Salarial, com o intuito de diminuição das desigualdades existentes nas remunerações no espaço laboral. Logo, pessoas jurídicas de direito privado com cem ou mais empregados têm a obrigatoriedade de elaborar, semestralmente, relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios. Tais documentos tem o objetivo de comparar remunerações e a proporção de ocupação de cargos entre os gêneros. “Já sabemos os benefícios tidos com a representatividade. Aumento de inovação, criatividade, produtividade, dentre tantos outros efeitos positivos já mapeados. Agora é necessário agir”, destaca a professora do curso de MBA em liderança feminina da Human SA, Dani Plesnik.

 

Apoio mútuo: mulheres se ajudando para alcançar o sucesso!

Conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, quase metade das cidadãs não retornaram ao mercado após 24 meses da licença-maternidade e, segundo a Ticket, 52% das mães já sofreram algum tipo de preconceito no local empregatício. Para obter êxito no regresso, grupos de apoio podem ser uma opção. “Esses ambientes oferecem suporte emocional e prático: permitem se sentirem compreendidas e encorajadas, além de oferecerem recursos valiosos e oportunidades abrindo portas para novas carreiras”, explica a consultora em desenvolvimento e liderança feminina, Daniela Bertoldo.

Por parte das marcas, programas de reintegração auxiliam na atualização sobre mudanças internas. Ademais, a implementação de políticas de diversidade e inclusão, programas de apoio psicológico e uma cultura organizacional de apoio são indispensáveis na jornada. Contudo, por parte das interessadas, ações direcionadas podem trazer enormes ganhos. Um relatório publicado recentemente pela Chief, comprovou como investir em bases de envolvimento é fundamental para mulheres avançarem na carreira, pois 94% das 715 ouvidas acreditam em uma ajuda da sua rede de contatos para progredir. Ainda, mais de 80% delas usam disso para chegar a posições importantes em empresas, como assentos em conselhos, cargos de diretoria e para negociar salários mais altos.

Principalmente no empreendedorismo, esse relacionamento oferece inúmeras vantagens. Segundo pesquisa do Sebrae, no terceiro trimestre de 2023, havia 10,3 milhões de donas de negócios no país, mais de 34%, e a prática auxilia na criação de conexões significativas. “Participar de redes e comunidades oferece um ambiente onde o compartilhamento de experiências, o aprendizado mútuo e o apoio emocional podem contribuir significativamente para o sucesso”, destaca Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e  administradora do Grupo Amor de Mãe BH.

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