Em 2023, o Brasil registrou um recorde histórico de pedidos de demissão, com 7,3 milhões de pessoas deixando voluntariamente seus empregos. Esse número representa 34% dos 21,5 milhões de desligamentos ocorridos no ano, segundo dados da The School of Life Brasil. Essa onda é a maior dos últimos 20 anos e revela um cenário preocupante: muitos profissionais não estão encontrando satisfação em seus postos atuais. De fato, esse foi o motivo para 44% das saídas. A busca por novos desafios (42,65%) e a falta de perspectiva de crescimento (33,82%) também se destacaram.
A taxa de desemprego caiu para 7,1% em maio, a menor desde 2014, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e isso encorajou muitos cidadãos procurarem melhores oportunidades e condições. Nesse contexto, o fundador da FM2S, Virgilio Marques, explica: "hoje, a busca por satisfação pessoal e alinhamento com os valores têm maior peso”.
Como o estágio pode resolver os principais motivos de demissão?
Busca por satisfação pessoal e alinhamento com valores:
Muitos indivíduos estão em busca de um ambiente com boa remuneração e alinhados com seus propósitos. No estágio, os estudantes experimentam diferentes áreas e empresas, ajudando a encontrar um caminho compatível com suas paixões e princípios. Nesse sentido, aspectos como sustentabilidade, diversidade e flexibilidade são diferenciais valiosos. Benefícios voltados para a saúde e bem-estar também conquistam os candidatos.
Busca por novos desafios:
A rotina estagnada e a falta de novos desafios foram citadas por 42,65% de quem pediu a rescisão. Dessa forma, o ato educativo escolar supervisionado oferece uma excelente oportunidade para enfrentar outras tarefas sendo incentivados a aprender e crescer continuamente. Sendo assim, a principal missão dos líderes é manter os colaboradores motivados e preparados para assumir responsabilidades maiores no futuro. “A compreensão e a adaptação a essas dinâmicas são essenciais para a criação de um local onde valorize e retenha talentos".
Falta de perspectiva de crescimento:
A falta de perspectiva de crescimento é um problema sério para muitos trabalhadores. No entanto, o estágio bem planejado pode fornecer uma visão clara de como progredir dentro da organização. Afinal, os iniciantes têm a chance de ver de perto as diferentes carreiras e possibilidades de avanço. Além disso, líderes focados nesse investimento, estão criando os próximos executivos do seu negócio, já familiarizados com a cultura e os objetivos da companhia.
O recorde atingido pelo país em 2023 mostra uma mudança de visão da população em relação à jornada laboral. Eles querem felicidades, desafios e perspectivas de evolução. O estágio, com suas inúmeras oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, é a chave para atender a essas demandas e criar um mercado de acordo com as necessidades e expectativas dos profissionais.
A compreensão e a adaptação a essas dinâmicas são essenciais para a criação de um clima positivo e a manutenção dos integrantes na corporação por muitos anos. Ao apostar na lapidação de novas joias, as empresas contribuem para o futuro do próprio negócio e do Brasil, fortalecendo a educação e a economia nacional.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!