No dia 18 de agosto, o calendário celebra uma figura fundamental do ambiente profissional: o estagiário. O Dia do Estagiário é uma homenagem a quem foi corajoso para ingressar no mercado por meio desta oportunidade, assim como é uma comemoração das conquistas e direitos. O Nube - Estagiários e Aprendizes já incluiu mais de 1,4 milhão de estagiários e aprendizes no mercado de trabalho, mudando a vida de muitos cidadãos. Por entregar poder de compra e ser contra a evasão escolar, essa data é um divisor de águas na história do Brasil.
Origem do Dia do Estagiário
A Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, responsável por dispor o estágio de estudantes, foi o primeiro passo para essa celebração. Atualmente, esse decreto não existe mais, sendo revogado em 2019. Porém, é reconhecido como fundamental para traçar os direitos trabalhistas desses profissionais e “ponta pé” inicial para a homologação dessa comemoração.
Antes do Dia do Estagiário, foi preciso percorrer um longo caminho frente à legislação, culminando na Lei de Estágio. A fim de agregar as responsabilidades e esclarecer as partes envolvidas, ou seja, as universidades, contratantes e contratados, a Lei nº 11.788 entrou em vigor em 25 de setembro de 2008. Hoje, essa norma rege todos os contratos nessa modalidade e é imprescindível para garantir a justiça perante as causas.
A importância do estágio e da celebração
Assim, o dia tem suas raízes na valorização do papel desempenhado por esses integrantes nas companhias. Possui o objetivo de reconhecer o esforço e dedicação, mas também relembrar toda a trajetória até aqui. Além disso, essa iniciativa é capaz de transformar vidas, representando um marco crucial na formação.
Segundo Rachel Richer, gerente de atendimento do Nube, o estágio tem inúmeros benefícios. “Entrei no Nube com 16 anos, ainda no ensino médio e não sabia direito quais eram as minhas aptidões. Um grande diferencial do estágio é a possibilidade de contar com o seu gestor como guia e mentor. A partir de seus ensinamentos e com meu forte senso de propósito, soube o meu sonho como profissão: ajudar a desenvolver a carreira de outros milhares de jovens”, comentou.
Para os estudantes, é a chance de aplicar as teorias aprendidas na sala de aula em conjunto com a prática do dia a dia, enfrentando os desafios reais da carreira pretendida. Ainda, é uma maneira segura e garantida de adquirir as habilidades essenciais para aquela área escolhida, com uma supervisão para auxiliar frente os obstáculos.
Direitos do estágio
Ademais, além dos pontos citados, é a oportunidade perfeita para descobrir vocações, construir redes de contatos e se familiarizar com o ambiente corporativo. Entre os benefícios, destaca-se o aprendizado com especialistas mais experientes, desenvolvendo competências específicas e recebendo feedback quando necessário. De forma geral, isso também é um ganho para a instituição, pois agrega em uma renovação criativa das estratégias e amplia o olhar em busca de soluções.
Ao incluir no mercado alguém ainda em formação, é possível guiar o caminho do indivíduo com dignidade no mundo do trabalho. Outro ponto favorável é o oferecimento de remuneração, promovendo uma fonte de renda para os alunos durante seus estudos. Segundo dados do Nube, a média nacional de bolsa-auxílio, em 2023, chegou a R$ 1.210,66, com um crescimento de 3,37% em contraste com o mesmo período do ano passado. Logo, há perspectivas positivas para quem chega agora no universo empresarial e aproveitar a data para encontrar o “lugar ao sol” pode ser uma boa ideia.
Enfim, o Dia do Estagiário vai além de uma simples celebração, é um lembrete do compromisso da nação com a educação e profissionalização de seus estudantes. Como agente de integração, o Nube afirma: “reconhecer o estágio é investir no futuro”, finaliza Rachel.
Fonte: Rachel Richer, gerente de atendimento do Nube
Serviço: Dia do Estagiário: celebrando oportunidades capazes de mudar vidas