No meio corporativo, há diversas formas de aperfeiçoar os processos e o desempenho dos colaboradores. Para manter o seu negócio em ascensão, são necessárias algumas ferramentas para prosseguir em constante evolução. Logo, um bom ambiente de trabalho permite o seu crescimento de mercado. Acompanhe, nesta matéria, como você pode melhorar a produtividade na sua empresa!
De acordo com um levantamento realizado pela Microsoft, cerca de 68% das pessoas informaram não ter tempo suficiente de concentração ininterrupta durante a rotina ocupacional, impactando diretamente no rendimento. Por isso, traçar estratégias para atingir um bom nível de execução das tarefas é primordial para o funcionamento dessa eficiência.
1) Praticar escuta ativa
Trabalhar essa habilidade é vantajoso tanto para a empresa quanto para o grupo. Ela estimula as formas de entendimento entre ambas as partes, dá suporte na compreensão das necessidades dos funcionários, auxilia na resolução rápida de problemas, identifica áreas para melhoria e aumenta o seu engajamento.
A escuta ativa não se limita em somente dar uma solução para o problema, mas receber ideias, feedbacks e sugestões de como algumas atividades podem ser feitas. “Antes de olhar apenas para métricas, pergunte para o time qual o ponto de vista de cada um sobre produtividade. Os desenvolvedores podem falar acerca de como tornar o dia a dia mais assertivo e direcionar a companhia neste sentido”, explica Gustavo Bassan, Head de Engenharia da BossaBox.
2) Introduzir ferramentas para auxiliar na produtividade e segurança
Ter uma ferramenta para conhecimento sobre a utilização e os acessos é fundamental no controle das atividades. Saber quanto tempo o usuário ficou “logado” ajuda na distribuição das demandas, sem sobrecarregar um ou outro. A proteção digital, por meio de um aplicativo, também garante a segurança da organização, liberando apenas pessoas autorizadas a utilizarem a rede de Internet.
Essa solução promove um monitoramento de pessoas com esse acesso, mesmo não tendo ligação com a empresa. Apenas fazendo o uso da rede nos aparelhos vinculados aos visitantes e trabalhadores.
3) Gestão ágil de alta performance
Uma pesquisa global realizada pela McKinsey & Company, com métodos ágeis bem sucedidos, as lideranças empresariais relataram 30% de ganho em eficiência, satisfação do cliente e engajamento. Por isso, em um mundo onde o mercado muda constantemente e o impacto da tecnologia é enorme, trazer essas inovações para gerenciar as equipes é uma forma de melhorar em diversos aspectos.
“Priorizar o potencial humano e facilitar a adoção de modelos de orientação são fundamentais para uma transformação efetiva e duradoura na maneira como os grupos de alta performance trabalham. Com a administração correta, é possível potencializar as entregas profissionais, colaborando também para o bem estar do empregado", afirma Carolina Kia, CEO da Bud, consultoria especializada em utilizar IA para tornar a condução da estratégia de pessoas mais saudável.
4) Gerar resultados positivos com a sustentabilidade
A “inovação sustentável” possui grande valor na esfera laboral. Esse termo refere-se ao desenvolvimento interno de novas formas de se trabalhar dentro da corporação. Também agrega valor na parte externa, contribuindo com benefícios tangíveis e duradouros para a sociedade e o meio ambiente. Internamente a sustentabilidade refere-se à criação e implementação de novas ideias, produtos, serviços e modelos de negócios. Trazendo mais comodidade para as demandas concluídas.
Anotou as dicas?
Então acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!