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O cuidado com emocional é positivo para as empresas 

Notícia | 24/07/2024

Rodrigo Barreto

O bem-estar dos colaboradores se tornou um tema crucial para as organizações. A recente aprovação da Lei 14.831/24, cria o "Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental", comprova a importância dessa pauta. No entanto, além de buscar um selo, as empresas precisam implementar ações efetivas para garantir o equilíbrio e a alta performance de seus funcionários.

 

A importância desse cuidado

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, 264 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e ansiedade. No Brasil, apenas 34% das corporações desenvolviam iniciativas nesse sentido, conforme levantamento da HR Tech. Ignorar essa realidade significa abrir mão de talentos e comprometer a produtividade.

Investir nesse aspecto não é apenas um ato humanitário, mas uma estratégia inteligente. De acordo com a OMS, a economia global perde US$ 1 trilhão por ano devido à negligência com esse tema. Sendo assim, o sócio-gerente do Grupo Skill, Érico Almeida, destaca medidas a serem adotadas pelos líderes:

 

Criar um ambiente seguro e acolhedor: assim, os colaboradores se sentem à vontade para falar sobre suas emoções sem medo de julgamentos ou represálias.

 

Capacitar os gestores: para identificar sinais de sofrimento mental e saber como ajudar na situação.

 

Promover o desenvolvimento profissional: alinhando expectativas e objetivos individuais com as metas do negócio.

 

Realizar treinamentos comportamentais: ensinando a lidar com diferentes emoções de forma saudável.

 

Organizar palestras e workshops: para conscientizar sobre o assunto e oferecer ferramentas para lidar com o estresse e a ansiedade.

 

Oferecer práticas de mindfulness: meditação e yoga são opções para promover o autocuidado.

 

Disponibilizar suporte psicológico: psicólogos qualificados fazem a diferença em momentos de necessidade.

 

Ao criar um clima acolhedor, as companhias podem reter talentos, aumentar a produtividade e alcançar resultados ainda mais expressivos. “Isso não é um custo, mas um investimento e gera retornos concretos”, complementa Almeida.

 

Como conquistar os colaboradores?

 

Na hora de decidir por uma vaga, os candidatos qualificados possuem diversas opções. Entre os fatores com maior peso na escolha, estão os benefícios oferecidos, como salário e convênios. Contudo, antes de se concentrar nesses fatores, eles se perguntam: "Eu me sentiria bem nesse local?".

Segundo estudo da Microsoft, 18% dos pedidos de demissão foram pela incompatibilidade entre a rotina profissional e os valores individuais. De acordo com a Gallup, 44% dos colaboradores pelo mundo se sentiam estressados no dia a dia corporativo. Sendo assim, o diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento da Select Soluções, Fernando Sapata, destaca como um gestor pode encantar a equipe:

 

Liderança humanizada: o comandante reconhece os sonhos dos integrantes e busca oportunidades para realizá-los.

 

Participação nas decisões: todos os membros, independentemente da função, podem contribuir em decisões importantes.

 

Comunicação transparente: é interessante manter um canal aberto de diálogo com todos.

 

Reconhecimento e valorização: o esforço deve ser recompensado.

 

Oportunidades de crescimento: as pessoas valorizam as chances de desenvolvimento.

 

Cultura positiva: respeito, colaboração e diversidade são questões indispensáveis.

infográfico Fatores para conquistar a equipe

 

Para ter sucesso nessa missão, Sapata apresenta algumas dicas:

 

Meça o encantamento: utilize o índice NPS (Net Promoter Score) para avaliar o nível de satisfação dos colaboradores, sempre com anonimato. “Aplique essas pesquisas com frequência regular”.

 

Vá além do básico: “quanto mais a empresa demonstrar atenção às necessidades dos seus colaboradores, maiores as chances deles se sentirem bem”, explica o especialista

 

Esteja aberto ao diálogo: é preciso ter um canal de comunicação com o time e um para denúncias. Além disso, é fundamental esclarecer as metas desejadas e fornecer feedbacks constantes, sejam positivos ou negativos.

 

Todas as atitudes são diferenciais nos dias atuais. Logo, é preciso seguir esse caminho para conquistar e reter os principais talentos. Dessa forma, a chance de sucesso do negócio é muito maior.


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