Atualmente, vivemos a chamada “Era do Cliente”, onde o freguês é colocado no centro das tomadas de decisão nas empresas. Com isso, a opinião, procura e experiência desse sujeito se torna cada vez mais primordial. Contudo, um erro comum das entidades é, justamente, ter esse como um ponto de partida das ações corporativas, no lugar de priorizar as próprias equipes internas. Dessa forma, concomitantemente a tal período no mercado, há uma geração de pessoas com valores mais voltados ao bem estar, em busca de ocupações propiciando maior qualidade de vida. Nesse cenário, os benefícios empresariais passaram a ser uma peça chave para atrair e reter talentos.
Experiência do cliente está ligada com a do funcionário
O denominado “Customer Experience” (CX) é um conceito alinhado com um conjunto de impressões do consumidor sobre a marca após sua interação com ela. Logo, lida com esses indivíduos desde o primeiro contato, até o pós-venda. Todavia, o sucesso nessa vertente não depende apenas de oferecer um bom produto ou serviço, é atrelado diretamente ao Employee Experience, a soma de todas as percepções e sentimentos dos profissionais sobre o negócio.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil fechou 2023 com taxa média de 7,8% de desemprego. Principalmente no cenário competitivo de hoje, a satisfação do contratado ganha relevância na hora de um processo seletivo, seja para admitir novas pessoas ou manter as já existentes no quadro efetivo. Essa importância ganha ainda mais destaque quando é levado em conta o fato de ser a força de trabalho a principal responsável por construir uma boa reputação e um relacionamento duradouro com o público externo.
“A estratégia de Employee Experience baseia-se no modelo de CX, cujo objetivo é manter o foco na jornada das pessoas, criando meios para ampliar a sua fidelização. Ao pensar nisso, é preciso ter em mente, também, o pessoal responsável por tornar esse processo de atendimento satisfatório para os clientes, ou seja: os funcionários. Uma empresa preocupada com esse viés pode ter mais facilidade para aplicar estratégias”, explica Helenice Resende, gerente de seleção do Nube.
Destacar-se com os colaboradores eleva os resultados do trabalho
Nessa realidade, o oferecimento de diferenciais empregadores é indispensável para instituições com o objetivo de crescer gradativamente com o apoio de bons colaboradores. Tendo em vista o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, 67% dos trabalhadores brasileiros afirmaram a influência do estresse no seu trabalho e 31% na saúde mental. Com os números relacionados à felicidade laboral cada vez mais alarmantes, a população passou a priorizar significativamente vagas mais atraentes, com vantagens e oportunidades atreladas.
Assim, oferecer benefícios adequados se enquadra como uma estratégia para a satisfação, engajamento e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado, resultando em uma melhor vivência do comprador. “Grande parte das organizações perceberam como é mais difícil alcançar frutos quando os responsáveis por atingi-los estão comprometidos. Pesquisas indicam: quanto mais saudável, se é eficiente nas entregas do dia a dia”, afirma a especialista.
Benefícios chamam a atenção para a empresa
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Ticket, 48% dos participantes consideraram os benefícios essenciais na escolha para se manter ou mudar de emprego. Já conforme levantamento da consultoria SoluCX, 57% os enxergavam cruciais para a economia familiar. “As vagas com melhores auxílios são as mais visadas, tornando o processo seletivo concorrido. No entanto, tais corporações também tendem a ser exigentes quanto ao perfil e aplicam etapas rigorosas durante a avaliação”, pontua Helenice.
No geral, proporcionar esse tipo de proveito indo além do salário, demonstra compromisso das marcas, gerando felicidade e rendimento. Consoante pesquisa da Harvard Business Review, quem está satisfeito é 31% mais produtivo, 85% mais eficiente e 300% mais inovador. “As companhias têm investido nesses diferenciais como forma de atrair e engajar liderados. Dessa maneira, as sem esse tipo de ação perdem times e chances de contratação. Por outro lado, quanto maior o engajamento do estabelecimento em manter um bom pacote de benefícios, mais ele consegue motivar e manter os subordinados”, finaliza a gestora.
Fonte: Helenice Resende, gerente de seleção do Nube
Serviço: Benefícios extras destacam uma empresa no mercado