A globalização torna a competência em línguas estrangeiras cada vez mais indispensável, tanto para o profissional quanto para o pessoal. Dominar outro idioma pode melhorar significativamente a comunicação em ambientes de trabalho e abrir oportunidades para experiências culturais diversas. De acordo com pesquisa do Kumon, 37% dos estudantes buscam esse aprendizado para terem acesso a empregos mais desejados e bem remunerados.
Essa competência ajuda na carreira
Para a coordenadora de desenvolvimento do Kumon, Amanda Chaud, essa capacidade abre um mundo de novos horizontes de carreira. “Além disso, pode desenvolver habilidades cognitivas importantes, como pensamento crítico, adaptabilidade e resolução de problemas”. Ela destaca os principais benefícios desse aprendizado:
Ampliação do entendimento cultural: esse fator pode melhorar as questões sociais e a compreensão de diferentes estilos de vida.
Oportunidades acadêmicas: a proficiência facilita o acesso a programas de estudo e bolsas internacionais.
Melhores possibilidades de carreira: em vários segmentos esse aspecto é valorizado e considerado um diferencial para melhores cargos e remunerações.
Benefícios cognitivos: aprimora skills como memória, percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.
Melhora na sociabilidade: aumenta a autoconfiança e a interação com colegas e clientes.
Para o gerente de conteúdos do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, os erros - ou tentativas de acerto - na hora de falar não são motivo para não praticar. Nesse sentido, ele aponta dicas para destravar:
Autoconfiança é tudo: confie em seus estudos. Tudo isso é linguística para garantir uma boa performance na hora de dialogar. Boa parte da desenvoltura está na autoconfiança. Nunca duvide de si mesmo. Inclua gestos e faça perguntas.
Pratique sozinho: “uma boa estratégia é gravar a si mesmo enquanto tenta contar uma história, por exemplo. Depois você pode ouvir e encontrar pontos de melhoriar”, aconselha Schibelbain.
Não é preciso ter pressa: tente desacelerar enquanto fala, assim seu cérebro terá tempo de pensar e os possíveis desvios se tornarão cada vez menos frequentes.
Errar é normal: “cometer erros é natural, até mesmo em português. Então, não se culpe e nem se preocupe em ser perfeito na hora da conversação”, ressalta.
Leia em voz alta: vale usar livros, jornais, revistas, artigos da Internet e até letras de músicas. Isso ajuda a treinar e a encontrar palavras, expressões ou sons com grau maior de dificuldade.
Cante: ouvir a pronúncia de falantes nativos ajuda muito. Então, solte a voz com suas canções favoritas.
Vá em busca de vocabulário: há sempre muitas formas de dizer a mesma coisa. Pesquisar sobre elas aumenta seu vocabulário e tem impacto significativo na maneira como você se comunica.
Independentemente da idade, é possível aprender outra língua
Ao contrário da crença comum, o aprendizado pode acontecer em qualquer idade. “Existem muitos alunos com 60 anos ou mais. Eles não veem isso como um obstáculo, mas sim como uma oportunidade”, comenta o fundador da escola Italiano Fácil, Ronaldo Siliveri. O especialista oferece algumas dicas para quem possui esse desejo:
Organize os estudos: planeje o melhor horário e local para estudar e mantenha uma rotina
Participe ativamente das aulas: não tenha medo de cometer erros, pois eles fazem parte do processo e todos naquele ambiente possuem dúvidas.
Não seja muito exigente consigo mesmo: com o tempo, você verá seu progresso. Cada indivíduo tem um ritmo e isso é natural.
Mantenha uma comunicação aberta com o professor: ele conhece suas necessidades e pode orientá-lo da melhor maneira. Afinal, é alguém com vivência no ramo e está acostumado com essa situação.
Em conclusão, aprender uma nova língua é uma experiência enriquecedora. Não só abre portas para novas perspectivas culturais e sociais, como também potencializa as habilidades cognitivas e fortalece a autoestima. Não importa a idade, é um passo significativo para o desenvolvimento pessoal e intelectual, tornando-se uma valiosa ferramenta de conexão em um mundo cada vez mais globalizado.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!