Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
por-quais-motivos-o-profissional-mudaria-de-empresa

Por quais motivos o profissional mudaria de empresa?  

Notícia | 14/05/2024

Laura Pereira

Muitas vezes, o profissional finaliza sua formação, participa do processo seletivo e se torna parte de uma empresa. Ao longo dos anos, as preferências pessoais e a busca pelo propósito próprio alteram a forma como o indivíduo se identifica organizacionalmente, despertando o desejo de alterar sua ocupação. Dessa forma, o Nube perguntou para mais de 7 mil jovens: o que faria você mudar da empresa onde está atuando?”. 

Fatores diversos influenciam o candidato na hora de escolher a vaga 

Para Rachel Silva Santos, analista de seleção do Nube, é possível apontar muitos motivos pelos quais alguém procura uma nova oportunidade. “Geralmente, incluem chances de crescimento, um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, bons benefícios, como plano de saúde e flexibilidade de horários, assim como atuação em modelo híbrido”, afirma. 

Com a pandemia, muitas perspectivas se atualizaram e agora um bom salário não é mais o foco. “Os candidatos costumam buscar esses incentivos, porque desejam um emprego além da remuneração, mas também satisfazer as necessidades pessoais e profissionais”, acrescenta Rachel. 

As atividades impactam diretamente no engajamento do colaborador

De acordo com 26,44% (2.016), as atividades desenvolvidas no cotidiano empresarial se mostram como o principal motivo pela mudança de ocupação. Dessa forma, esse ponto é essencial no momento do recrutamento e os entrevistadores prestam bastante atenção. “Buscamos candidatos com demonstrações de entusiasmo e afinidade com as responsabilidades, pois isso aumenta a probabilidade de sucesso e satisfação laboral”, agrega a especialista do Nube. 

Vagas em home office e com mais flexibilidade são motivos

Assim como as tarefas da rotina, a categoria ocupacional também influencia. Afinal, 24,67% (1.881) apontaram a flexibilidade como razão essencial, ressaltando as vagas home office e híbridas. “As demandas indicam o interesse, habilidades e motivação de cada membro. Esses são pontos necessários e indispensáveis para desempenhar bem as funções do cargo, assim como a modalidade de trabalho ”, aponta. Nessa realidade, o tempo de deslocamento até em casa implicou para 16,87% (1.286) dos votantes. 

Os incentivos laborais são a razão motor para muitos profissionais

Atualmente, os integrantes procuram por qualidade em todos os aspectos. Nesse cenário, os incentivos laborais entraram como grande benefício para 16,42% (1.252) dos entrevistados. “Devido a uma mudança nas prioridades e expectativas dos candidatos, pois embora o salário ainda seja importante, muitos valorizam mais outros aspectos do trabalho. Aqui, posso citar a cultura organizacional, desenvolvimento profissional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e também a missão da organização”, comenta. Portanto, como última estatística, 15,61% se importam mais com o pagamento no início do mês. 

Dicas práticas para o candidato mandar bem no processo seletivos 

Por fim, para aquele expert à procura de uma nova oportunidade no mercado, a selecionadora do Nube separou algumas dicas práticas para auxiliar durante o processo seletivo. “Minha recomendação é praticar respostas para perguntas, principalmente aquelas mais comuns nas entrevistas. Também demonstre interesse genuíno, além de pesquisar sobre a empresa e a posição, destacando suas habilidades e experiências relevantes para o cargo”, finaliza Rachel. 

Fonte: Rachel Silva Santos, analista de seleção do Nube                   

Serviço: Por quais motivos o profissional mudaria de empresa? 

Compartilhe