Está em busca de uma oportunidade, porém, no site do Nube, não apareceu nada compatível com seu perfil neste momento? Aproveite para realizar o teste de português on-line e já elimine uma das etapas de processos seletivos futuros.
O teste ortográfico on-line do Nube
Essa avaliação é muito importante, pois a língua nativa ainda é o principal fator de reprovação nos recrutamentos. Dessa forma, aproveite o momento para realizá-lo. Com base em sua nota, você saberá o quanto precisa ou não melhorar e já adiantará uma das fases de seleção. “A boa comunicação é um dos requisitos básicos para a conquista de uma vaga, pois a pessoa contratada colocará em prática os seus conhecimentos no dia a dia. Sendo assim, ir bem nessa etapa pode colocar o candidato à frente da concorrência. Já o oposto, tende a diminuir as chances ou, até mesmo, gerar a sua desclassificação”, comenta a gerente de seleção do Nube, Helenice Resende.
Pelo lado das corporações em busca de talentos, essa prática tem grande valia. “Isso auxilia as empresas a mapear o quanto o indivíduo está habilitado para atuar em determinadas funções. É claro, algumas oportunidades exigem menos desse fator, outras tem como ponto fundamental. Por isso, é importante utilizar o resultado com bom senso e ser uma das ferramentas dentro de um processo seletivo completo”, destaca a gerente.
Como fazer o teste ortográfico do Nube?
Acompanhe o passo a passo para testar seus conhecimentos em nosso idioma:
- Ao acessar nosso site, entre com seu login e senha, na aba “Candidato”, “Minha Área", ou no círculo com um ícone, ao lado direito da aba “Contato”.
Caso ainda não possua o cadastro, faça-o gratuitamente na aba “Candidato", em “Cadastre seu currículo”.
- Após se logar, vá até o campo “Meu Nube”. “Testes”
- Depois, escolha o “Teste de Português” e, na tela seguinte, clique em "Fazer". Pronto. É só responder!
Algumas observações:
É imprescindível realizar o teste em um local tranquilo e livre de interrupções. Reserve ao menos 35 minutos, pois são 20 questões de múltipla escolha a serem efetuadas. Elas são randômicas, portanto, nunca será o mesmo questionário. Além disso, cada pergunta tem um tempo de resolução, ou seja, não há espaço para distrações ou mesmo mudanças de tela. Caso isso ocorra, você poderá ser desclassificado e não terá outra chance em menos de seis meses.
Após a finalização, você pode visualizar a sua nota. “Sendo assim, quem se dedica ao seu aprimoramento, pode apresentar o quão bem desenvolvido está. Com isso, pode se destacar e largar na frente dos demais”, acrescenta a gerente do Nube.
A língua portuguesa é o maior obstáculo para os candidatos
O conhecimento em português é extremamente relevante no mundo corporativo. Sem dúvidas, esse fator é levado em conta por recrutadores e gestores de organizações em diferentes setores, pois a falta de habilidade na língua oficial pode colocar o profissional em situações desfavoráveis. De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, com 59.776 candidatos a vagas de estágio e aprendizagem, 83,5% foram reprovados por dificuldade gramatical. “Isso ocorre por uma série de motivos, o principal deles é o déficit educacional ainda existente no país. Sendo assim, os discentes, em geral, precisam aprender por conta própria para ampliar as suas possibilidades na carreira”, aconselha Helenice.
As estatísticas entre os estudantes do ensino médio ou técnico foram desanimadoras, com aproximadamente 89% dos 6,3 mil alunos não alcançando desempenho satisfatório. Na área de Administração, dos 21.715 universitários avaliados, 83,4% (18,1 mil) foram reprovados, enquanto no campo do Direito a situação foi ainda mais crítica, com 85,8% dos 2.042 analisados apresentando eficácia abaixo do esperado. As Engenharias apresentaram um índice um pouco melhor, com 26,7% dos 1.991 aspirantes conseguindo êxito.
Embora os estudantes de Letras tenham a língua portuguesa como uma de suas principais disciplinas, as expectativas surpreenderam negativamente, com 85,5% de eliminados. Para Raquel Richter, gerente de atendimento estratégico do Nube, existem alguns erros mais comuns. “A falta de foco e concentração do início ao fim é um deles. Assim como, a pressa ao responder as questões torna-se uma grande inimiga. O uso excessivo de gírias e abreviações no dia a dia também contribui com o esquecimento da forma correta de cada palavra ou confusão entre letras 'x, s ou z'”, explica. Isso traz insegurança e, como consequência, quem responde não aproveita adequadamente os minutos do exame.
Para os futuros jornalistas, cerca de 20,5% alcançaram o mínimo necessário para serem contratados. Já os estudantes de Pedagogia, cuja missão é capacitar as crianças do país, foi ainda pior, apenas 6,5% tiveram sucesso. Essa situação reflete a deficiência do sistema educacional brasileiro, como evidenciado pelo IMD World Competitiveness Center, no qual o Brasil ocupa o último lugar no ranking da educação entre 64 países. Esses resultados têm impactos diretos no mercado de trabalho.
Confira dicas para mandar bem no teste ortográfico
Portanto, você já viu como esse seu desempenho faz a diferença na busca por uma chance no mercado. Por isso, nossa especialista em recrutamento traz algumas dicas de ouro para atingir uma boa nota. “Antes de realizar a prova oficial do Nube, é interessante testar os seus conhecimentos em outros locais. É importante saber quais são as suas principais dificuldades e focar nelas. Reserve de 30 a 60 minutos por dia para se aprimorar, isso fará muita diferença. Hoje, é possível fazer isso se divertindo, seja por meio da leitura de livros voltados ao seu gosto pessoal ou assistindo a aulas gratuitas pelo YouTube ou redes sociais”, indica Helenice.
Segundo Raquel, ter uma organização assertiva é indispensável. “Revise algumas regras ortográficas e acentuação das palavras. Invista em exercícios de fixação ou simulações antes de iniciar. Além disso, é fundamental destinar um tempo para fazer a prova com calma, procure um ambiente silencioso e evite distrações. Se eu puder dar um conselho: não espere a oportunidade chegar para iniciar o seu preparo. Esteja pronto antes, assim você ficará um passo à frente”, acrescenta.
Dicas para mandar bem no teste ortográfico de Língua Portuguesa
- Busque outros exercícios para avaliar seu conhecimento
- Reserve de 30 a 60 minutos por dia para estudar
- Encontre formas divertidas para aprender
- Procure um ambiente silencioso para evitar distrações
- Faça a prova com serenidade
Por fim, Raquel finaliza com algumas recomendações para ajudar no processo seletivo como um todo. “Conheça a vaga detalhadamente. Avalie as atividades, dados da empresa e benefícios. Também é fundamental estar ciente sobre todas as fases do recrutamento e demonstrar interesse em cada uma delas, assim como respeitar seus respectivos prazos”.
Para quem quer ser destaque, o Nube também oferece o teste de raciocínio lógico. “Cada vez mais, ele é utilizado nas seletivas a fim de mensurar a capacidade de desenvolver a capacidade de discernimento e interpretar o avaliação exigida. Inclusive, na Internet há várias opções para contribuir com esse aprendizado. Acredite: desenvolver essa habilidade pode ser divertido e agradável, diversos jogos ajudam nesse processo”, encerra a especialista do Nube.
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!