Em um cenário corporativo em constante evolução, a liderança humanizada emerge como um catalisador de mudanças positivas, influenciando tanto o ambiente de trabalho quanto a vida dos colaboradores. Esse modelo de gestão transcende a tradicional abordagem centrada em tarefas, priorizando a conexão, compreensão e empatia. Para estagiários e jovens aprendizes, essa abordagem pode trazer inúmeros benefícios além dos ensinamentos acadêmicos.
A humanização da liderança em pauta
A conduta em questão está redefinindo a dinâmica organizacional, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Supervisores desse tipo não apenas reconhecem as habilidades técnicas, mas também valorizam as qualidades humanas, promovendo um ambiente no qual incentiva a colaboração, a criatividade e a inovação.
Essa abordagem cria entidades mais resilientes, capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e superar obstáculos. “Para esse tipo de liderança, o trabalho não é um emprego, e sim a forma como o indivíduo relaciona-se e imprime sua marca no mundo, por meio da ação. É uma expressão do ser”, aponta Alexandre Pellaes, especialista em modelos flexíveis de gestão.
Nessa era de transformações, o tópico emerge como um catalisador poderoso, moldando firmas mais saudáveis e impactando positivamente as vidas de todos os envolvidos. “Essa gestão abre espaço para os profissionais terem liberdade e se sentirem capazes de identificar como podem se movimentar no trabalho, de forma colaborativa e compartilhada, em prol da alta performance”, reforça Pellaes.
Dicas para liderar na rotina
A urgência e complexidade das transformações organizacionais são destacadas por um levantamento recente conduzido pela Olivia, uma consultoria especializada em processos de transformação organizacional. Surpreendentemente, os resultados revelam como 40% dos líderes expressam sentir-se despreparados para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças. Nesse contexto, elencamos cinco dicas para ajudar na rotina das lideranças. Confira!
Coloque em prática suas falas: embora seja uma regra aparentemente simples, segui-la não é tão fácil quanto parece. Frequentemente, surgem disparidades entre as respectivas afirmações e suas ações reais. Essas discrepâncias, mesmo quando parecem insignificantes, podem comprometer a credibilidade tanto do líder quanto do liderado. Por exemplo, caso um diretor defenda o equilíbrio entre vida profissional e pessoal em sua empresa, mas estabeleça metas das quais demandam o trabalho de extensas horas extras da equipe, isso gera inconsistência e desconfiança.
Saiba como lidar com o coletivo: um líder eficaz navega constantemente na linha tênue entre obter consentimento e exercer controle, visando impulsionar a organização e seu time para patamares mais elevados. “A diferença entre um líder e um chefe: um elimina todos os obstáculos ao longo do caminho, enquanto o outro simplesmente dirige para onde lhe é ordenado”, comenta Angélica Rebello, CEO da Vetta Projec.
Siga os melhores exemplos: a abordagem mais eficaz para a aprendizagem reside em ser um seguidor exemplar e na constante comparação com quem você aspira se tornar. Ao imitar os mais competentes e absorver lições de seu sucesso, desenvolve-se a habilidade de ajustar suas respostas de acordo com os superiores e as circunstâncias, além de obter insights valiosos sobre como se comunicar efetivamente com o quadro. “É preciso muita coragem e integridade para ser um bom seguidor, e quem vive de acordo com essas regras não serão apenas colaboradores eficazes, mas também estarão no caminho certo para se tornarem líderes de caráter”, completa Angélica.
Reconheça o valor do próximo: uma característica distintiva dos líderes excepcionais é a presença de uma sólida autoconsciência em relação às suas habilidades e pontos fortes, aliada à confiança necessária para formar setores com indivíduos talentosos capazes complementar e compensar as áreas com deficiências. Além, é claro, de envolver-se ativamente no desenvolvimento, treinamento e orientação de sua equipe, buscando influenciar de maneira intencional para alcançar o máximo desempenho.
Mantenha a autoavaliação em dia: a prática regular de feedback não apenas assegura a manutenção do rumo adequado, mas também proporciona princípios orientadores valiosos nas responsabilidades do cargo. “Para liderar com eficácia, você precisa estar sempre à frente do jogo e ser altamente adaptável às mudanças, tendências e atitudes”, finaliza a CEO da Vetta Projec.
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!