Segundo dados do Serasa, de julho de 2023, o Brasil possui 71,41 milhões de cidadãos em situação de inadimplência. Nesse número, há muitos estagiários, aprendizes e efetivos. Muitos deles, já estão em busca de melhores práticas para organizar sua vida financeira, pois entendem como isso é fundamental para melhorar a qualidade do dia a dia. Sendo assim, descubra dicas práticas para lidar com as finanças.
Como melhorar minha gestão financeira? Confira dicas
Com números tão alarmantes, é preciso ficar esperto. Para Luiz Fernando Marchiori, Head de Negócios da QuiteJá, entender a fundo esse assunto é indispensável. “Deixar de pagar uma fatura ou contrato traz consequências negativas, variando de acordo com a instituição financeira e o tempo de atraso do pagamento”, exemplifica.
Portanto, compreender, pelo menos, a concepção de economia é fundamental para um dia a dia mais equilibrado. “Ao aprender sobre educação financeira, podemos exercitar a tomada de decisões conscientes e responsáveis em relação ao dinheiro, desenvolvendo uma compreensão mais profunda sobre seu valor”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.
Essa temática deve ser repassada e sempre divulgada. “Quanto mais cedo se puder ensinar e aprender conceitos financeiros básicos, como distinguir entre necessidades e desejos, maior é a chance das futuras gerações gerenciarem suas finanças de forma eficaz e saudável”, ressalta Thaíne.
Sendo assim, a executiva elenca cinco dicas práticas. Confira:
1) Elabore um planejamento financeiro:
Foque no processo de planejamento financeiro, defina passos para atingir essas metas. Também lembre-se de economizar uma parte do dinheiro para poupar. Assim, sempre estará no verde!
2) Diferencie necessidades de vontades:
É imprescindível compreender a diferença entre necessidades e desejos. Isso ajuda a reconhecer como algumas coisas são essenciais, como alimentação, moradia e educação, enquanto outras são apenas desejos, como itens de luxo e entretenimento. Por isso, faça escolhas conscientes sobre como gastar seu dinheiro.
3) Crie o hábito de sempre economizar:
Seja por meio de um cofrinho ou uma conta bancária própria, com pequenas economias, é possível acumular grandes quantias ao longo do tempo. Por isso, é vital uma parcela do seu montante ser guardada para finalidades e situações posteriores.
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!