Cada dia mais, essa febre ganha espaço no mercado de trabalho e chega aos ouvidos dos estagiários, aprendizes e efetivos. Isso porque, já pensou em transformar os seus bate papos em algo rentável? É exatamente essa possibilidade oferecida pelos podcasts. Com um formato descontraído e convidados ideais para o nicho, é possível ganhar bastante visibilidade e retorno. Sendo assim, entenda mais sobre o assunto e use-o a seu favor!
Como fazer um podcast?
Para o produtor Vitor Alpzera, existe uma grande chance de tornar esse negócio um pilar financeiro. “Os valores podem ir de 2 mil a mais de 200 mil reais”, afirma. Por isso, fazer uma boa pesquisa e investir, pelo menos, nos equipamentos iniciais é o básico para quem pensa em iniciar o próprio programa. O próximo passo é manter uma constância de episódios no ar e temas relevantes, assim você vai conquistando o público e se tornando mais conhecido.
Além disso, com uma boa edição, é possível conseguir cortes virais para servir de vitrine para atrair patrocinadores. Essas empresas parceiras terão a dimensão de quanto seus conteúdos atingem na Internet e porque eles deveriam anunciar em seus quadros. Outro ponto fundamental para garantir o sucesso é pensar “fora da caixa” e trazer o público gradativamente mais para perto. A fim de alcançar esse objetivo, o expert pode usar diferentes tipos de ações e aplicações, com interação nas redes sociais e um clube de membros.
Vale a pena lembrar: esse processo exige paciência, tempo, pesquisa e constância. Aprender a conduzir a interação para se manter sempre algo descontraído e informativo é a chave para se tornar atraente aos seus espectadores. “É preciso saber como isso requer um processo longo de trabalho, constância e muito, mas muito conteúdo”, finaliza Alpzera, produtor de podcasts como Ticaracaticast (Bola e Carioca), Podcast Delivery (Victor Sarro), Deu Zebra Cast (Alfinete e Sormani) e Tuguizuca (Guto Nejaim e JanJan Pais).
Para Márcio Brant, CEO e fundador da Wepod, esse canal está muito em alta. O mercado de podcasts no Brasil não é tão novo, visto que o primeiro conteúdo neste formato surgiu em 2004. Porém, nos últimos anos, a produção de conteúdo em áudio vem ganhando popularidade e está em constante expansão no país”, comenta. De acordo com levantamento realizado pelo Spotify, o Brasil é o segundo mercado mundial em produção e consumo de podcast, ficando atrás apenas dos EUA (Estados Unidos da América).
Dicas rápidas para você criar um podcast
Em primeiro lugar, para criar um podcast do seu jeito é preciso focar na gravação, ela é o principal material para fazer a sua divulgação. Dessa forma, faça um planejamento com antecedência. Por exemplo, se pensou em chamar convidados, é necessário realizar esses convites com calma, para o expert conseguir se organizar e comparecer. Também é fundamental condensar um tema e defini-lo mediante seus interesses.
Já na parte da edição, um software inteligente é indispensável. Afinal, você precisa otimizar seu tempo e torná-lo mais assertivo. Uma boa indicação é o Anchor, pois oferece várias funcionalidades e permite a personalização de acordo com a sua vontade. Por fim, a distribuição deve ser o foco, para alcançar mais pessoas. Nesse caso, o spotify é uma boa estratégia. Entretanto, existem outras plataformas de streaming, basta uma boa pesquisa para encontrar a ideal.
Gostou das dicas? Se estiver precisando de auxílio para decolar na carreira, conte conosco! Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!