Atingir uma nota satisfatória pode fazer toda a diferença para assegurar uma vaga na universidade e, consequentemente, se tornar apto a começar um estágio. Afinal, de acordo com a lei 11.788/2008, é necessário estar matriculado em algum curso de ensino superior, médio, profissional, especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA.
No entanto, essa conquista vai além do domínio das técnicas de cálculo e conteúdos decorados. A capacidade de produzir um texto de qualidade está diretamente relacionada a um sólido conhecimento sobre o tema em pauta e a um vasto repertório cultural. Ademais, conforme pesquisa do Nube, 83,5% dos candidatos em processos seletivos são reprovados por conta do português ruim.
Logo, esse conhecimento é determinante em todas as etapas da carreira e, o primeiro passo, está na redação no vestibular. Segundo o assessor de redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, é preciso tomar cuidado para não afastar-se do assunto proposto ou abordá-lo de maneira superficial e limitada, deixando em segundo plano a discussão objetiva. “Isso, sem dúvida, impactará negativamente no resultado final", explica.
Conforme o especialista, geralmente, a escolha do tópico envolve perspectivas políticas, sociais e culturais brasileiras ou globais. Portanto, é necessário estar atento e bem informado sobre os acontecimentos na sociedade e no mundo, considerando as controvérsias e os problemas. Gusmão tem algumas apostas para as próximas avaliações:
Erradicação da pobreza:
Esse é o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas - ONU. A meta é reduzir, até 2030, pelo menos pela metade, a proporção de pessoas vivendo em situação de pobreza ao redor do mundo. Para o especialista, discorrer sobre isso demanda uma análise ampla e contextualizada, pois existem realidades muito distintas tanto globalmente quanto no contexto brasileiro.
Igualdade de gênero:
Além de ser um debate comum, a igualdade entre os gêneros é um direito humano fundamental e uma das condições indispensáveis para a humanidade. Essa luta é uma questão de cidadania, pois a disparidade entre homens e mulheres gera impactos negativos em todos os campos. Aumentar a presença feminina em cargos de liderança no mercado de trabalho e na política é um dos aspectos relevantes.
Cidades e comunidades sustentáveis:
O conceito de cidade sustentável transcende a coleta seletiva de lixo e abrange uma comunidade a qual oferece condições de vida satisfatórias para seus habitantes. Isso inclui soluções inteligentes para mobilidade, educação e serviços públicos de qualidade, promovendo o desenvolvimento urbano com proteção ao meio ambiente. Esse também é um dos ODS da ONU e tornou-se urgente, demandando uma rápida reavaliação do funcionamento das áreas urbanas para melhorar a qualidade de vida sem exaurir os recursos naturais.
Educação inclusiva:
Promover a educação para todos garante oportunidades e fomenta a diversidade. O número de alunos com necessidades especiais aumentou consideravelmente no Brasil, exigindo a colaboração do governo, escolas e comunidade para criar um ambiente educacional de acolhimento a esses jovens, oferecendo suporte personalizado para eles.
Racismo estrutural:
Apesar da legislação, o racismo permanece enraizado na sociedade. O termo "estrutural" é utilizado, pois ainda existem comportamentos discriminatórios e favorecem uns em detrimento de outros. Nesse contexto, a diferença salarial entre as raças e a violência policial são pontos a serem abordados.
Segurança nas escolas:
Conforme um levantamento do Instituto Sou da Paz, o ano de 2023 registrou o maior número de ataques a escolas na história do país. Conforme o mapeamento, tanto a frequência quanto a gravidade tiveram crescimento. Sendo assim, é preciso preparar professores e famílias para identificar precocemente sinais de comportamentos de risco, a fim de agir de maneira eficaz na prevenção desses incidentes.
Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes?
Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!
Conte sempre conosco!