A aplicação para as universidades é um instante essencial para iniciar uma carreira brilhante, principalmente na conquista das vagas de estágio. Contudo, o momento é carregado por níveis de nervosismo e pressão. Logo, a saúde mental dos indivíduos tende a ser afetada. Então veja, nesta matéria, formas de preservar esse aspecto e levar as avaliações com mais tranquilidade e segurança.
A pressão sobre as provas aflige os vestibulandos
Um estudo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria mostrou como a incidência de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) entre jovens pré-vestibulandos atinge 41,4% dos entrevistados. Conforme uma outra pesquisa, divulgada pelo Brazilian Journal Health Review, 80,3% dos estudantes apresentam algum grau de irritação. “Muitos enxergam essas provas como a única forma de terem sucesso ou uma carreira bem-sucedida. Então, eles consideram esse desafio como uma ameaça pessoal”, observa Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac.
O nervosismo pode ser gerado por inúmeros fatores
A entrada em uma universidade é um passo considerado fundamental por grande parte da população. Isso porque, o ensino superior tende a formar um profissional e ampliar as oportunidades, como a conquista de um estágio, para a construção de um futuro. Dessa maneira, a chance de ingressão vem carregada de preocupações. Confira algumas delas:
Pressão por parte dos familiares: em uma pesquisa realizada pelo próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, com aproximadamente 25 mil respondentes, 34,19% apontaram existir influência completa ou parcial da família na decisão sobre a sua carreira. “O medo de decepcionar os parentes é outro ponto gerador de estresse no estudante. A cobrança, por parte deles, influencia na rotina de estudos”, diz o especialista.
Falta de concentração e preocupação: estar preparado o suficiente é algo muito pessoal. Contudo, ela é uma sensação comum diante da exigência de inúmeros conteúdos. A falta de foco também atrapalha, tanto antes, quanto no momento de realização da prova. “Quando pego para estudar e não vem a concentração para entender o conteúdo”, é o gerador de nervosismo de Sara Fidelis da Silva, estudante.
Comparação com outras pessoas: em uma situação de “competitividade” isso é acentuado. Porém, nesse contexto, envolvendo acesso a ensino de qualidade, barreiras de aprendizado e outros quesitos, é essencial preservar a individualidade. Afinal, estipular o seu padrão por meio de pessoas a sua volta pode gerar frustrações e falta de motivação.
Como regular o nervosismo?
Ao observar a dificuldade de preservar a saúde mental entre os discentes, Vendrametto, traz cinco dicas sobre como cuidar do aspecto emocional para se sair bem nos testes finais:
- Tenha o sono em dia: durante a noite, o cérebro executa muitas funções necessárias para o bom funcionamento do dia. Assim, dormir bem faz parte de uma ótima rotina de estudos.
- Respeite seu tempo: dependendo do seu objetivo, atingi-lo pode levar mais tempo quando comparado com as metas de outras pessoas.
- Se exercite: ao finalizar uma série de exercícios, o corpo produz endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
- Lembre-se do seu lazer: seja assistir séries, sair com amigos ou ouvir música, os hobbies são importantes. Eles auxiliam a acalmar e, dessa forma, melhoram o aspecto psicológico.
- Busque ajuda psicológica: identificar e entender os seus sentimentos com ajuda de um psicólogo, é uma das chaves para ter uma saúde psíquica ainda melhor.
Sara, também vestibulanda, expõe quais dessas sugestões ela aplica em seu processo: “eu busco me distrair com canções e livros, pois me ajudam a relaxar. Além disso, faço terapia para obter mais confiança e conseguir lidar com as adversidades, seja nas questões pessoais, profissionais ou acadêmicas”, finaliza.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!