Ao entrar em uma rotina corporativa, seja como aprendiz, estagiário ou efetivo, o ganho de demandas é algo automático. Afinal, essa é a proposta da contratação, uma troca. Contudo, a entrega desses afazeres pode ser interrompida por maus hábitos, como a procrastinação. Assim, entender como sair do estado de inatividade é fundamental para não gerar consequências negativas na carreira. Então veja, nesta matéria, formas de organizar o seu trabalho e não prejudicar a imagem profissional.
O que significa procrastinar?
Trata-se da atitude de deixar algo para ser feito depois. Apesar de o conceito ser simples, quando ele é presente em diversas áreas da vida, como o trabalho e os estudos, tende a trazer consequências, muitas vezes, negativas. “Pode impactar na produtividade, reputação e no seu bem-estar. A conduta de procrastinar gera desorganização, acúmulo de tarefas e entregas de baixa qualidade”, explica Júlia Vieira, liderança de operações da Ilegra.
Segundo uma pesquisa do próprio Núcleo Brasileiro de Estágios, feita com cerca de 20 mil respondentes, a metade (49,41%) deles não tem o costume de adiar seus compromissos e os mantém sempre organizados. No entanto, outra parcela vive com essa dificuldade em sua rotina (50,59%), de maneira parcial ou como um comportamento recorrente.
Dentro do estágio, em um ambiente corporativo, por exemplo, existem algumas razões responsáveis por influenciar o colaborador a entrar nesse ciclo. “Falta de motivação e energia para encarar algo com foco e atenção; um alto grau de cobrança pessoal por fazer as coisas perfeitas; um local de baixa segurança psicológica ou, longe da conotação negativa, apenas tempo para decantar e combinar fatos e informações para fazer um projeto mais rico”, expõe Verônica Magarinos, Diretora de Metodologia da Hyper Island.
Como parar de procrastinar?
Mudar um costume, de fato, não é fácil. Porém, quando ele afeta o desempenho em setores relevantes para o crescimento pessoal, é importante buscar caminhos para corrigi-lo. “Reconhecer esses padrões de pensamento e reação é o primeiro passo para superar a procrastinação e desenvolver estratégias para lidar com ela de maneira eficaz. Estabelecer metas claras, encontrar habilidades de gerenciamento de tempo, melhorar a autoconfiança e criar um ambiente propício para a produtividade são algumas abordagens úteis para combatê-la”, aconselha Júlia.
No ambiente corporativo, o cuidado com a inatividade dos colaboradores também é responsabilidade dos líderes
É papel primordial dos gestores observarem o funcionamento da equipe e promoverem estratégias para aprimorá-lo quando for preciso. Em casos de atraso nas atribuições de um colaborador ou grupo é essencial avaliar o motivo e, se houver a procrastinação presente, compreender as crenças limitantes envolvidas e contorná-las. Nesse sentido, a especialista Verônica, deixa três dicas para cuidar desse aspecto nos times. Confira:
- Criar um ambiente de segurança psicológica combinada com accountability, ou seja, a clareza sobre as responsabilidades dos membros e transparência nos procedimentos;
- Impulsionar a autoconsciência nos colaboradores com o intuito de orientar sobre gerenciamento de espaços psicológicos-emocionais;
- Explorar processos e sistemas com políticas de apoio à produtividade e a performance baseada na accountability.
Por fim, a representante da Ilegra, deixa uma orientação essencial para quem se depara com esse quesito ao longo dos dias. “O segredo aqui é se perdoar, pegar mais leve com você. Aprender a pedir ajuda e planejar os próximos passos pode ser um ótimo caminho. Pense na sua gestão de tempo e entenda como priorizar. Acredite em você, no final dá tudo certo!”, diz.
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