No dia 19 de outubro, o Nube participou do evento do Intersel e do Núcleo de Recursos Humanos do Ciesp Guarulhos. O tema da reunião foi as relações de trabalho e suas implicações no cotidiano do RH. Em uma manhã repleta de debates e aprendizados, os participantes ganharam um excelente direcionamento para seus negócios – facilitando no processo de contratação de funcionários.
Como foi o evento
Mesmo seis meses depois do encerramento oficial da pandemia, pela OMS, a vitória contra o isolamento permanece como um tópico latente. “O retorno a esses encontros têm sido muito ricos. A partir deles, podemos compreender como os nossos colegas de ofício pensam e qual a postura das empresas perante o mercado. Assim, conseguimos criar a moldar a nossa atuação”, ressalta a gerente de RH na Schutz Vasitex, Andreia Santos.
Para enriquecer o encontro, duas palestras ocuparam o dia, trazendo informações sobre legislação e vínculos trabalhistas. Quem primeiro subiu no palanque foi o Dr. Eduardo Pastore, consultor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O tema de sua exposição foi “As relações de trabalho no Brasil, tendências e impactos na área de recursos humanos”. Durante ela, Pastore destacou alterações no relacionamento entre companhias e sindicatos, apontou inseguranças e apresentou métodos de negociação. Em conclusão, usou das palavras do psicólogo suíço, Carl Gustav Jung, para incentivar o cuidado interno: “quem olha para fora sonha, para dentro desperta”.
Já Marcelo Samogin, diretor da consultoria Remunerar, foi ao palco para refletir um pouco a respeito da jurisprudência. Seu bate-papo, intitulado “Conheça e entenda a nova lei de equidade salarial na prática de remuneração das empresas”, buscou questionar novas políticas e sua aplicação no cotidiano.
Para o especialista, não é possível mudar do preto para o branco. Pelo contrário, as alterações precisam ser analisadas e fundamentadas. “Cada corporação tem suas dores, seu orçamento e suas prioridades, definidas pela diretoria. Um bom profissional de RH precisa estar atento a quais preferências atender e como equilibrar as ordens da gestão com as delimitações da legislação – exemplos de soft skills”, pontua. No final, o objetivo permanece o mesmo: atrair e reter pessoas compatíveis aos objetivos do negócio.
Influência do networking
Apesar de fundamental, o embasamento teórico não atua sozinho. Como indica o nome, ele dá sustento à operação – não o contrário. A presença em eventos como esse vão além dos discursos, do terno, da gravata e do sapato. O protagonista é o relacionamento.
O gerente comercial do Nube, Caio Marques, defende a ampliação de conexões por meio desses eventos. “É relevante estarmos aqui para mostrar as nossas soluções ao público de recursos humanos e, sobretudo, ouvi-los também. Pegar um feedback em relação a parcerias, entender como está a prestação de serviços e quais as expectativas sobre a atuação do Nube com estagiários e jovens aprendizes é chave”, explica.
É como dizem: “onde há fumaça, há fogo”. Estar cercado por lideranças de um mesmo setor é um terreno fértil para fortalecer e expandir parcerias. Não há local mais adequado para aquecer o mercado e fomentar oportunidades senão esse. “Por onde passo, gosto sempre de ressaltar a presença de salas de aprendizagem do Instituto Saber, parceiro do Nube. Aqui na cidade de Guarulhos não é diferente. Estamos presentes, prontos para modificar vidas”, complementa Marques.
Quer auxiliar nesse movimento e transformar carreiras? Contrate conosco!
Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!