Em um mundo globalizado, com um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, é preciso estar atento às tendências para não se tornar obsoleto. Nesse sentido, o marketing digital desempenha um papel fundamental para o crescimento e visibilidade das empresas. Além disso, os influenciadores ganham gradativamente mais espaço para impactar o público. Sendo assim, descubra mais sobre o termo e conheça dicas valiosas!
O marketing digital se mostra uma ferramenta necessária para os negócios de sucesso
Uma das principais estratégias, reconhecidas por seu bom êxito na atualidade, é a otimização de mecanismos de busca, também denominado como SEO (Search Engine Optimization). Para Renato Torres, empresário e especialista no assunto, palavras-chave, meta descrições, estrutura de URLs (Uniform Resource Locator) e outros elementos-chave também ajudam inúmeras corporações a obterem melhores resultados por conta de táticas eficazes.
Outro ponto de destaque é visto no marketing de conteúdo, pois ele sustenta com uma constância relevantes e envolventes para entregar valor ao seu público. “Invista em blogs, infográficos, vídeos e eBooks, sempre aliado a uma estratégia consistente e bem planejada”, reforçou Torres. Esses são alguns formatos bem conhecidos.
Além disso, a presença nas redes sociais também tende a ser foco, pois os consumidores procuram reviews e demais opiniões nesse meio. Por isso, é fundamental saber como escolher os canais corretos e desenvolver postagens cativantes para chamar a atenção de forma autêntica.
Segundo Torres, é essencial focar em um planejamento constante, com análise de resultados. “Todos esses recursos apresentam métricas para avaliar o desempenho das campanhas e ajustar a estratégia conforme o necessário”, aconselhou.
Para impulsionar o alcance, os anúncios pagos são uma técnica valiosa. Torres indica explorar as diferentes opções de publicidade on-line, como anúncios no Google, Facebook, Instagram e LinkedIn. “Sempre é preciso levar em consideração a importância de segmentar o público, o orçamento e mensurar resultados”.
Nesse mesmo sentido, os business influencers se destacam. Isso porque, recentemente, a Gombo divulgou os resultados de um estudo inédito, a “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn”, feita em parceria com a Lumen Academy. Como resultado, os influenciadores especialistas estão cada vez mais na mira dos investimentos em publicidade das marcas.
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Os business influencers ganham foco para impulsionar resultados das marcas
Esse índice mostra uma perspectiva bem forte sobre o futuro. “Percebemos como antes esse perfil era um grupo mais presente no LinkedIn, pelo próprio perfil da rede. No entanto, o fenômeno tem chegado rápido a outras plataformas e influenciadores com vontade de manter sua relevância precisam estar atentos a isso”, conta Dimitri Vieira, diretor de conteúdo e cofundador da Gombo.
De acordo com uma publicação na página da Influencer Marketing Hub, os conhecidos influenciadores profissionais figuram na lista de 16 tendências para o futuro do marketing de influência. Conforme as informações, a rápida transformação de hábitos dos empreendimentos no ambiente digital é um reflexo da pandemia, quando usuários precisaram aprender a reverberar os conteúdos para as pessoas em isolamento social dentro de casa.
Por isso, as companhias devem dar um passo à frente. “É como se um novo padrão de comportamento estivesse sendo moldado, mesmo de forma tímida, dando um novo direcionamento para o futuro da influência. Na nossa visão, e na era da Creator Economy, a influência vazia não terá lugar na sociedade. É preciso ir além e muita gente entendeu e tem se reposicionado”, conta Erih Carneiro, COO (Chief Operation Officer) e co-fundador da Gombo.
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Afinal, o que são os business influencers?
Essa concepção ainda é algo novo, não apenas no Brasil, mas de forma mundial. Afinal, a Internet e principalmente o TikTok trouxeram uma grande receptividade aos usuários mais generalistas, os quais compartilhavam conteúdos sobre o seu estilo de vida e navegando por diversas áreas.
Entretanto, uma imagem já formada e de comum consenso é a caracterização do influenciador como aquela pessoa com a capacidade de engajar sua audiência contando sobre seu dia a dia. Isso da forma mais orgânica possível, como uma visita a um novo restaurante, uma viagem, tendências de moda, recomendações de séries nas streamings, entre outras ações.
Já o business influencer traz uma visão mais orientada para os negócios em seu posicionamento. Essa categoria é especializada em uma área a ponto de serem vistos como autoridades, por conta de demonstrar um alto nível de conhecimento. Além de inspirar seu público, também mantém um portfólio de produtos e serviços para atender corporações, facilitando a realização de negócios com pessoas, marcas e trazendo independência quanto aos publiposts para monetizar.
Para se ter uma ideia, os influenciadores do LinkedIn se portam exatamente dessa maneira. “O LinkedIn é uma das redes onde mais nasceram os business influencers, pois é uma plataforma com estímulo constante para o compartilhamento de conhecimento especializado e, por isso, é lá onde estão os projetos para buscar esse público mais fiel, engajado e segmentado”, disse Carneiro.
Um bom exemplo dessa incidência pode ser visto quando analisamos a trajetória de Dalva Corrêa. Ela entrou no LinkedIn apenas em 2019 e começou a compartilhar conteúdos de comunicação verbal e escrita com foco na língua portuguesa. Segundo a autora, não imaginava como esse tipo de post pudesse reverberar tanto. Atualmente, Dalva é LinkedIn Top Voice, uma referência para muitas pessoas na rede e atua como business influencer.
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