Ser um bom líder, formar um grupo forte e ter uma relação saudável com os colaboradores é fundamental para o êxito de qualquer organização. Um comandante eficaz é capaz de inspirar, motivar e guiar um negócio em direção aos objetivos comuns, enquanto mantém um clima positivo e produtivo. O sucesso não é alcançado individualmente, mas por meio de um conjunto bem estruturado. É preciso procurar pessoas com habilidades complementares, experiências diversas e compromisso em alcançar metas compartilhadas. Além disso, deve-se incentivar o companheirismo, estimular a colaboração, a comunicação aberta e a valorizar as ideias de cada membro, sejam gestores, estagiários ou aprendizes..
Uma conexão positiva é baseada em confiança, respeito mútuo e diálogo eficaz. O gestor deve ser acessível e estar disposto a ouvir as opiniões e preocupações dos demais. Essa abertura proporciona um ambiente no qual os integrantes se sentem reconhecidos, encorajados a expressar seus pensamentos e contribuições e, assim, percebem como são parte importante do processo de tomada de decisões.
O relacionamento amigável é estimulante. Isso resulta em um aumento da motivação e do comprometimento do grupo, pois se tornam mais engajados e dispostos a dar o seu melhor. Além disso, promove a retenção de talentos. Ao reconhecer as capacidades individuais de cada um e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, a companhia fica pronta para enfrentar desafios e superar obstáculos com eficiência.
Entenda a variedade de gerações no mercado de trabalho
Antigamente, a figura de um chefe era associada a alguém mais velho, com anos dentro da corporação e alcançando o topo da hierarquia após décadas de trabalho. Contudo, nos dias atuais, os indivíduos não estão ligados a uma geração específica e isso resulta em locais completamente diversificados. “Baseado em minha vivência, isso é algo potencialmente positivo, pois é uma espécie de terreno fértil para diferentes sugestões, geradas a partir de perspectivas de mundo variadas. Elas promovem discussões e consensos, elementos essenciais para o cotidiano empresarial”, comenta a docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Miriam Rodrigues.
A especialista acrescenta: “já fui líder de funcionários mais experientes e aprendi muito com eles. Com os de menos idade, tive e tenho a chance de absorver sua energia e juventude, além de suas visões e valores diferentes dos meus. Isso me permite entender várias coisas sob outras óticas. Também já fui subordinada a supervisores mais jovens, ávidos por progredir profissionalmente, serem reconhecidos e alcançarem resultados em prazos cada vez mais curtos”.
De acordo com ela, os mais maduros compartilharam seus conhecimentos, experiências e trajetórias, incluindo os obstáculos pelos quais passaram, seus erros e acertos. No entanto, é possível aprender com todos, independentemente da faixa etária. “Basta ter desejo e disposição para isso. Não se trata de facilidade ou dificuldade com determinada geração. É necessário ter empatia e, muitas vezes, uma boa dose de humildade”, complementa Miriam.
Você sabe comandar seu time em uma tarefa?
A estruturação da equipe é essencial para a execução bem-sucedida de um projeto ou atividade. No entanto, manter uma programação organizada, com tarefas claramente definidas, vai além do simples planejamento. É necessário estar preparado para imprevistos e delegar as tarefas levando em consideração as características de cada membro.
Isso possibilita uma cooperação eficiente, otimiza a utilização dos recursos disponíveis, auxilia no cumprimento dos prazos, facilita a comunicação interna e mantém o foco nos resultados. Todos esses elementos são determinantes para o sucesso de qualquer demanda dentro de um empreendimento.
Nesse sentido, a chefe de conhecimento da Creative Pack, Karolyna Borges traz cinco dicas para otimizar a realização de projetos:
Qual é o primeiro passo ao definir uma tarefa para a equipe?
É essencial expressar o contexto geral e apresentar essa visão antes de atribuir uma tarefa específica, mostrando por que ela é relevante e como está conectada aos objetivos da companhia.
Como verificar se aqueles indivíduos possuem as habilidades necessárias?
Acompanhar a execução, estar disponível para esclarecer dúvidas e compreender o perfil de cada componente auxilia na distribuição adequada das atribuições, a fim de obter um bom desempenho. Esse domínio só é possível quando a alta cúpula dedica tempo para conversas, estabelecendo conexão e confiança.
Como garantir a conclusão dentro do prazo e do orçamento?
Uma forma de alcançar esse êxito é reduzir os pedidos urgentes do dia a dia. Isso só acontece quando se tem uma clara visão de prioridade, por meio de um planejamento de entregas regular. Dessa forma, consegue ajustar o ritmo e também o orçamento conforme necessário.
Como avaliar o sucesso do projeto ou atividade?
Antes de iniciar, estabeleça uma métrica clara de sucesso. Por exemplo, se o objetivo é reduzir o tempo de espera em um consultório, pode-se definir como meta a diminuição de 40 para 30 minutos. É essencial ter clareza sobre quando uma entrega é concluída de fato, evitando ambiguidades, manipulações e mal-entendidos durante a jornada. Para realizar isso de maneira eficaz, a diretoria pode promover encontros com todos os participantes para comemorar a vitória construída.
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