Sua empresa tem esbarrado em complicações para lidar com os colaboradores? Desde a insurgência da Covid-19, o relacionamento interpessoal foi drasticamente alterado. Quem foi uma grande ajudante para essa transição conturbada foi a migração das companhias para o universo on-line. A transição retirou parcela da interatividade – inerente ao presencial – e, assim, reimaginou o contato entre colaboradores. Nessa equação, quem precisou se adequar ao novo formato foi, justamente, a prateleira dos líderes. O tratamento com os seus encarregados, ao mesmo tempo, reduziu e se transformou. Dessa forma, tomou frente no mercado quem soube se alinhar às tendências e fomentar uma nova relação. Quer alcançar essa predisposição? Atualize-se ocupacionalmente com a reportagem abaixo!
Nova visão das companhias
Os avanços digitais dos últimos anos não proporcionaram alterações, somente, na esfera comunicacional. A fragilização dos vínculos impôs um progresso considerável na implementação de tecnologias e um aumento na dinamicidade do cotidiano. Essa desestabilização relacional é, portanto, um resultado do emaranhado revolucionário, o qual agita os mares laborais. Em decorrência do progresso, vive-se um cenário de alta complexidade, volatilidade, carência de especialização, incertezas e outras complicações. Esse contexto exige o destaque de lideranças. É nessas horas quando o gestor deve utilizar de sua posição e competência para guiar seus funcionários para fora do olho do furacão. Comandar não é apenas o retilíneo ato de dar ordens, porém de inspirar o próximo com sabedoria.
A ausência de coordenadores inclinados à orientação é inoportuno ao desenvolvimento das companhias. Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, 90% das equipes de RH apontam os aspectos humanos como ponto chave para o bom desempenho de um chefe. Todavia, o cenário não indica um alinhamento com a demanda. Conforme o Fórum CEO Amcham, 71% dos diretores repensam seu estilo de ofício. “É necessário entender e compreender qual a situação do colaborador na vida pessoal e profissional. As duas precisam estar alinhadas com o mesmo propósito. Além disso, o líder precisa compreender o fato de estar lidando com pessoas e não objetos. A sua responsabilidade é engajar o funcionário”, pontua a empresária, Mara Leme Martins.
Humanização de vínculos corporativos
A humanização dos times não deixa de ser um contraponto às exigências da tecnologia. Trata-se de um abrandamento dos firmes laços impostos pela inovação, o qual prevê direcionamento e tranquilidade à labuta. Manejamento é um conceito ainda muito confundido com chefia. Ser um líder não é sobre estar no comando, porém tomar conta de quem está sob nossa responsabilidade. Além disso, antes de tudo, é de grande relevância ter consciência, autoconhecimento e controle para dar o próximo passo”, indica o cofundador da Start Empreendedor, Fernando Senna. A fim de alinhar concepções e exercer o papel de assistente responsável, e não um carrasco de cobranças, o primeiro passo é compreender o ponto de equilíbrio entre ação e postura.
Para garantir a exequibilidade dessa transformação, é preciso contar – inevitavelmente – com a disposição do chefe. Caso seu cronograma, calendário e, mais importante, vontade de ensinar não se alinhem às demandas, esbarra-se em um agente complicador. O contexto carece de alguém capaz de criar um ambiente onde as pessoas queiram fazer parte. Isso apenas será possível com a horizontalização do debate, na qual todos tornam-se contribuintes de ideias, em prol da companhia. Logo, a escuta ativa surge como outro ponto essencial à gerência, junto à transparência, empatia e comunicação assertiva. “Lidar com as expectativas, manter engajamento, identificar desalinhamentos e encontrar um bom work-life balance, são alguns dos principais desafios da rotina de um time”, levanta Senna.
Vantagens de liderar pessoas
A fim de sanar as incertezas correntes à humanização das companhias, o Nube, em parceria com Mara Leme Martins, separou três vantagens, as quais comprovam a eficiência de uma liderança preocupada socialmente. Veja a lista abaixo e adeque o seu empreendimento:
Melhora na produtividade: com um clima mais leve no ambiente de ocupação, as equipes conseguem operar em harmonia. A partir disso, atua-se com maior satisfação e se potencializa a performance. De acordo com uma análise da Sodexo Benefícios e Incentivos, quase 54% dos brasileiros acreditam encontrar o seu propósito de vida no trabalho atual. Ou seja, a felicidade é uma ferramenta capaz de impulsionar a eficiência.
Projeção de carreiras: com esse tipo de liderança, todos os colaboradores tendem a alcançar um maior crescimento organizacional. Passa-se a compreender melhor as necessidades dos times – tanto nas dimensões pessoais, quanto laborais – e estimula-se o desenvolvimento de cada peça. “As pessoas podem tirar tudo de você, menos o conhecimento. Por isso, ter vontade de estudar, investir em cursos é sempre substancial para o seu crescimento e também o do seu negócio. Aprender nunca é demais”, acredita a a empresária.
Fortalecimento da cultura: proporcionar encontros, onde todos possam dividir reflexões, é um aspecto capaz de levantar ideias distintas e complementares. Além disso, ter uma cultura, a qual priorize a segurança psicológica, ganha enorme relevância. “Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais os indivíduos trabalham home office. Um líder necessita ter essa característica e ainda apostar em pessoas com essa mesma capacidade. Assim, investe-se em bem-estar”, finaliza Mara
Gostou das indicações? Então, se atualize quanto às tendências dos cargos de gerência, preze pelo bem-estar das equipes e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para renovar o seu método de atuação e alavancar a eficiência da companhia é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
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