No atual cenário de constante evolução tecnológica, as carreiras voltadas para essa área destacam-se como excelentes opções para aqueles interessados em cursar uma graduação ou trocar de profissão. Essas ocupações têm se mostrado essenciais para o futuro, principalmente à medida com as instituições adotando novos sistemas de softwares, ferramentas e aplicativos inovadores, como o ChatGPT ou um chatbot com inteligência artificial (IA) capaz de interagir com seres humanos. Sendo assim, compreenda o importante papel das soft skills nessa era da automatização.
As novas dinâmicas do mercado transformaram tudo!
Conforme a ciência avança, mais transações, comunicações e tarefas diárias envolvem o uso de soluções on-line e a criação de plataformas ágeis. Nesse cenário, capacitar profissionais para cumprir essas funções, além de se acostumar com os novos recursos torna-se indispensável. Ainda assim, as oportunidades não limitam-se somente à esfera de nanotecnologia, rede 5G e Internet das Coisas (IoT).
Logo, a modernização continuará um fator-chave de transformação de negócios nos próximos anos das entidades. “Por isso, estarão cada vez mais fortalecidas aqueles segmentos representados por cientistas da computação, especialistas em IA e ciência de dados, analistas de Business Intelligence, desenvolvedores de softwares e engenheiros”, comenta Ana Paula Gonçalves Serra, coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Na atualidade, a mudança de paradigmas está por todas as partes, tais como o aspecto ambiental, social e de governança (ESG), voltadas para práticas adotadas pelas corporações para contribuir com um futuro sustentável. Isso inclui especialistas em energias e quem foco nas pautas socioambientais. Contudo, vale destacar como todos os encargos do futuro exigirão não apenas excelência técnica, mas também as soft skills.
Fica nítido, portanto, como a resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação, autoconsciência, aprendizado contínuo, colaboração ou curiosidade não podem ser substituídas pelas máquinas. “A tecnologia poderá apoiar-nos cada vez mais em atividades rotineiras, mas o discernimento, pensamento analítico e crítico para a tomada de decisão mais adequada somente as pessoas qualificadas serão capazes de exercê-los”, ressalta Ana Paula.
A cultura organizacional precisa ser forte!
Como bem sabemos, o mundo corporativo está passando por um intenso processo de digitalização. Por essa razão, as companhias devem preparar sua força de trabalho para enfrentar os desafios pela frente, tendo em vista o fato da motivação começar dentro do próprio funcionário. Desse modo, a autogestão pode atuar como uma aliada ao pensamento analítico no mercado, potencializando ainda mais o alinhamento com o planejamento estratégico.
Nessa conjuntura, o grande debate da vez é sobre como as competências interpessoais podem ser tão pertinentes em meio às inovações. “O tema começou a ser debatido por meio do Fórum Econômico Mundial, no qual lançou no início dos anos 2000 um estudo denominado World of Talent, advertindo para o crescimento acelerado da economia e para a possível ‘guerra de talentos’ onde as empresas poderiam enfrentar, principalmente diante de um apagão profissional em determinadas áreas”, destaca Alejandra Nadruz, Diretora de Gente & Cultura da Softplan.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2025, 80% das competências mais importantes para o meio corporativo serão as socioemocionais. Ou seja, ela tem a finalidade de aprimorar o desempenho dos negócios para, assim, destacar-se dentre a concorrência. Como nunca, a adaptação constante dos trabalhadores é necessária para manter-se firme na carreira. Não obstante, a população está em busca de alternativas promissoras com oportunidades de crescimento e estabilidade.
A partir de uma cultura organizacional ética e compatível com o perfil do quadro, é possível desvendar o senso de pertencimento de todo o coletivo em prol de mais integridade e produtividade. “Em meio à divulgação dos estudos, o FEM também alertava sobre como muitas pessoas não estariam preparadas para os desafios tecnológicos pelo qual o mundo atravessa, destacando o crescimento da IA, além de muitos governos e associações demonstrarem preocupação em listar as inteligências necessárias para as empresas aplicarem o papel social com os seus colaboradores, especialmente em treinamentos internos”, conclui Alejandra.
Invista nas habilidades techs!
Um ponto interessante de se analisar é como as habilidades digitais não se limitam apenas ao ambiente de serviço, assim como em outras esferas da vida. Afinal, com o alto fluxo informacional do mundo globalizado, a capacidade de comunicar-se, resolver problemas complexos e gerenciar conflitos ocupam um espaço significativo no cotidiano pessoal e laboral. Estar atento a essas exigência é fundamental para quem está em busca de diferentes perspectivas.
Quando falamos sobre pessoas à procura de uma inserção no mercado, é praticamente impossível ser aprovado em um processo seletivo sem uma noção mínima sobre os aparatos e portais mais básicos utilizados pelos escritórios. Por isso, correr atrás da capacitação constante é praticamente uma obrigação para os estudantes preocupados com o amanhã.
Nessas horas, as informações e acompanhamento sobre as tendências pode ser a peça-chave para o sucesso. Não apenas no quesito técnico, mas também no conhecimento geral sobre o segmento para demonstrar-se atualizado em uma entrevista de emprego. Portanto, se você está em busca de vagas de estágio ou jovem aprendiz, não deixe de se inteirar sobre os temas em alta na sua área de atuação e use a tecnologia ao seu favor!
Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!
O Nube acredita no impacto das soft skills na era tech!