De acordo com a Academia Brasileira de Letras, o significado de etarismo é: discriminação e preconceito baseado na ideda. Esse termo tem sido amplamente comentado pela sociedade, principalmente quando falamos sobre o ambiente laboral. Como qualquer intolerância, ela é extremamente prejudicial para a convivência no trabalho, pois desestimula a união e troca de concepções entre indivíduos com diferentes vivências. Sendo assim, compreenda a relevância de combater o julgamento sobre a idade das pessoas, independentemente da época.
Os conhecimentos devem se complementar!
Os conflitos geracionais sempre foram algo presente no mundo corporativo. Até um certo tempo atrás, a liderança sênior era majoritariamente composta por Baby Boomers e uma parcela da Geração X, contudo, os millennials chegaram trazendo novas perspectivas para os processos empresariais. Não obstante, a Gen Z é a mais novata na área e traz consigo a característica de imersão total ao mundo digital. Logo, vivemos um período diverso quando o assunto é ideais distintos.
Nos últimos anos, vimos incontáveis segmentos tornarem-se ainda mais virtuais, demandando um maior domínio sobre as habilidades techs. Isso mudou completamente a vivência organizacional, pois cada trabalhador possui um certo nível de facilidade com tais recursos. “Hoje, pela imersão nas redes, um jovem passa mais tempo conectado em relação ao seu trabalho atual. Por isso, a conexão com os seus se torna mais forte se comparada com a convivência na empresa. É como se a bolha das pessoas da sua geração, parecidas com você, estivesse mais presente em seu dia a dia se associada aos profissionais com quem trabalha”, pontua Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria.
Desde a pandemia, o home office consolidou-se pelo mundo. Apesar de já ser um processo em andamento, o isolamento social foi o maior catalisador da da digitalização dos procedimentos e relacionamentos corporativos. Nesse meio, a juventude nitidamente ganhou destaque devido a naturalização com os aparatos eletrônicos e seus sistemas. No entanto, a experiência dos mais antigos teve um relevante papel na adaptação a esse cenário de crise. Afinal, eles já estão nesse ramo há mais tempo e foram os principais responsáveis por não deixar os rendimentos caírem em meio a mais um momento turbulento.
Fica nítido, portanto, a necessidade de conhecimentos diversos para manter a firmeza de um negócio no mercado, assim como disponibilidade de uma visão mais futurista ao pensar em estratégias. “Nessa linha, penso ser importante sairmos da bolha e estruturarmos, mesmo quando de modo genérico, as características das diversas gerações e avaliarmos como poderiam ser complementares, propiciando um ambiente de trabalho prazeroso, produtivo e equilibrado”, complementa Santos.
A cultura organizacional deve ser inclusiva!
Infelizmente, ainda existe um etarismo velado em toda sociedade, tanto com as pessoas de mais tempo quanto com os jovens. Dependendo da cultura interna de um estabelecimento, não é difícil encontrar quem tenha receio de trabalhar com um determinado grupo. Quando observamos as vagas de emprego disponíveis na área de comunicação e tecnologia, por exemplo, vislumbramos uma tendência para o público juvenil.
Enquanto isso, significativa parcela das pessoas em formação ou em início de carreira, são perseguidos com inúmeras exigências, requisitos e experiências das quais não dá para adquirir em tão pouco tempo. “A pouca idade sempre vai pôr em xeque qualquer repertório profissional ou acadêmico. Contudo, muito além de confrontar, podendo gerar repulsa e taxação dos nativos digitais como a geração mais frágil e mimada, devemos abrir esse diálogo para conscientização de como o idadismo também é um preconceito, e o fato da ausência de verdadeiros representantes da Geração Z nas estratégias e mesas de tomadas de decisão de produtos e serviços para essa faixa-etária, afeta indicadores e resultados das companhias”, destaca Luiz Menezes é fundador da Trope.
Ainda hoje, grande parte das instituições considera os anos de vida sinônimo de responsabilidade ou falta dela. No entanto, assim como uma pessoa em uma transição de carreira considerada tardia, os indivíduos em busca de uma inserção no mercado de trabalho também devem ser levados a sério, pois possuem muito a acrescentar para o desempenho do negócio na era da inovação. Portanto, a inclusão mostra-se, mais uma vez, a solução para melhores resultados.
Ademais, a diversidade racial, religiosa, de gênero e de orientação sexual são amplamente desenvolvidas pelas entidades, trazendo um olhar profundamente inserido nessas temáticas, o famoso lugar de fala. “A mudança precisa acontecer de dentro para fora. Regras existem e foram criadas há décadas nos grandes grupos multinacionais. Agora, por que não podem ser adaptadas para os hábitos de comportamento e consumo atuais dos novos clientes?”, reforça Menezes .
O estágio é uma excelente oportunidade para todos!
Como bem sabemos, o ambiente corporativo é altamente competitivo e é preciso estar preparado para enfrentar os seus desafios. Especialmente quando nos referimos aos educandos, a capacitação deve ser intensa para lidar com as altas cobranças dos setores de atuação. Nessa missão, o programa de aprendizagem ou estágio pode ser de grande ajuda na hora de colocar em prática os conhecimentos e habilidades. Enquanto o primeiro é voltado para jovens entre 14 e 24 anos, o segundo é aberto para pessoas com matrícula ativa em determinados níveis de ensino.
Logo, atentar-se às oportunidades é fundamental para alcançar um bom posicionamento em determinada área. Para isso, os agentes de integração, como é o caso do Nube, pode ser uma grande aliado! A partir de um simples cadastro no portal, é viável encontrar vagas compatíveis com o seu perfil e inteirar sobre as tendências!
Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!
O Nube aposta no estágio para todas as idades!