Como você compreende sua proximidade com a cultura? Presente em cada vírgula do cotidiano, trata-se do fio responsável por tecer e cobrir relações entre pessoas, grupos, povos e nações. No entanto, aproveitá-la e entender sua leveza não é – somente – uma atividade corriqueira. Para isso, é preciso praticar a escuta e treinar uma análise crítica. A fim de contemplar esse desafio cotidiano, visitar exposições pode ser a pedida da vez. Para esta semana, o Nube dispõe de um catálogo diverso, comprometido em abrilhantar os olhos e, quem sabe, despertar uma veia poética em você. Está pronto para embarcar nessa jornada? Então, acompanhe as recomendações a seguir!
Sonhos Urbanos – Caixa Cultural – (Brasília - DF)
Sonhar é construir inúmeros universos, com diferentes realidades, seja acordado ou não, esse conceito é presente em nosso cotidiano. Todavia, para explicar isso além das nossas mentes e sair um pouco do imaginário para a busca de algo concreto, a exibição repleta de obras de artistas renomados, como Glênio Bianchetti, Antônio Poteiro, Anna Letycia, Wagner Hermuche e Athos Bulcão, entrega essa possibilidade. De acordo com a descrição da página, a exposição é uma abordagem onírica sobre a cidade e sobre o fazer arte. Todo o cenário parte da ideia de como tudo é sonhado e pode ser interpretado como um quebra-cabeça de sentidos.
Ficou interessado em saber mais sobre esse conceito e a expressão física executada pelos profissionais? Não deixe de conferir mais informações no site! A visita é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 21h até o dia 25 de junho. O centro de arte se localiza nos Lotes 3/4, Setor Bancário Sul Q. 4 - Asa Sul, Brasília - DF. Não deixe de conferir.
Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito - Centro Cultural do Banco do Brasil (Brasília - DF)
Estreou em Brasília, nesta semana, a mostra construída para contemplar os 70 anos de carreira do fotógrafo carioca. A sua trajetória é retratada com mais de 200 imagens ao redor da galeria do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil). Todas as fotos apresentam a diversidade presente na população e na cultura negra, contemplando as diferentes regiões do país. Nesse sentido, a exibição promove um instante de grande aprendizado visual, com registros desde os anos 1950 até 2021. Assim, ele conta, por meio de com rostos, a história do país e a sua representação física de pluralidade.
A exposição ficará ativa até o dia 25 de junho deste ano, é totalmente gratuita, basta retirar o seu ingresso no site! A localização fica na SCES, Trecho 2 – Brasília/DF. O espaço fica aberto nas segundas de 9h às 21h, quarta a sábado das 9h às 21h e domingo de 9h às 20h. Não perca a chance de conhecer esse trabalho incrível!
Utopia Brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos - Sesc 24 de maio (São Paulo - SP)
A exposição, como a página descreve, é uma imersão e celebração dos 100 anos do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro, Darcy Ribeiro. Em suma, o espaço de construção da mostra conta com documentos históricos, diários, objetos representativos do povo indigena, assim como, áudios e uma sala de projeções para tornar a experiência ainda mais completa. Por fim, o texto atrelado a composição diz como a visitação pode ser uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro como povo e nação. Então, para contemplar e aprender com o passado do nosso próprio país, vale a pena conferir esse evento. Ele ficará presente até o dia 25 de junho, entre no site e confira mais informações.
A memória preservada nas celas do Deops/SP - Memorial da Resistência de São Paulo (São Paulo - SP)
Essa exposição, caracterizada como um evento de longa duração, preenche um dos museus da cidade com a sua própria história. Afinal, os acontecimentos anteriores ainda são essenciais para fundamentar o aprendizado social e promover um país e mundo melhor em meio às adversidades. O edifício onde se estabelece o Memorial da Resistência já foi reconhecido como o Departamento Estadual de Onder Política e Social de São Paulo - Deops/SP, durante quarenta anos. A partir disso, a exibição é construída por meio dos ambientes do antigo território, hoje preservados. Assim, o público pode observar o espaço carcerário composto por: quatro celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol.
De acordo com a descrição da página oficial, "os locais testemunharam atrocidades e desencantos, mas também acolheram atitudes de coragem, fraternidade e resistência, e atualmente servem como inspiração para a valorização dos princípios democráticos e o respeito à diferença”. Logo, para demonstrar esse conceito, a exibição possui um roteiro dividido em quatro módulos. Por fim, para conferir a representação de cada um, não deixe de verificar mais informações no site! O seu funcionamento é de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. Ele se localiza no Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, São Paulo - SP. Não deixe de fora das suas opções.
Curtiu as nossas indicações? Então, mantenha-se aberto para expandir o repertório, transforme essa prática em um hábito de seu cotidiano e, claro, compartilhe já com os amigos! A hora para desenvolver novos pontos de vista, críticas, gostos e opiniões é agora, basta ter iniciativa! Com uma perspectiva de maior amplitude, o seu futuro apenas tende a se tornar mais promissor. Portanto, busque por “rolês” culturais, coloque-os na sua agenda e acrescente leveza no seu aprendizado.
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!
Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade. Além disso, atente-se às nossas demais matérias. Aos finais de semana, sempre publicamos em nosso blog outras dicas de cursos, concursos e livros. Dessa maneira, conseguimos abrir mais portas a fim de incrementar o seu currículo!
O Nube exalta a arte popular, rememora histórias e as recomenda para você!