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A conexão empresarial não pode ser negligenciada! 

Notícia | 13/06/2023

Ana Clara Lima

Um quesito fundamental para atingir o sucesso no mercado de trabalho é a comunicação, seja qual for a área de atuação ou cargo dentro de uma instituição. Como nunca, se expressar de forma clara, empática e persuasiva é crucial na criação de laços saudáveis no meio laboral. Inclusive, os avanços tecnológicos chegaram para ajudar e é indispensável ter domínio sobre as inovações em prol de uma maior facilidade e rapidez para realizar trocas, independentemente de qualquer barreira física. Sendo assim, fique por dentro da importância de não negligenciar a conexão empresarial!

A comunicação é a peça-chave para a conexão!

A comunicação interpessoal assume o papel de receber, interpretar e transmitir informações mediante a fala, escrita ou expressão corporal. Para ter esse processo de maneira bem-sucedida, é primordial estabelecer a reciprocidade, envolvendo tanto o remetente quanto o destinatário. Em meio a era tech na qual estamos inseridos, a preocupação é voltada para como manter a integridade dessas interações nas plataformas digitais. 

Nessa missão, é imprescindível estar ciente sobre os desafios nos quais pode aparecer em cada situação. “A dificuldade em ser empático e de ouvir o outro são lacunas das quais impedem a construção de conexões significativas. Isso afeta negativamente tanto os relacionamentos profissionais quanto pessoais, pois a empatia, comunicação, identificação e confiança não podem ser estabelecidas com as pessoas ao redor”, destaca Alice Salvo Sosnowski,  especialista em soft skills e relações de trabalho. 

Desde a pandemia, a ascensão do home office transformou completamente o cotidiano dos trabalhadores. Com a necessidade de manter o distanciamento social, o mundo corporativo precisou restabelecer suas dinâmicas e migrar grande parcela de suas atividades para o espaço virtual. Dessa forma, a digitalização de processos foi a principal alternativa encontrada para dar prosseguimento nas movimentações laborais. 

Nesse novo cenário, as habilidades techs tornaram-se primordiais para um profissional continuar ativo no mercado. Afinal de contas, a fácil adaptação às constantes inovações é imprescindível para atender as exigências dos clientes, parceiros e fornecedores. “Tenha atenção com o seu interlocutor, esteja presente no momento e faça perguntas para uma explanação mais detalhada de seu ponto de vista”, completa Alice.

Dicas para fortalecer a comunicação das entidades!

Conforme o State of the Sector 2023, elaborado pelo Gallagher, a satisfação quanto aos canais comunicativos permanece relativamente baixa, abrangendo 63% dos indivíduos. Dentre os entrevistados, 46% julgam o investimento em telecomunicações de suas empregadoras insuficiente, sendo um dos cinco principais desafios para a plenitude no meio laboral. Apesar de existir algumas dificuldades na implementação completa desses recursos, essa atitude não pode ser negligenciada. Pensando nisso, elencamos quatro dicas para fortalecer a comunicação das entidades. Veja!

Use a tecnologia de dados ao seu favor: antes de tudo, é preciso ter em mente o fato das empresas investidoras em tecnologia se desenvolverem melhor. Inclusive, um estudo realizado pela TNS Research demonstra como as adeptas a esse recurso crescem 60% a mais se comparado com quem deixa de lado essa conduta. “Hoje, temos plataformas com ferramentas otimizadoras e relatórios com dados efetivos sobre como os colaboradores têm visto a comunicação interna. Usar essas novas tecnologias e análises é um fator crucial para desenvolver a CI da empresa e, assim, turbinar os negócios”, comenta Felipe Hotz, CEO do Comunica.In.

Conte com os canais comunicativos apropriados: esse passo é fundamental para conquistar um dinamismo nas conversas. A partir de dados coletados, é viável analisar e compreender como os consumidores querem se comunicar para, assim, implementar os instrumentos mais compatíveis com a demanda. Nos dias de hoje, uma página com layout atrativo e opções ágeis é o caminho certeiro para atingir a satisfação dos internautas. Como nunca, investir no omnichannel ajuda na obtenção de melhores resultados, justamente por garantir a assertividade. Logo, é interessante investir em chatbots, gestão de e-mails, discadores, entre outras soluções. 

Elimine os ruídos na comunicação da equipe: para estabelecer diálogos produtivos, é essencial contar com uma metodologia padrão e de conhecimento geral. Desse modo, evitam-se os erros e os membros da equipe conseguem realizar suas trocas por meios e horas certas. “Com informações divulgadas da maneira correta e se mostrando aberto ao diálogo, as empresas evitam especulações dos profissionais sobre determinados assuntos e, assim, constroem um espaço seguro para troca de informações e opiniões entre os colaboradores”, complementa Hotz.

Coloque a cultura de feedback em prática: quando uma organização consegue manter o aspecto acolhedor em seu ambiente, todos desfrutam de conversas abertas e sinceras. Essa é uma excelente oportunidade de colocar o hábito das devolutivas em prática, seja na hora de fornecer ou receber uma. Por meio desse fluxo de opiniões e apontamentos,  as corporações fortalecem a cultura interna da organização e impulsionam seus negócios e resultados.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade ir além da comunicação verbal, focando nos gestos, expressões faciais, tom de voz, postura e dinâmicas no mundo digital. A partir de uma adaptação da mensagem ao canal ou perfil do interlocutor, a compreensão fica cada vez mais tangível. Assim, promove-se relacionamentos mais sólidos no âmbito profissional!

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