O primeiro semestre de 2023 está chegando ao fim. Com esse encerramento outras oportunidades se abrem, principalmente para quem tem a intenção de aprimorar a carreira por meio de um curso superior. Isso porque algumas turmas concluem a sua graduação e iniciam-se outras. Logo, é um instante propício para considerar a matrícula e dar outro passo a favor da vida profissional. Contudo, essa decisão é considerada de extrema importância, por isso, ela deve ser planejada com cuidado. Então veja, nesta matéria, como escolher a formação e a universidade certa.
A formação superior tem grande relevância no mercado de trabalho
O mercado de trabalho, no Brasil, é um ambiente de alta competitividade. Então, para superar essa dificuldade de ingressão, uma faculdade no currículo consegue fazer a diferença. De acordo com os dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego no país entre trabalhadores com o ensino médio incompleto (24,4%) é, aproximadamente, três vezes maior quando comparada com o grupo de desempregados de curso superior completo (8,3%). Assim como, o índice também atinge de forma mais elevada os indivíduos com a graduação superior incompleta (17,5%).
A graduação atribui valor a trajetória profissional, veja as vantagens
Em um outro levantamento sobre empregabilidade, realizado pelo Instituto Semesp, Instituição a qual representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil, em parceria com a plataforma Symplicity, demonstrou as vantagens do universitário. De acordo com o estudo, 82,2% dos oriundos de instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, houve alguma melhoria em sua vida pessoal após pegar o seu diploma. Cerca de 24% citaram elevações salariais, 19,9% ingressaram em uma pós-graduação e 33% relataram a conquista do primeiro emprego ou um novo ofício em seu segmento de atuação.
Afinal, como escolher a universidade e o curso sem arrependimentos?
O tempo de dedicação ao aprendizado é extenso. Então, algumas decisões como a profissão de seu gosto pessoal ou uma entidade acolhedora podem tornar esse processo mais fácil. No entanto, precisamos frisar como a decisão não é imutável e pode ser alterada a qualquer instante. Afinal, não existe uma forma ou idade certa de se descobrir. Porém, CEO da edtech ITH e docente a mais de 20 anos, Ana Claudia Camargo, deixa cinco orientações para auxiliar os aspirantes nessa etapa de escolha:
1.Pesquise a instituição de ensino a partir do Ministério da Educação (MEC): o primeiro passo para encontrar a faculdade certa é verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC. Assim, checar a avaliação dos cursos oferecidos por ela. Todos os anos, o ministério avalia critérios específicos de qualidade das instituições por todo o país. Dentro disso, são analisados os métodos de ensino, as propostas para enriquecer o currículo dos estudantes e a disponibilidade de recursos físicos e tecnológicos. A partir dos resultados obtidos, as formações podem receber ou não a aprovação para serem oferecidos ao público.
2.Conheça a infraestrutura da instituição: outra dica fundamental para encontrar a faculdade ideal é visitar o seu campus. Mesmo na modalidade de Ensino à Distância, a infraestrutura e organização faz muita diferença no conforto e no aproveitamento dos discentes. Assim, o impacto disso também pode ser percebido com o nível de aprendizagem.
É relevante o nome oferecer recursos para a realização de aulas práticas, mecanismos tecnológicos na educação, atividades de pesquisa e, até mesmo, de convivência entre estudantes, professores e coordenadores. Toda essa parte estrutural fortalece e potencializa o caráter pedagógico da graduação e pós-graduação e ainda aumenta a sensação de motivação.
3.Converse com profissionais formados na área: reconheça e valorize a experiência das pessoas já atuantes desse mercado. Essa é uma boa forma de ter uma visão realista e atualizada da profissão, porque permite conhecer detalhes da rotina, entender os principais desafios da carreira e, claro, descobrir se aquilo realmente é compatível com a sua expectativa futura.
Dessa forma, também, é possível conferir e analisar se a instituição de ensino oferta as competências exigidas pelo ecossistema corporativo. Nesse ponto, é essencial se preparar e conhecer previamente o caminho até a conquista do diploma, como: quais disciplinas serão estudadas e se possuem uma vertente atual de mercado; se há matérias optativas; quais atividades complementares podem ser realizadas; como funcionam os estágios obrigatórios e assim por diante.
4.Verifique a qualificação do corpo docente: muito válido nesse processo é, também, descobrir quem são os professores responsáveis pelo regimento das aulas, pois eles serão os seus mestres ao longo da trajetória acadêmica. Para isso, uma ótima opção é pesquisar o currículo lattes de cada um. Ao escolher um curso superior, é essencial saber se os docentes estão devidamente qualificados, se são competentes para tal função. Esse tem uma grande influência na qualidade do conteúdo a ser dinamizado.
5.Avalie a capacitação e o incentivo profissional: analise o suporte oferecido aos seus alunos em relação ao meio laboral. Afinal, quem estuda, visa a aplicação prática dos conhecimentos e a entrada em uma posição. Nesse ponto, o LinkedIn pode ser uma ferramenta muito útil para entender onde os ex-alunos de determinada instituição estão empregados. Na página de cada faculdade é possível verificar os depoimentos dos estudantes e seu grau de satisfação.
A partir disso, escolher a sua universidade fica ainda mais fácil, com a garantia de uma experiência excelente e proveito completo dos anos de estudo!
Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais.
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!
Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.
Para encontrar a sua chance no mercado de trabalho, conte com o Nube!