A arte se manifesta nos mais inesperados locais e objetos, os quais fazem parte de nosso cotidiano e assim, acabam passando despercebidos. No entanto, a falta de manter um olhar atencioso a esse aspecto, não impede de buscarmos outras maneiras de observar e apreciar o mundo por meio de variadas linguagens. Assim, inúmeros artistas usam dessa capacidade e a visão refinada para construir e compartilhar com a população as suas criações. Dentro disso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágio, localiza essas exposições e monta para você um guia completo. Então, fique até o final desta matéria e confira onde encontra-lás nesta semana.
Imagem como presença - Instituto Moreira Salles (São Paulo - SP)
Para iniciar as indicações, o Instituto Moreira Salles sedia uma exposição composta pelas fotografias de Iole de Freitas, em 1970. As imagens foram capturadas por filmes Super oito e 16 milímetros e, assim, representam o início de sua trajetória como artista. Os registros foram feitos durante uma viagem em Milão, na Itália, onde Iole se deparou com um forte ambiente político e cultural. Além disso, a exibição conta também com instalações realizadas por ela e apresentadas internacionalmente, no Studio Marconi e, em Paris, na Bienal Jovem de 1975.
Iole é uma profissional brasileira e focada em artes plásticas. Então, essa apresentação compartilha conosco o seu potencial desde jovem para preencher os espaços do mundo com o seu trabalho. Para quem ficou interessado em conhecer mais sobre a sua trajetória, não pode perder. Veja mais informações no próprio site. A visitação no espaço é completamente gratuita, de terça-feira a domingo e também nos feriados, das 10h às 20h. Aproveite!
As cantoras e a história do rádio no Brasil - Farol Santander (São Paulo - SP)
O rádio foi um canal de comunicação de extrema importância para o Brasil e também para o mundo. A primeira transmissão no país ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992. A partir disso, as notícias chegavam cada vez mais rápido até a população, com uma linguagem simples e acessível para quem não compreendia os meios impressos. Dessa forma, foi considerado como um grande democratizador da cultura brasileira, pois o letramento ainda era uma realidade para poucas pessoas. Além dessa função, ele também deu um espaço para inúmeras cantoras e atribuiu o valor fazendo a vida musical se tornar uma profissão.
Diante de todas as evoluções e mudanças ocasionadas pelo rádio, a exibição apresenta esse meio e relembra a sua participação social para dar destaque a grandes mulheres. Então, para saber mais sobre a mostra, não deixe de verificar as informações na página oficial. A visitação é paga, mas conta com o benefício da meia entrada. A data de encerramento está prevista para 25 de junho. O prédio, localizado na Rua João Brícola, 24
Centro, São Paulo - SP e fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 20h. Não perca!
Rainhas de copas - Museu do Futebol (São Paulo - SP)
Apesar de o futebol ser um esporte característico do Brasil, a participação feminina, nesse espaço, foi tardia e desvalorizada. Esse cenário, infelizmente, não é uma realidade apenas desse segmento, mas também atinge outros ambientes, como o mercado de trabalho, por exemplo. A Copa do Mundo, celebrada com alegria por grande parte da população, chegou, para as mulheres, apenas 61 anos depois da liga masculina, em 1991. Após isso, o talento e as conquistas dentro desse âmbito ficaram marcados como uma história de luta. Então, para representar essa trajetória, a exposição Rainhas de Copas homenageia, por meio de imagens, dados e histórias até hoje pouco conhecidas pelo público, as jogadoras participantes desse caminho.
Para quem ficou interessado em saber mais informações sobre a mostra, não deixe de conferir o site! O acesso tem um valor máximo de R$ 20,00, mas conta com o benefício de meia entrada. O museu abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h e se localiza na praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP. Aproveite!
Nós – arte e ciência por mulheres - Paço das Artes (São Paulo - SP)
Com as indicações predominantemente femininas, a última exposição de hoje não poderia ser diferente. As mulheres tiveram grandes participações no desenvolvimento do mundo. Nesse sentido, é necessário sempre frisar as suas contribuições e capacidade para realizar grandes coisas, independentemente do segmento. Então, como forma de destacar os feitos de figuras incríveis em nossa população, por meio da ciência e da arte, a mostra apresenta o trabalho e a produção de conhecimento feitos por mulheres brasileiras e estrangeiras, ao público visitante. Em suma, ela descreve as histórias, lutas e o panorama vivido pelas personas.
Dessa forma, quem tem o intuito de se inteirar ainda mais sobre a presença feminina na sociedade e como ela se manifestou ao longo do tempo, quais barreiras foram superadas e como, hoje, existe um maior espaço, não pode deixar de checar. A fim de ver os dados e a descrição completa sobre as artístas e obras, verifique o site! O espaço fica na rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação e abre de terça-feira a sábado, das 11h às 19h e domingos e feriados, das 12h às 18h. Não deixe de visitar.
Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!
Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.
O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!