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A relação das redes sociais com os negócios 

Notícia | 24/04/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos anos, vimos a tecnologia tomar conta de diversas esferas da vida. A Internet tornou-se cada vez mais acessível para os indivíduos e, com isso, a presença da população nas redes sociais aumentou um ano após o outro. Com a virtualização das atividades e relações, o fluxo informacional transformou completamente a dinâmica de funcionamento dos empreendimentos. Afinal de contas, o consumidor possui acesso a inúmeras marcas e avaliações, sendo possível fazer uma escolha certeira quanto a prestadora de um determinado serviço. Portanto, compreenda como as plataformas midiáticas impactam diretamente os negócios!

O padrão comportamental dos internautas

Conforme o Relatório de Tendências de Consumo para 2023, elaborado pela HubSpot, 36% dos compradores na faixa etária de 18 a 24 anos, utilizam as mídias com mais frequência se comparado com os mecanismos de busca na hora de pesquisar por empresas. Enquanto isso, aqueles com idade entre 25 e 54 anos possuem uma porcentagem de 21,5%. Logo, percebemos como essa inovação conquistou a vida dos indivíduos e transformou completamente certas noções mercadológicas.

Ademais, o levantamento aponta como 33% das buscas nas redes são voltadas para as marcas. “Nós acompanhamos a evolução das formas como as pessoas recorrem à informação, para levar a mensagem do nosso cliente até onde está o público dele. Se as mídias sociais são um espaço interessante para a marca, buscamos explorá-las da melhor forma possível e, para isso, é preciso ter pessoas especializadas dentro da agência”, explica Juliano Tejada, Diretor de Criação e Conteúdo da Seven Comunicação Total.

Fica nítido, portanto, como essas ferramentas são fundamentais para a propaganda, tendo em vista o constante desenvolvimento de um novo meio de se comunicar. “É importante entender, no entanto, como as redes sociais vão além de um social media - da estratégia à execução, existem várias etapas realizadas por profissionais com diferentes skills, fazendo da área de conteúdo um departamento completo”, ressalta Tejada. 

Nesse sentido, é preciso estar atento às contínuas evoluções tecnológicas, pois elas influenciam até mesmo indiretamente diversas e esferas da vida. Quando o assunto é comunicação digital, o foco deve estar nas estratégias necessárias para as campanhas conseguirem atingir seu público-alvo. Isso vai desde o relacionamento com influencers, até uso de dados para otimização de resultados, curadoria de conteúdo, monitoramento e validação de novas ações.  

O espaço digital é indispensável para os negócios

Desde a popularização dos computadores pela sociedade, o mundo testemunhou a possibilidade de dialogar com novos povos e culturas. Nesse contexto, houve o compartilhamento de experiências e percepções distintas, algo responsável por acelerar o ritmo das transformações nos mais variados tipos de mercado. Com isso, a chegada dos smartphones diminui ainda mais a distância entre mundo real e virtual. 

Durante o isolamento social proporcionado pela pandemia, as pessoas vivenciaram a intensa transição para o digital de incontáveis esferas, indo desde a educação à saúde. Nesse cenário, as organizações precisam se reestruturar por completo, afinal, os indivíduos deixaram de frequentar as agências e passaram a priorizar o atendimento remoto. Por isso, foi e continua sendo preciso investir em estratégias para o on-line.

Dessa forma, a conversa com o público é feita por meio de conteúdos relevantes para os seguidores e parceiros. “As pessoas têm a ideia de ser social media é só ficar nas redes sociais. Isso não é de todo errado, porque sim, nós ficamos atentos a tudo em alta no mundo on-line e fora dele, para saber como o público quer ver naquele momento e como usar isso a favor dos nossos clientes”, pontua a social media, Nathalia Alves. 

A juventude está mudando os negócios!

Nos dias de hoje, a juventude é considerada a parcela mais consciente no consumo. Inclusive, dados da Pesquisa Millenium Survey apontam como 42% da Geração Z prefere entidades com práticas ESG e 38% deixaria de comprar produtos de marcas de má influência no meio ambiente. Isso porque o grupo é composto por nativos digitais e prezam pelos quesitos ambientais, sociais e éticos. 

De uns tempos para cá, os estudantes começaram a ocupar cada vez mais o mercado de trabalho, pressionando uma resposta das corporações acerca de suas demandas. A partir da fácil comunicação proporcionada pela web, internautas de qualquer lugar do mundo possuem acesso às ações de um negócio. Por essa razão, é tão importante adaptar-se a essa nova realidade para, assim, colocar-se de forma coerente e trazer ainda mais valor para a marca.

Para isso, a criatividade deve estar em dia, juntamente dos relatórios divulgando os pontos de sucesso e os de melhoria. Desse modo, é possível criar diagnósticos mensais de publicação e programação de conteúdos para cada tipo de perfil. “Não é algo tão simples, pois o trabalho envolve toda uma estratégia, da qual depende de análise, experimentação e mensuração de resultados, inclusive com o uso de ferramentas auxiliando na automação desses processos”, reforça Nathalia.

Torna-se evidente, portanto, como as telas dos celulares assumiram o papel de vitrine das lojas e despertaram a atenção de milhões de pessoas. Portanto, o investimento em publicidade, estratégias de divulgação e profissionalização da tarefa é indispensável para conquistar um bom posicionamento no mercado. 

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